INOVAÇÃO – da simplicidade ao resultado de lucratividade.

DESMISTIFICANDO A INOVAÇÃO

“Esqueça Steve Jobs, Bill Gates e os caras do Google. Para inovar, você não precisa ser genial, só precisa de um processo e de ferramentas. A CRIATIVIDADE que conta no mundo empresarial é diferente da do artista, porque tem de gerar RESULTADO mensurável em dinheiro. Dinheiro novo. Eficiência, produtividade, ocupação de mercado. Inovação representa hoje o que qualidade representava há 20 anos – é a condição para se manter no jogo. Em muitos setores de negócio, já não basta operar com eficiência, é preciso descobrir, sistematicamente, fontes novas de GERAÇÃO DE VALOR. Innovatrix é um método para fazer emergir, de forma deliberada, as conexões criativas necessárias para produzir inovação empresarial”. Clemente Nobrega & Adriano R. de Lima – Innovatrix – Inovação para não gênios – Negócio Editora.

O conceito dos autores pode ser visualizado no artigo Gestão de Processos, já publicado em nosso blog Gestão & Resultados, tendo como base a busca da produtividade através da gestão e agregação de valor aos processos e produtos (Inovação e melhorias incrementais). Veja o quadro. Nessa abordagem o processo criativo pode interferir no Planejamento e visão de mercado, no Projeto e estrutura das instalações, na Execução do produto ou serviço e até mesmo nos resultados do Uso do produto pelo cliente e o seu feedback para a organização. No conjunto as “quatro qualidades” recebem “up grades” contínuos e direcionados às expectativas e também à superação destas ao CLIENTE (ou Mercado, como um todo).

Portanto, se criatividade se consolida com a inovação, a produtividade se consolida com a LUCRATIVIDADE, totalmente dependente da capacidade de inovar e surpreender o cliente.

A visão Japonesa do processo criativo neste aspecto (Thinking Groups – TQC – Kawasaki S. Co. Japan), também aborda a questão da inovação como decorrente da aplicação de ferramentas que possam estimular e ampliar a capacidade de mudar para melhor processos e produtos de forma a impactar positivamente nos resultados.

No quadro aparecem diversas ferramentas de estímulo e apoio ao processo criativo e inovador na organização tais como: Círculos de Controle da Qualidade, Sistema de sugestões de melhorias e proposição de projetos, Aspectos práticos da melhoria de produtos e processos nos conceitos da Reengenharia, a visão moderna de gestão de custos baseada em atividades (ABC), melhorias através da pesquisa e uso de Benchmarks e a adoção da filosofia, conceito e prática do Total Productive Maintenance – TPM, entre outras várias ferramentas e métodos importantes.

Inovar, enfim, é um processo que precisa ser entendido como uma grande oportunidade de fazer melhor e diferente tudo aquilo que possa impactar positivamente no mercado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *