PROJETO 5S – IMPLANTANDO O 4o. S – Higiene e Saúde

Mauricio de Oliveira, articulista do excelente Portal, Qualidade Brasil, publicou este artigo recentemente e nos chamou atenção. É sabido que a implantação do 5S começa com os 3 primeiros, ou seja, na ordem: Utilização ou Descarte, Ordem ou Organização, e completando, o S da Limpeza. O S da Higiene ou Saúde, normalmente é implantado no decorrer do projeto e podemos considerar que é um Senso muito especial no contexto geral do trabalho de implantação e manutenção.

Na visão atenta e competente de Maurício, Higiene e Limpeza andam de mãos dadas, por isso no artigo anterior (publicado no portal Qualidade Brasil), onde se lia seisou –higiene leia-se seisou – limpeza, que é o correto e é o que trata aquele artigo. O conceito de Higiene no Programa 5S, no entanto, é muito mais abrangente. Higiene é:

1. Eliminação do estresse da pessoa.

2. Praticar a higiene é ter qualidade de vida.

3. Higiene é manter as condições físicas e psicológicas favoráveis à saúde, ao equilíbrio. A valorização do ambiente do trabalho começa pelo bem estar individual. Por isso é importante que cada um analise se as condições físicas são favoráveis e se está preparado emocionalmente (ou psicologicamente) para ter um relacionamento saudável com as pessoas com as quais convive.

Daí a importância das atividades de Higiene, que merecem especial atenção por parte das pessoas, que deverão buscar uma melhor qualidade de vida livre de estresse, com tranqüilidade, auto-estima, tolerância, prazer, saber ouvir, inteligência emocional no que diz respeito a tratar os conflitos normalmente, como algo que sempre acontece e é produtivo, eliminar as intrigas, fofocas e insegurança nas relações, colocar-se sempre no lugar do outro (empatia) para que as ações sejam mais corretas e humanas e transparência nas relações. Como vemos aqui, o conceito de higiene no Programa 5S está ligado ao meio ambiente, à qualidade de vida; é muito mais do que apenas limpar a mesa e lavar as mãos.

Para melhorar a qualidade de vida com a prática da Higiene, torna-se necessário aplicá-la na vida pessoal. Pratique a atividade do auto-conhecimento. Descarte sentimentos inúteis como a raiva, a intolerância com as pessoas e objetos, a ganância por coisas materiais.

Organize sua agenda diária de atividades, inclua tempo para ouvir as pessoas, os amigos, a si próprio, organize idéias, planos pessoais e objetivos de vida. Efetue a Higiene para uma análise de sua imagem pessoal, observando a sua aparência, uniforme e roupa, corte dos cabelos, barba feita, unhas roupas e calçados limpos, além de outros detalhes mais femininos como esmaltes descascados e etc. Comece praticando e treinando a equipe na prática  da “auto-higiene”, dissemine a prática pela empresa, e depois de um tempo poderá reavaliá-los, verificando se houve progresso e se estarão se esforçando para isso.

Ao praticar a atividade para melhorar o autoconhecimento, você, certamente, poderá perceber que as mudanças no ambiente dependem de suas atitudes pessoais. Não se esqueça da célebre frase: “Quer que as coisas mudem?, Então comece mudando a si mesmo”. Manter as condições do ambiente propícias ao processo de educação ou reeducação é fator determinante na fase da Higiene. Por isso, é importante observarmos tudo que, de alguma forma, possa comprometer ou dificultar o processo de educação ou reeducação das pessoas na empresa.

Manter as condições do ambiente propícias ao processo de educação ou reeducação é fator determinante na fase da Higiene. Portanto, procure observar tudo que, de alguma forma, possa comprometer ou dificultar o processo de educação das pessoas, como:

  1. situação de iluminação nas áreas;
  2. nível de ruído/vibração;
  3. temperatura do ambiente;
  4. existência de fontes de sujeira;
  5. situação de armazenamento de substâncias perigosas (materiais tóxicos, voláteis e/ou explosivos);
  6. situações que possam causar algum tipo de poluição (do ar, solo ou água);
  7. situações que possam colocar em risco as pessoas e instalações da empresa (por falta de visualização de locais perigosos, equipamentos/instrumentos/objetos sem a manutenção adequada);
  8. situação da manutenção preventiva de equipamentos e instalações.

Lembra-se do conceito de Limpeza enquanto respeito a objetos e às pessoas. Pois eis aqui algumas dicas que poderão ajudar no desenvolvimento dessa concepção. Para facilitar a prática da Higiene nas empresas é importante que você:

  1. Estimule o uso de roupas, uniformes e equipamentos de proteção limpos, seguros, confortáveis, adequados ao clima e se possível bonitos, todos devem ter prazer em usá-los;
  2. Valorize as pessoas que estiverem com os cabelos e unhas cuidados, aparência saudável e bem-humoradas;
  3. Crie, inove. Incentive as pessoas a se relacionarem melhor, num clima agradável e transparente;
  4. Evite soluções e consertos provisórios. Elimine as “gambiarras”, elimine os “jeitinhos”, faça a coisa certa;
  5. Respeite as orientações dos órgãos competentes (Corpos de Bombeiros, Vigilância Sanitária etc.);
  6. Tenha, no mínimo, um kit de primeiros socorros na empresa;
  7. Promova também o embelezamento do ambiente da empresa, deixe o refeitórios e banheiros sempre bonitos;
  8. Inicie a implantação do plano de melhoria das relações aos poucos. Incentive o grupo a aprofundar os conhecimentos, fortalecendo-se para os desafios da proposta;
  9. Dê início a essa proposta com uma experiência piloto, para colher os resultados e acertar todas as arestas. A partir  daí, prossiga disseminando a proposta por toda empresa, partindo sempre dos desafios simples para os complexos.

Pelas observações acima fica claro que a maioria das providências pede o total envolvimento da alta direção, devendo a equipe de implantação contar com o apoio incondicional dela. Por outro lado nunca é demais lembrar que o processo é quase de catequisação dos funcionários, pois implica em mudanças de hábitos cristalizados nas pessoas e pede também a cooptação dos gerentes, supervisores e encarregados para o programa. Logo, muita divulgação, muita palestra, fale bastante, não poupe o latim.

Na prática, é importante que se inicie a implantação com todas as ações planejadas. Para isso, faz-se necessário pensar e registrar o passo-a-passo das atividades a serem desenvolvidas. Nesse sentido, pode-se imaginar uma espécie de guia para a implantação da higiene, como por exemplo, reunir sua equipe de apoio do programa e planejar o lançamento desta fase, com uma reunião para todos os colaboradores. Você poderá fazer da seguinte forma:

  • enviar convite e afixar cartazes-convite;
  • analisar e planejar sugestões de reparo;
  • providenciar material de reparo;
  • preparar local de reunião;
  • realizar reunião de Higiene;
  • afixar os cartazes de Higiene e de avaliação

Você pode também, planejar, com todos os colaboradores da empresa, a execução da Higiene nas diversas áreas, definindo como essa prática acontecerá, aplicar o exercício de auto-higiene com os colaboradores e preparar um plano de melhoria das relações, abrangendo questões pessoais e aquelas decididas por todos; estimular sempre a equipe de apoio para ajudá-lo no planejamento e na execução da Higiene.

Ela será responsável pelas definições de ações estratégicas; promover palestras sobre assuntos específicos relativos ao bem-estar dos colaboradores. Reforce os aspectos positivos e colha sugestões para o que pode ser melhorado. Para a avaliação, utilize a situação da sua empresa em relação às fases de Limpeza, feita anteriormente. Explore as diferenças havidas entre esta e a avaliação anterior. Caso a avaliação feita para a fase de Limpeza não tenha atingido o alvo, discuta as causas e debata as possíveis soluções.

Na apresentação da Higiene, é interessante ter em mãos um diagnóstico sobre a situação da empresa para apresentar à equipe. Isso facilita a definição das ações a serem desenvolvidas e a divisão de tarefas e responsabilidades .

Fonte: Mauricio de Oliveira – Portal Qualidade Brasil
engenheiro industrial mecânico,especializado em engenharia econômica e administração industrial,e consultor em gestão industrial e gestão da qualidade

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