TRABALHO EM EQUIPE e a habilidade da liderança.

Frase de Lee Iacocca: “O administrador não é mais do que um motivador de pessoas.” – Management is nothing more than motivating other people – citado em “North western reporter. Second series. N.W. 2d. Cases argued and determined in the courts of Iowa, Michigan, Minnesota, Nebraska, North Dakota, South Dakota, Wisconsin”: Volume 370, 1985.

Quando Iacocca saiu da Ford (de uma forma inesperada) e tempos depois veio assumir a Chrysler, muitas mudanças ocorreram na sua vida. Na época do Jornal Gazeta Mercantil, considerando o grande sucesso do executivo na nova empresa, fez uma grande reportagem sobre suas atitudes como CEO que impulsionaram e recuperaram a mesma.

Acontecia também o lançamento de sua Autobiografia, livro que fez grande sucesso em todo o mundo, especialmente pelo fato da sua luta e conquistas na Chrysler. Destacamos aqui 5 pontos de uma série de outros, que exemplificam suas lições:

PRIORIDADES – Estabelecer prioridades e usar bem o tempo não são coisas que se possam aprender na faculdade. O ensino formal pode ajudar muito, mas muitas das habilidades essenciais na vida são aquelas que cada um tem que desenvolver por si mesmo;

GESTÃO DE PESSOAS – Estudar o comportamento humano é importante. Dessa maneira você desenvolve a habilidade de conseguir dizer muita coisa sobre uma pessoa depois de um primeiro contato. Essa habilidade é fundamental, pois uma das coisas mais importantes para os administradores é saber contratar as pessoas certas;

COMUNICAÇÃO Aprenda a se comunicar. Desenvolva sua capacidade de escrever, aprenda a se expressar por escrito. Amplie seu vocabulário e depois treine usá-lo num discurso improvisado, dessa maneira irá desenvolver sua habilidade oratória e aprenderá a pensar por si mesmo;

EMOÇÕES – A gente tem que aceitar as pequenas tristezas da vida. Você nunca vai saber realmente o que é a felicidade, se não tiver com que compará-la;

RECONHECIMENTO – Quando atingir um posto muito elevado dentro de uma organização ou com a sua empresa, não esqueça das pessoas que colaboraram para que chegasse onde chegou. Não se julgue superior. A capacidade de comunicação é tudo;

Para finalizar, em um dos trechos de sua biografia, ele “aprendi a reconhecer a sinergia positiva quando duas pessoas se sentam juntas” se referindo à “mágica” do trabalho em equipe produzindo criatividade e inovação na empresa.

veja: Iacocca, uma autobiografia – por Lee Iacocca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *