APLICAÇÃO DO 5S NA ROTINA DIÁRIA ou o 5S como “estado de espírito”

Olá pessoal. Hoje estamos publicando sobre o PROJETO 5S através de artigo do nosso colaborador Wagner que além de escritor com várias obras publicadas é um dos melhores desenhistas do Brasil. Wagner se dedicou intensamente ao 5S e tem no seu portifólio inúmeras obras de grande valor e importância para organizações conscientes da necessidade de implantação dos 5S – Utilização/Descarte – Organização/ordem – Limpeza – Higiene/Saúde – Autodisciplina/Padronização. (Só para lembrar).

Hoje estaremos na Ferpa Engenharia para mais uma etapa importante do processo de manutenção do 5S na empresa que tem como ramo de atuação, a construção civil em vários formatos, atendendo principalmente as grandes empresas do estado e fora também.

Vamos ao artigo de Wagner

5S NA ROTINA
Quando o 5S é mal entendido, as pessoas pensam que precisam parar de trabalhar para praticá-lo.
O melhor do 5S é praticá-lo integrado com a produção. Quando isso acontece, o trabalhador usa adequadamente os recursos disponíveis. Continuamente, ele revê os padrões de uso, ordem e limpeza, aperfeiçoando a sua prática, promovendo a saúde da empresa e a sua própria saúde.
Como ele faz tudo isso? Com autodisciplina desenvolvida, ou seja, profunda percepção do que significa o quinto S do 5S: assumir a responsabilidade de aplicar o 5S na rotina.
Com a consciência permanente do significado de cada um dos sensos e o compromisso de aplicá-los adequadamente, o 5S não será uma atividade a mais. Ele será um meio de fazer com que as atividades de rotina sejam mais leves, produtivas e sem desgaste.
Quando isso não acontece, as empresas estabelecem meios de “pressionar” a prática do 5S. São as auditorias feitas por funcionários de outros setores que dizem quantos pontos cada setor ou pessoa merece.

Se o trabalhador começa a praticar o 5S pela pontuação, pode ocorrer de ele não praticá-lo na rotina e só, intensamente, na véspera da auditoria, dando uma pausa na produção. A auditoria surpresa é um meio de evitar essa situação. No entanto, ela abaixa a média do 5S nos gráficos da empresa, o que compromete o Comitê 5S perante a direção da empresa ou de grandes clientes que exigem 5S bem pontuado. Assim, o Comitê 5S volta a avisar que vai haver auditoria 5S e pede que todos se cuidem para ficarem bem pontuados. Assim, se enganam trabalhadores, auditores e empresas.


O melhor 5S é o da rotina, diário, em que cada pessoa e setor se auditem e assumam realizar as melhorias.

Wagner Matias de Andrade
www.5s.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *