QUAL É O SEU OBJETIVO?

O OBJETIVO E O PDCA

Fontes: Método PDCA – CEBICT, Gestão pela Qualidade Sem dor de Cabeça – Qualitymark Editora – Desperte o gigante interior – Robbins.

Para os estudiosos do Planejamento Estratégico e da Qualidade Total/ISO 9000, os objetivos já começam no “P” do famoso método PDCA – PLANEJAR, DESENVOLVER, CONTROLAR E AGIR. Evidentemente que a Gestão Eficaz passa por esta importante etapa, pois ao definir o OBJETIVO estamos clareando o caminho a ser trilhado. A importância dessa definição passa pela constatação de que a maioria das organizações são chefiadas (não lideradas) na base da condução da rotina sem uma mínima noção de onde queremos chegar, sob o ponto de vista dos executantes. As prioridades estão normalmente na cabeça dos chefes (não líderes) e raramente são compartilhadas entre os executantes: é o que chamamos de trabalho robotizado.

“Muita gente não tem idéia da imensa capacidade que podemos comandar imediatamente quando focalizamos todos os nossos recursos para dominar uma área de nossas vidas. O foco concentrado é como um raio laser, capaz de cortar qualquer coisa que pareça estar detendo você.(Anthony Robbins do livro “Desperte o gigante interior”)

O conceito de Robbins está intimamente ligado a duas questões: o domínio da área estratégica, ou seja, o que é bom para nós ou para a empresa, e o FOCO CONCENTRADO – ou seja, o Objetivo especificado.

“Uma razão por que tão poucos de nós conseguimos o que realmente desejamos é que nunca dirigimos o nosso foco; nunca concentramos nosso poder. Muitas pessoas se arrastam pela vida, sem decidir dominar qualquer coisa em particular. Na verdade, acredito que muitas pessoas falham na vida porque se especializam em coisas secundárias. Eleve Seus Padrões. Sempre que você quiser sinceramente efetuar uma mudança, a primeira coisa que precisa fazer é elevar seus padrões. Quando me perguntam o que realmente mudou minha vida oito anos atrás, eu digo que a coisa mais importante foi mudar o que eu exigia de mim mesmo. Fiz uma lista de todas as coisas que não aceitaria mais na vida, de todas as coisas que não ia mais tolerar, e de tudo o que aspirava a ser. (Anthony Robbins do livro “Desperte o gigante interior”)

Novamente vem à tona o entendimento do PDCA através da citação de Robbins com destaque para Eleve Seus Padrões, ou poderíamos também dizer, ELEVE SEUS PADRÕES, PLANOS, PROCEDIMENTOS e OBJETIVOS, treine seus gerentes (líderes), colaboradores, parceiros no que deve ser feito e no como deve ser feito, somente então, iremos proceder a execução ou desenvolvimento. De preferência faça o controle “in process”, ou seja, durante a execução (em tempo real), mas de qualquer forma quando chegar no CONTROLE do PDCA, verifique tudo e aja nos desvios de forma disciplinada de tal forma que possa também agir preventivamente evitando que este tipo de erro, desvio ou problema possa ocorrer novamente. Finalizando, pratique a AÇÃO nas melhorias contínuas de processos e produtos – neste ponto estaremos produzindo NOVOS E DESAFIADORES OBJETIVOS que serão incorporados como melhoria nas rotinas e então começamos tudo de novo – esta é a ideia da ESPIRAL INOVADORA no contexto da organização ou até mesmo da sua vida pessoal. Sucesso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *