Criatividade e Inovação – ferramentas e atitudes

O processo de Criatividade e Inovação traz consigo algumas ferramentas já conhecidas dos especialistas, e uma delas é o famoso Brainstorming, onde a participação das pessoas no grupo, com tema definido, possibilita uma tempestade de idéias que irão atender ao requisito do tema.

Outra ferramenta também muito importante e interessante é o Método Clic KJ. O KJ do título da ferramenta diz respeito ao mestre japonês, Kawakita Jiro, que aproveitando da estrutura do BS concebeu esta ferramenta onde os princípios são semelhantes, mas a forma e os procedimentos de montagem do conjunto de idéias criativas é bem diferente. Temos aplicado o método Clic KJ em várias oportunidades, desde que tivemos a oportunidade de conhecê-lo em nosso primeiro estágio técnico na Kawasaki japonesa na década de 80. A utilização do método, voltando ao Brasil, se deu na montagem do plano de implantação do Total Quality Control na então, Cia Siderúrgia de Tubarão, hoje, pertencente ao grupo Arcelor Mittal.

Outro ponto importante é o ambiente empresarial ou organizacional com respeito ao processo de Criatividade e Inovação. Estruturas orgânicas muito rígidas e repletas de regras e procedimentos tornam o ambiente muito pouco propício às mudanças via Inovação. O ideal é que tenhamos a partir das cabeças diretivas uma abertura e flexibilidade suficientes para combinar estruturas muito bem organizadas com um ambiente aberto e veloz em termos de comunicação e relacionamento inter departamental e também nas relações entre lideres e liderados.

Se a gestão da rotina se estrutura na previsibilidade, a gestão da inovação se baseia na visão de futuro e em ambientes imprevisíveis. Se uma garante os resultados a outra busca saltos de resultados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *