BUROCRACIA X INOVAÇÃO

Nesta semana estaremos discutindo a questão da INOVAÇÃO durante o seminário Inovação como diferencial competitivo na ADESG, sob coordenação do nosso amigo Tadeu Sobral que conduz com grande brilhantismo e determinação os cursos e seminários da instituição. Data e Local: terça-feira, dia 17 de julho de 2012, às 20 horas, no auditório do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Espírito Santo – SETPES, situado na Rua Constante Sodré, 265, Bairro Santa Lúcia, nesta Capital.

Nesta oportunidade estaremos refletindo com o grupo a questão do foco na inovação enquanto somos, todos nós, entulhados de demanas da rotina (Ver postagem aqui no blog com o tema O Matador de Jacarés). A regra básica é a seguinte: Quem tem uma rotina pesada e desorganizada dificilmente terá tempo para pensar: 1. Em melhorias de forma contínua (Kaizen), 2. No futuro da organização e 3. Em inovações de produtos e processos. Então podemos afirmar que a tão esperada INOVAÇÃO DE PRODUTOS E PROCESSOS passa pela gestão competente e organizada da Rotina do dia a dia. Não há como negar esta premissa.

Para o processo criativo (Vide Henfil, nos bons tempos do Fradim, Bode Orelana, Zeferino e seus companheiros) uma certa dose de pressão em recursos, prazos e necessidades é vital e fundamental para uma boa colheita de novas e importantes ideias. Muitos de nossos avós já diziam – “a necessidade faz o sapo pular”, ou seja, o processo criativo e muitas inovações surgiram dessa premissa. O processo da inovação, ou na palavra do ex-presidente da Rhodia Brasileira, Edson Vaz Musa: Qualidade e inovação como “antecipação tecnológica”, ocorre antes mesmo do sapo pular, ou seja, o processo de pesquisas, investimentos em processos e produtos, laboratórios, etc e tal, antecipam o tal pulo e trazem ao mercado “coisas” maravilhosas que nem mesmo as pessoas esperavam em ver e experimentar. Encerrando nosso post de hoje, ficam algumas perguntas: 1. Até que ponto o  processo burocrático da sua organização tem dominado a sua vida? 2. Quanto tempo você dedica para pensar em seu futuro e no futuro da empresa? 3. O que você tem feito para antecipar o seu futuro e das pessoas e clientes da sua empresa? Bom final de semana para todos os amigos leitores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *