INOVAÇÃO – O desafio empresarial

BARREIRAS EMPRESARIAIS À INOVAÇÃO

96% dos executivos consideram a criatividade como essencial para suas empresas, porém, apenas 23% deles tiveram êxito na consolidação da criatividade na organização. Sem criatividade não há inovação.

Segundo Roberto Mena Barreto, publicitário e escritor do livro – Criatividade no trabalho e na vida – criatividade é: “uma função psicobiológica. Tem apenas que ser reativada, reanimada, treinada.”

Para Abraham Maslow, um dos psicólogos mais proeminentes do século vinte, “O homem criativo não é um homem comum ao qual se acrescentou algo. Criativo é o homem comum do qual nada se tirou”. Ele chama a atenção para a influência poderosa das forças adversas presentes na nossa cultura e criação que nos impendem de desenvolver e realizar o nosso potencial criativo.

Segundo os autores Fernando Trías de Bes e Philip Kotler no livro A Bíblia da Inovação, os executivos dizem que a inovação é muito importante, mas a abordagem de suas empresas em relação a isso é, em muitos casos, informal e os líderes carecem de confiança em suas decisões sobre inovação.  (Mc Kinsey Quartely. The Online Journal of Mc Kinsey & Company, out 2007).

Por que a inovação emperra?

Os autores relacionam em sua obra os principais problemas ou barreiras à inovação. Vejamos:

  • Definir o que a inovação realmente significa
  • Atribuição imprecisa de responsabilidade
  • Confundir inovação com criatividade
  • Falta de arcabouço
  • Falta de controle
  • Falta de coordenação
  • Falta de foco no cliente.

As dificuldades são semelhantes aquelas que foram identificadas na implantação dos programas de Qualidade Total (Total Quality Management – TQM) no inícios dos anos 70 em todo o mundo. São também semelhantes aos novos esforços de melhorias tecnológicas, ou seja, as dificuldades dependem de grande esforço por parte dos executivos líderes para que a coisa funcione. Este esforço será compensado pelo grande diferencial que a inovação traz para a empresa e para os seus lucros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *