FELICIDADE E MOTIVAÇÃO – CAUSAS E EFEITOS

Alguns pensadores e algumas reflexões sobre a felicidade: Leon Tolstoi: “A alegria de fazer o bem é a única felicidade verdadeira”. Carlos Drummond de Andrade: “Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade.” Mahatma Gandhi: “não existe um caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho”. William Shakespeare: “A alegria evita mil males e prolonga a vida”. Mario Quintana: “Faça o que for necessário para ser feliz. Mas não se esqueça que a felicidade é um sentimento simples, você pode encontrá-la e deixá-la ir embora por não perceber sua simplicidade”.Erico Verissimo: “Felicidade é a certeza de que a nossa vida não está se passando inutilmente”.

Enfim, estar feliz gera bons resultados

Há uma correlação positiva entre as melhores empresas para se trabalhar e as mais lucrativas, como há também uma correlação positiva entre estas melhores empresas e o grau de felicidade e motivação dos funcionários que nelas trabalham. Portanto uma organização com funcionários motivados e felizes tem boas chances de lucratividade, ou de resultados nas organizações sem fins lucrativos.

Vários pesquisadores em todo o mundo são unânimes em afirmar: As empresas de sucesso tem como base fundamental as pessoas. O fator humano tem portanto um significativo peso nas conquistas e realizações empresariais, como pode também ser um fator negativo na conquista dos melhores resultados. Claudios D’artagnan, guru da qualidade no Brasil, dizia: é mais fácil desmotivar do que motivar as pessoas. Ou também, chefes desmotivam os funcionários com base no:  “manda que pode, obedece quem tem juízo”, mas os líderes treinadores (coach), estabelecem a motivação seus funcionários com base em atitudes de confiança, delegação e comprometimento.

O MÉTODO CAUSA E EFEITO

O contexto da Felicidade e Motivação aqui apresentado mostra uma certa complexidade na relação de causas, ou seja, os fatores que devem ser observados e administrados para que se tenha uma boa probabilidade de ter-se como resultados pessoas mais integradas ao processo pela sua condição e astral positivo. Falamos em probabilidades e não em 100% de acerto pois fatores outros podem (interna ou externamente) afetar o resultado final.

Como trabalhar as causas para obtermos bons resultados no EFEITO ESPERADO?

Vejamos cada uma das causas no diagrama de espinha de peixe (CAUSAS E EFEITO):

PERSPECTIVA – os funcionários de uma forma geral querem saber até onde chegar na estrutura e nos planos da empresa. Esta visão de futuro proporcionada pela perspectiva de crescimento dá energia e um saudável estresse profissional.

REMUNERAÇÃO – Vários pesquisadores afirmam que quando fazem os diagnósticos de clima organizacional, a questão salarial nem sempre vem em primeiro lugar, entretanto, uma política acertada de cargos e salários ajudam a não desmotivar e ainda, proporcionar equilíbrio e justiça nas relações do trabalho. Projetos de meritocracia são instrumentos vigorosos na formulação de bases saudáveis e consistentes à melhoria da produtividade dos empregados.

RECONHECIMENTO –  Existem várias formas de reconhecimento ao trabalho desenvolvido. O ser humano gosta de todas elas, pois estamos falando não só de um prêmio em dinheiro extra, mas também de carinho. Quem não gosta de carinho? O reconhecimento do esforço, do trabalho, do talento, enfim de tudo aquilo que é importante para o crescimento da organização é tarefa do líder. O chefe sempre acha que o bom trabalho que os  funcionários estão fazendo é obrigação deles e os mesmos não seriam merecedores de qualquer tipo de agradecimento ou reconhecimento. Puro engano.

UTILIDADE – experimente ser deixado de lado nas decisões e nos bons projetos que a organização está implantando. Fica aquela sensação de “esqueeram de mim”, ou eu não sou importante para a empresa, e em seguida ficamos angustiados, deprimidos e totalmente infelizes no trabalho. Ser útil é um dos fatores mais importantes na sobrevivência do ser humano seja na empresa ou na sua comunidade, pois a utilidade dá força e vida para as pessoas.

INDEPENDÊNCIA – dizem por aí que estamos vivendo um novo milênio onde a principal aspiração das pessoas é a liberdade de agir no universo e fazer alguma diferença. As novas tecnologias estão contribuindo para isto. Jornalistas estão pedindo demissão dos grandes jornais e montado portais, blogs, twitters e outras novidades, movidos pela liberdade e independência para fazerem o que gostam e amam. As empresas, logicamente, não precisam deixar que os seus funcionários tomem esta decisão radical, mas, se querem que os mesmos continuem em seus quadros, devem repensar os modelos autoritários e egocêntricos que movem os sistemas gerenciais da atualidade. A liberdade de participação e influenciar nas decisões das empresas é uma conquista de grande relevância para os funcionários comprometidos com o futuro das mesmas.

UP DATING – Estar atualizado é a grande questão da inclusão no novo ambiente das redes corporativas. O processo de modernização do ambiente de trabalho via tecnologias de informação, redes de dados, e outras necessidades do ambiente ultra competitivo nos leva a uma crescente necessidade de atualização. Os tempos estão cada vez mais curtos, as decisões cada vez mais rápidas e o tempo de preparação é quase zero. O mundo atual nos exige uma vigília total, de segunda a segunda, 24 horas por dia. É estressante, mas não dá mais para ficar fora desta nave (lembra-se do bonde?).

SEGURANÇA – Quem hoje dá estabilidade e segurança eterna? Talvez somente os burocratas do governo que tem o emprego vitalício, faça chuva ou faça sol. A segurança e estabilidade no emprego nos dias atuais é comandada pelo mercado, pela competência e criatividade do funcionário. Quem tem o conhecimento tem uma relativa segurança. Quem vive em organizações que estão o tempo todo anunciando dispensas, certamente não está feliz e nem produtivo, apenas vê as horas passar, pensando “eu serei o próximo”, sic.

DESAFIO – chega um tempo em que a rotina desmotiva. Todo dia a mesma tarefa e o mesmo sistema de trabalho. Neste caso é chega a hora do estabelecimento de novos desafios, metas mais arrojadas e melhores níveis de produtividade na organização. O interessante é que, quanto maior é o nível de desafio, maior será o interesse em novos treinamentos, novas tecnologias e novos sistemas de trabalho. Uma coisa puxa a outra. É preciso portanto, fazer brilhar os olhos dos funcionários.

Poderíamos acrescentar vários outros itens de CAUSAS da felicidade e motivação, porém acreditamos que se podemos fazer acontecer os que já relacionamos teremos dado um passo importante na busca de melhores resultados, se não imagine um funcionário na seguinte situação – Vamos chamá-lo de Genésio. Nosso amigo fictício, Genésio é uma cara sem perspectivas na empresa em que trabalha, tem baixa remuneração (e atolado em dívidas), cujo chefe nem reconhece que ele existe, não é utilizado e nenhum projeto importante, fica preso a sua rotina sem nenhuma independência para agir, completamente desatualizado e nem sequer tem um e-mail, vive inseguro pensando nas demissões e não tem nenhuma meta desafiadora. Genésio, não existe, ele é um homem literalmente morto.

Da mesma forma que podemos fazer uma radiografia do nosso ambiente de Felicidade e Motivação ou vice e versa, nós podemos traçar um plano de melhoria deste mesmo ambiente com base em atitudes e projetos que possam alavancar os resultados positivos pretendidos.

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