FOCO NO CLIENTE – os pecados na visão de Kotler.

Como diziam os boleiros: “a bola rola, rola e cai no mesmo pé”. Dizer que tudo deve estar orientado, em termos de empresas, produtos e serviços na satisfação do cliente, é “chover no molhado”, porém apesar do conhecimento do problema podemos dizer que estamos repetindo as mesmas falhas já amplamente conhecidas no ambiente organizacional. Bem… errar é humano, ok. O problema é a repetição do erro – aí, é burrice!

Dando prosseguimento no assunto, estamos escrevendo hoje sobre os 10 pecados da empresa atual sob o ponto de vista de Philip Kotler. Essa abordagem  do prof. Kotler, analisando esses “pecados”, culminou mais recentemente, no seu novo livro, o “Marketing 3.0”.

Comentando os 10 pecados:

Um – Sua Empresa não é suficientemente focada no marketing e orientada para o cliente. Se não é, está começando (ou começou) tudo errado, ou seja, é uma empresa que só se preocupa consigo mesma e o cliente passa ser um mero detalhe, infelizmente.

Dois – Sua Empresa não tem entendimento completo e de qualidade dos seus públicos-alvo. Atendimento ainda é, por incrível que pareça e apesar de tantos treinamentos na área, um grande problema para as organizações públicas e privadas nos dias atuais. Considerando que os produtos estão evoluindo tecnologicamente num ritmo muito parecido (veja a indústria automobilística), o atendimento passa a se constituir fator de diferenciação.

Três – Sua Empresa precisa definir melhor e monitorar os concorrentes. Qual é o volume de empresas que possui ou adota um Planejamento Estratégico?

Quatro – Sua Empresa não tem administrado adequadamente o relacionamento com os stakeholders. Voltamos ao conceito do Planejamento Estratégico no que diz respeito ao conjunto de diretrizes estratégicas e o papel fundamental dos dirigentes, sócios, colaboradores, fornecedores e clientes.

Cinco – Sua Empresa não é boa em encontrar novas oportunidades. A maioria das empresas está concentrada na execução das rotinas diárias e falta tempo para inovar e buscar alternativas diferenciadas. Como diz o ditado popular, “as oportunidades estão batendo à porta” – o que você tem feito?

Seis – O processo de planejamento de marketing de sua Empresa é deficiente. Como o advento das novas mídias digitais a coisa se tornou ainda mais complexa pois as empresas de “cintura dura” não estão conseguindo flexibilidade para entender o poder do marketing e seus resultados para a empresa. A visão sistêmica proporcionada por um bom planejamento é relegada a segundo ou terceiro plano.

Sete – As políticas de produtos e serviços de sua Empresa precisam de ajustes. No ambiente de crises freqüentes de mercado (crise de 2008 na Europa, a crise Americana, enfim… crises), é necessário que as políticas sejam corrigidas frequentemente. Se antes o mercado externo era uma excelente oportunidade para as empresas exportadoras de frutas tropicais, por exemplo, é necessário que essa política seja revista em favor do mercado interno.

Oito – A capacitação de construção de marcas e de comunicação de sua Empresa é deficiente. O posicionamento da marca na mente do consumidor é tão importante quanto a qualidade do produto e ou dos serviços, mas ambos devem andar de mãos dadas.

Nove – Sua Empresa não está bem organizada para a prática eficiente e eficaz do marketing. Se a empresa está focada apenas na gestão da rotina esta organização está longe de acontecer. É necessário que haja qualidade na rotina para que as estratégias de melhorias possam vingar na empresa, e nesse caso, o marketing deverá funcionar.

Dez – Sua Empresa não usou ao máximo a tecnologia disponível. Há um mercado imenso e em crescimento de consumidores “plugados” de média e alta rendas que deve ser explorado (e já estão sendo). A questão tecnológica passa pelo ambiente interno, processamento, produção e entrega ao cliente, ou seja, por toda a cadeia produtiva, e também no ambiente externo dentro do contexto que mostra a evolução do marketing e percepção dos produtos e serviços ofertados.

Às vezes temos a impressão de que estamos sendo repetitivos quando voltamos ao assunto do foco no cliente, deficiências estratégicas e operacionais, qualidade no atendimento, entre outros “pecados” já amplamente conhecidos, mas não temos outra alternativa a não ser continuar nessa nossa eterna vigília. Quantas vezes, nesse mês, você pensou, visitando um shopping ou uma empresa, nas imensas oportunidades de melhorias que poderiam ser feitas, se os dirigentes estivessem realmente preocupados com os clientes???

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