SUSTENTABILIDADE – evidências culturais

A questão da sustentabilidade, como diz o grande especialista no assunto, engenheiro Robson Melo, é o pensamento e a ação sistêmica que envolve a questão social, o ser humano, a ecologia e o desenvolvimento econômico, entre outras variáveis de grande importância. Portanto é um assunto fácil de falar mas um tanto difícil de sistematizar e praticar, dado as múltiplas inter relações entre os temas vinculados.

No campo social o nosso comentário está ligado a questão do comportamento do consumidor, do ser humano comprometido ou não com a questão da sustentabilidade. Em artigo de Ricardo Voltolini, especialista em sustentabilidade, para INSTITUTO AKATU, destacamos o seguinte trecho comentado pelo AKATU: “Os consumidores conscientes são hoje na sociedade os “líderes para a sustentabilidade”, assim como os líderes empresariais descritos no artigo de Ricardo Voltolini. Sim, esse consumidor crê de verdade nos valores do consumo consciente e os pratica como respeito a si mesmo e a sua qualidade de vida, como o respeito ao outro, ao meio ambiente e à diversidade. Mais: o consumidor mais consciente contribui para conscientizar e mobilizar outros consumidores de suas redes de convívio. Assim, um conjunto cada vez maior de consumidores conscientes na sociedade vai influenciar mais as decisões empresariais rumo à sustentabilidade, valorizando e escolhendo empresas mais comprometidas com o equilíbrio dos impactos sociais, ambientais e econômicos de suas atividades.”

Pensando e refletindo sobre o assunto, eis que recebo de uma grande amiga potiguar, Viviane Sagres, uma foto colhida na internet (autor desconhecido) que nós dá a dimensão social da questão focada na educação do ser humano como parte vital para o melhor resultado em sustentabilidade. Esta foto que estamos reproduzindo abaixo é simples, educativa e radicalmente profunda nesta mesma simplicidade já citada.

O autor da obra, feliz em sua observação, cita uma palavra em seu cartaz que nos leva a pensar: RASTROS. Esta palavra significa no contexto social e técnico a evidência real da passagem de um ser vivente por determinado local deixando neste local todo o resultado prático da sua educação para a vida. Neste rastro está uma história a ser interpretada, como também um grande desafio pela frente, ou seja, aprimorar nosso sistema educacional e persistir na criação de uma nova cultura, pensamento e atitudes focadas no futuro da sociedade. Tudo isto começa em casa, vai para dentro das organizações (Veja o Projeto 5S), e se perpetua em todos os ramos da vida.

Alguns amigos poderiam, ao ver a foto, notar na imagem a palavra ANIMAL, como sendo o destaque do cartaz. Confesso que não fiquei com esta impressão, meu destaque foi mesmo para  RASTRO. Motivo? O principal deles, é que, em muitos casos os animais da natureza, que vivem nela e dela sobrevivem, não deixam rastros tão lastimáveis pelo nosso caminho. Nós, seres humanos evoluídos e com capacidade de pensar, acabamos por deixar rastros do nosso DNA educacional. Pense nisto e aja com rapidez.  Fale conosco: [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *