INOVAÇÃO COMO DIFERENCIAL

A INOVAÇÃO é fator decisivo na busca da Produtividade, Lucratividade e Competitividade em todo o mundo. A Inovação vem da combinação da Criatividade conjugada com a melhoria de processos (Kaizen) e melhoria de produtos e serviços, sempre focando a satisfação do cliente.

Estudos internacionais reforçam o componente da inovação como o grande diferencial competitivo das empresas, independentemente de porte ou setor de atuação, o que se reflete não só no desenvolvimento de novos produtos e processos, mas também na otimização de custos. Assim, o entendimento da inovação vai além das atividades relacionadas somente a pesquisa e desenvolvimento (P&D).

Por outro lado, também não está restrito ao conjunto de grandes corporações. Cada vez mais as empresas de pequeno e médio portes têm a inovação como base de sua estratégia de negócio.

Pesquisas realizadas pelo IBGE e pelo IPEA indicam que 33% das empresas brasileiras inovam. Em relação à exportação, a tecnologia participa com 1,7% da balança comercial. Esses números, no entanto, não desmerecem o conjunto das empresas inovadoras brasileiras, responsáveis por 25,9% do faturamento industrial e 13,2% do emprego gerado. Os dados são do relatório BRASIL INOVADOR – O desafio empreendedor – FINEP 40 anos.

Na foto, nossa participação no Encontro de Empresários de Guarapari. realizado na semana passada e promovido pela KASAL EVENTOS. O evento contou com uma grande participação do empresariado local e também de autoridades do poder público.

No Espírito Santo, maiores informações sobre o tema INOVAÇÃO, poderão ser obtidas na FEDERAÇÃO DAS INDUSTRIAS DO ESPÍRITO SANTO – FINDES – Gerencia de Inovação.

Um comentário em “INOVAÇÃO COMO DIFERENCIAL”

  1. Muito oportuna sua abordagem sobre inovaçao, materia negligenciada até mesmo no meio acadêmico, local que deveria fomentá-la intensamente. Importante a iniciativa da FINDES em manter um núcleo com este objetivo.
    Abraço
    Jorge Ceolin

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