QUALIDADE EM ALTA – O CACAU DO ESPÍRITO SANTO EM PARIS

Vídeo do Cacau do Espírito Santo encanta visitantes no Salão do Chocolate de Paris

Não é somente o chocolate produzido com as amêndoas de cacau do Espírito Santo que está fazendo sucesso no Salão do Chocolate de Paris, principal evento do setor chocolateiro do mundo, que está ocorrendo no Parque Porto de Versailles, entre os dias 31 de outubro e 04 de novembro. O vídeo exibido sobre o cacau capixaba também está despertando atenção dos visitantes.

O filme destaca a qualidade do fruto produzido no Espírito Santo, região rica em recursos naturais e na capacidade empreendedora dos produtores. “Estamos destacando no vídeo também a Indicação Geográfica conquistada pelo Cacau de Linhares, primeiro certificado concedido para a cultura do cacau no Brasil e para um produto agropecuário no Espírito Santo”, diz Maurício Antonio Buffon, presidente da Associação dos Cacauicultores de Linhares (Acal). O vídeo é uma realização da Secretaria de Estado da Agricultura e da Acal, produzido pela Campo Vivo Comunicações e 7D Produção, com patrocínio da Petrobras e Chocolates Garoto e apoio da Defagro Defensivos Agrícolas.

Mais de 130 mil pessoas visitaram a 18ª edição do evento que teve a participação de 400 renomados profissionais chocolateiros e uma média de 160 expositores de diversas partes do mundo. Com o tema: Les Nouveaux Mondes du Chocolat (Os Novos Mundo do Chocolate), o Salon 2012 apresentou as novas tendências no consumo de chocolate, os novos sabores, os jovens talentos e os países que estão em ascensão no mercado de cacau e chocolate, incluindo o mercado de chocolate brasileiro.

“O cacau de Linhares vai conquistar o mundo”, afirma Buffon

O estande do Cacau do Brasil no último dia do 18º Salão de Chocolate de Paris teve como destaque o Estado do Espírito Santo. O dia destinado a cacauicultura capixaba teve degustação de chocolate, apresentação de vídeo, show musical, reuniões de negócios. A receptividade do público e de especialistas no segmento chocolateiro animou lideranças estaduais.

O presidente da Associação dos Cacauicultores de Linhares (Acal), Maurício Buffon, afirmou que a cultura do cacau está em nova fase que renderá bons resultados para os produtores. “Mesmo com a crise atual, o setor terá um futuro promissor. Estamos construindo, com o apoio de instituições importantes, um novo caminho para o nosso cacau que esperamos que seja com resultados satisfatórios. Para isso, precisamos dos produtores unidos e engajados nesse propósito. Assim, nosso cacau vai conquistar o mundo”, afirmou Buffon.

Presidente da Fiesp degusta cacau capixaba

Paulo Skaf visitou estande brasileiro, aprovou chocolate de Linhares e colocou entidade a disposição

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, Paulo Skaf, visitou, neste domingo (04), o estande do Cacau do Brasil no Salão de Chocolate de Paris e conversou com lideranças do setor dobre a atividade cacaueira em todo país.

Após experimentar o chocolate produzido com cacau da Fazenda São Luiz, de Linhares (ES), Skaf aprovou o produto. “Muito bom”, afirmou logo após a degustação. O presidente da Fiesp indagou sobre os elos da cadeia produtiva nacional e colocou a entidade paulista a disposição para o crescimento do setor. “Nosso departamento de agronegócio está disponível para conversar sobre possíveis parcerias tecnológicas para o desenvolvimento do cacau nacional”, disse Skaf em reunião com representantes dos Estados da Bahia e do Espírito Santo.

A delegação capixaba presenteou o Presidente da Fiesp com o Vídeo “Espírito Santo do Cacau” que mostra o potencial e a qualidade do produto produzido no Estado. Participaram do encontro o produtor de cacau Emir de Macedo Gomes Filho; o secretário de agricultura de Linhares e presidente do Sindicato Rural, Antonio Roberte Bourguignon; o assessor técnico da Ceplac, Paulo Siqueira; e o presidente da Associação dos Cacauicultores de Linhares (Acal), Maurício Buffon.

Colaborou: Franco Fioroti – direto de Paris.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *