SHOW DE MÉTODOS E RESULTADOS – Encontro Estadual de CCQs

ENCONTRO ESTADUAL DE CCQ – 2012

INTRODUÇÃO AO XXIV ENCONTRO

O artigo de Rosemary Martins do Blogdaqualidade.com.br, sintetiza muito bem o CCQ: O conceito de Círculos de Controle de Qualidade (CCQ) teve origem no Japão, em 1962, no período pós-guerra. Este período costuma ser relacionado à má qualidade dos produtos japoneses daquela época. Em 1963 expandiu-se no Japão e em outros países, chegando ao Brasil em 1971, pelas organizações Johnson & Johnson (Oleg Greshner), Volkswagen (Marcio Migues, Gianello, Altamirando…) e Embraer (Claudius D’Artagnan). Mas somente em 1990, com a chegada do conceito de Controle Total de Qualidade, o CCQ foi se tornando uma prática nas empresas brasileiras.

(FOTO: Apresentações artísticas e bem humoradas dos CCQs 2012 – Show de criatividade e de bons resultados alcançados pelos grupos)

O CCQ é formado por um grupo de pessoas que pertencem ao nível operacional, com o objetivo de propor modificações naquilo que precisa ser melhorado ou solucionado. É uma atividade de grupos voluntários, composta de preferencialmente, no mínimo três participantes e no máximo sete, que fazem parte de um mesmo setor (grupos homogêneos) mas há também grupos de pessoas de setores diferentes constituídos para atacar problemas comuns (grupos heterogeneos).

OBJETIVOS DO CCQ

  • Diminuir a ocorrência de erros na linha de produção e melhorar a qualidade do processo e do produto.
  • Proporcionar maior eficiência da equipe de trabalho.
  • Incentivar o envolvimento, criatividade e inovação do colaborador no trabalho focando processos e produtos.
  • Enaltecer a motivação do trabalhador como agente participante do processo.
  • Desenvolver a capacidade para resolver os problemas surgidos dentro da linha de produção.
  • Aprender a desenvolver a atitude de prevenção de problemas.
  • Proporcionar, incentivar, desenvolver e melhorar o processo de comunicação entre as chefias e os integrantes das áreas.
  • Criar uma relação harmoniosa de trabalho entre chefes e subordinados.
  • Estimular, promover e elevar hierarquicamente os funcionários, desenvolvendo as lideranças.
  • Proporcionar e desenvolver maior conhecimento do que está acontecendo na empresa em todos os setores.

ASPECTOS QUE CONTRIBUEM PARA O SUCESSO DO CCQ

  • Os participantes devem trabalhar em equipe.
  • A participação deve ser voluntária, porém estimulada e facilitada pela gerencia.
  • Deve-se ter o apoio da direção da empresa.
  • Deve-se estar voltado para o desenvolvimento da pessoa.
  • O treinamento deve ser parte integrante do processo.
  • Os problemas deverão ser resolvidos e não somente identificados.

Muitas vezes a solução dos problemas enfrentados nos processos está na mão dos colaboradores. Portanto, os CCQ proporcionam a eles a oportunidade de contribuir eficazmente com a melhoria da organização, através do levantamento das possíveis soluções para os problemas apresentados. Da mesma forma, a organização terá uma importante ferramenta que contribuirá para a melhoria da produtividade.

No CCQ não adianta ter grandes ideias e não colocá-las em prática. Deve haver um bom relacionamento entre os diversos níveis hierárquicos da organização, gerando confiança mútua e grandes resultados.

Neste ano a UBQ-ES (que nasceu AESCCQ – Associação Espíritosantense de Círculos de Controle da Qualidade) completa 25 anos de trabalho em prol da Criatividade, Inovação, Qualidade e Produtividade em todos os ramos de atividades produtivas no estado.

No inicio das atividades tivemos a importante participação de pessoas e empresas que consolidaram a presença e o trabalho da UBQ,ES, como VALE, CST, CHOCOLATES GAROTO, TELEST, WHITE MARTINS, SISTEMA FINDES, entre outras organizações de grande representatividade.

Hoje, a UBQ-ES dá continuidade à sua luta de manutenção da filosofia e prática das atividades dos CCQs com a realização do seu XXIV ENCONTRO com a apresentação de 6 círculos.

Devido a uma série de problemas advindos do enfrentamento das famosas crises que atormentam o mundo inteiro, não tivemos a participação de CCQs das empresas tradicionais do estado. Em recente reunião na sede da UBQ-ES ficou deliberado que em breve a diretoria estará se mobilizando para a realização de encontros com os empresários capixabas visando a retomada das atividades dos CCQs em suas empresas tendo como objetivo, além do reforço da gestão participativa, dar as empresas novo ânimo no enfrentamento das adversidades do momento.

O ENCONTRO

(FOTO: OS GRUPOS FINALISTAS E A COMISSÃO JUGADORA, formada pelo Professor da UFES – Herbert Carneiro, Mauricio do BVQi, Judson – RD ISO DA TECNOCLEAN e Iomar Cunha – GERENTE INOVAÇÃO FINDES).

A diretoria, representada pelo presidente Geovanni Angius e pelo diretor financeiro Celso Rodrigues, deram boas vindas aos jurados: Prof. Herbert Carneiro – UFES, Judson Nobres – TECNOCLEAN, Maurício – BVQi e Iomar Cunha – INOVAÇÃO FINDES, e aos participantes e circulistas.

O professor Herbert, também presidente do Conselho Técnico da UBQ-ES, fez breve cenário do Brasil em termos econômicos e gerenciais salientando o papel dos CCQs na construção de um novo ambiente de trabalho, inteligência corporativa, criatividade no trabalho e inovação de processos e produtos nas empresas como forma de melhorar consistentemente a Qualidade e a conseqüente obtenção da Produtividade.

Apresentação na seqüência: CCQ LÓGICO – trabalho: Redução de obstruções das tremonhas  e transbordos das calhas de coleta de particulado do precipitador BR80PE, CCQ RASTACHULEPE – trabalho: Quebra Camelo, CCQ ROTA – trabalho: Truck Isolado, CCQ SWATT – trabalho: Easy tube, CCQ UTI – trabalho Firefighter Box e CCQ QUALITY – trabalho: Tamploforma.

Em seguida foi realizada a palestra “Criatividade, Emoção e Inovação como base para o crescimento da empresa, via CCQ” ministrada por: Getúlio Apolinário Ferreira , consultor empresarial e blogueiro da Folha Vitória – coluna GESTÃO & RESULTADOS.

RESULTADOS APURADOS PELA COMISSÃO JULGADORA

1º lugar: CCQ RASPACHULETE – Que estará representando o Estado do Espírito Santo no Congresso Brasileiro de Qualidade – UBQ – Em Belo Horizonte.

2º lugar- CCQ UTI – Menção honrosa UBQ ES

3º Lugar – CCQ SWAT – Menção honrosa UBQ ES

Para maiores informações sobre a entidade e seus projetos e programas – contatar: Presidente UBQ-ES – Giovanni Angius – email: [email protected] – Telefone 99767475 ou PENTAGO – 33256828

(FOTO: Sala de eventos da AERT – VALE)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *