CUSTOS DA QUALIDADE – 3a Etapa

Custos de Avaliação – fonte: Álvaro Frota – O barato sai caro – Qualitymark Editora

Já comentamos sobre os CUSTOS DE FALHAS INTERNAS E EXTERNAS e agora vamos discutir a questão dos CUSTOS DE AVALIAÇÃO.

Custos de Avaliação são custos associados com a medição, avaliação e testes de materiais adquiridos externamente ou produtos fabricados, realizados com a finalidade de avaliar sua qualidade, determinando se eles estão em conformidade com as especificações ou se são adequadas ao uso.

Algumas subcategorias ou itens de custo:

Inspeção e testes de entrada: Custos associados à avaliação da qualidade de produtos adquiridos, incluindo testes de laboratório, sejam estes realizados no recebimento do produto ou no próprio fornecedor, antes do embarque.

Inspeção e testes no processo: Custos da avaliação aos requisitos de conformidade, incluindo testes de laboratório, de produtos intermediários, em trânsito entre uma operação e outra do processo de produção.

Inspeções e testes finais: Custos associados à avaliação  da qualidade de produtos acabados, incluindo testes de laboratório, para verificação da conformidade com os requisitos dos clientes, antes da liberação para a venda.

–  Avaliação de estoques: Custos dos testes realizados em  produtos estocados para avaliar a degradação de sua qualidade com o tempo.

Manutenção da precisão dos equipamentos de teste: Custos para manter calibrados os instrumentos e equipamentos necessários às inspeções e testes realizados.

Serviços e materiais para inspeção e testes: Custos de materias, energia e demais insumos necessários para o trabalho de inspeção e testes de laboratório.

Auditorias da qualidade do produto:  Custo para a  execução dessa  classe de auditoria durante o processo de produção ou no produto final.

Verificações externas: Custos com testes realizados por laboratórios externos e verificações de seguros.

– Ensaio no campo: Custos incorridos na execução de ensaios de serviço real do produto na empresa do consumidor antes da liberação final para a entrega.

A adoção dos procedimentos de avaliação como descrito acima vai depender do tipo de empresa e de processo de transformação. As avaliações contidas nesta 3a Parte do tema CUSTOS DA QUALIDADE são muito utilizadas em processos industriais que requerem um forte controle e garantia da qualidade de seus produtos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *