IMPLANTAÇÃO DA GESTÃO ESTRATÉGICA – a experiência da CLAN

O PROCESSO CLAN DE GESTÃO ESTRATÉGICA

A CLAN é empresa de ponta na área da produção de laticínios do Rio Grande do Norte. O desempenho empresarial da CLAN também possibilitou ao longo dos anos altíssima credibilidade junto aos clientes potiguares que foi transformado em vários prêmios de institutos de pesquisa de lembrança da marca.

Na foto, reunião do Comité do projeto da Gestão Estratégica CLAN e no ultimo quadro inferior a direita destaque para os dirigentes, Felipe e Edilson que comandam a CLAN no RN.

A EXPERIÊNCIA DA CLAN

A convite da direção da empresa, Sr. Edilson Trindade, estamos desenvolvendo na CLAN a filosofia e prática da GESTÃO ESTRATÉGICA FOCADA EM RESULTADOS. O projeto em si, começou com um diagnóstico de gestão com os gerentes e técnicos. Durante o treinamento da Gestão Estratégica, foi aplicado o DIAGNÓSTICO DE GESTÃO ESTRATÉGICA composto de 57 questões. A partir deste diagnóstico foram montados dois relatórios, ou seja, um relatório com os gráficos no modelo radar apresentando os resultados do questionário e um outro relatório com  a consolidação e formatação estatística das perguntas abertas.

O resultado final servirá de base para a montagem de um plano de ação para atuar nas áreas indicadas para melhorias e ajudar na estruturação do Plano Estratégico.

MÉTODO DE TRABALHO

Analisar o resultado do diagnóstico e mostrar ao comitê os pontos que devem ser trabalhados no sentido de melhoria de resultados. Esta etapa é parte de um conjunto de ações que está programado para ser desenvolvido na seguinte seqüência:

ESTRUTURA BÁSICA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

  1. Definição de Missão
  2. Política de Gestão, qualidade e meio ambiente
  3. Sistema de Gestão por Indicadores (BSC), integrado ao projeto de melhoria da eficiência do sistema de tecnologia da informação da empresa.
  4. Mapeamento dos processos
  5. Levantamento dos Pontos Fortes, Fracos. Oportunidades e ameaças.
  6. Definição das Diretrizes Estratégicas, Metas e desafios da CLAN.
  7. Projetos de melhorias via método Clic KJ – levantamento de projetos inovadores focados nos sistemas atuais e novos produtos.  (Kaizen)
  8. Sistema de acompanhamento e controle.

O sistema do PE acolhe várias ações práticas, entre elas programas de envolvimento e comprometimento dos empregados, técnicas estatísticas, sistemas de elaboração e acompanhamento de projetos, projeto 5S, Análise e solução de problemas, métodos de criatividade e inovação, entre outras.

O primeiro programa com real participação e comprometimento dos empregados CLAN é o PROJETO 5S que iniciou no ultimo dia 15 no auditório do CTGAS/FIERN com a presença dos empregados da empresa

Na foto vemos o encontro com os empregados da produção de laticínios da CLAN com destaques para a ÁRVORE DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO e a logo que foi criada específicamente para esta primeira ação junto aos colaboradores do PROJETO 5S.

O processo da GESTÃO ESTRATÉGICA segue uma metodologia simples e objetiva. Todo o conceito utilizado está fundamentado nos pilares da QUALIDADE TOTAL, ou seja, nos melhores resultados de QUALIDADE, CUSTO E PRAZO. Maiores informações com [email protected]. Ao longo das experiências CLAN, estaremos aqui no Blog relatando os resultados. SUCESSO para todos e bom final de semana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *