PRODUTIVIDADE PELA COMUNICAÇÃO – resultados em 2 tempos.

A maioria das organizações, sem perceber, trabalha como na figura acima – na forma de ilhas, ou seja, cada um tem sua “ilha” (setor, departamento, seção, supervisão…), e com o passar do tempo e toda a sua eficiência como chefe, acaba achando que tem o melhor desempenho do mundo. Nesse momento ele recebe o troféu: O Rei da Cocada Preta – fantástico. Sua ilha é o máximo e a EMPRESA é o mínimo. Como pode? Não adianta um setor ou departamento ser o melhor do mundo se não há integração entre as partes que fazem parte de uma cadeia produtiva. Não adianta ser eficiente (fazer as coisas de forma correta) se não consegue ser eficaz (Fazer certo as coisas necessárias). O que falta então?

COMUNICAÇÃO – INTEGRAÇÃO E SINERGIA – Essas 3 palavras contém todo um arcabouço de atitudes humanas imprescindíveis a qualquer tipo de organização e ainda tem a flexibilidade de unir atitudes com tecnologias de forma a potencializar os seus resultados.

Deming foi enfático em suas considerações (Out of the Crisis): Apenas 20% dos problemas estão no local de trabalho, ou seja, de responsabilidade dos operadores e executores das tarefas – 80% dos problemas são de origem GERENCIAL, portanto, são SISTÊMICOS, ou seja, são problemas que aparecem na falta de integração das “excelentes ilhas” criadas dentro das organizações.

Afinal, a sua empresa, sua prefeitura, seu empreendimento… é ou não uma bela ilha?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *