DESEDUCAÇÃO – agressões da rotina diária.

Transitando pela cidade de Vitória, encontramos essa agressão, que não é apenas ambiental, mas também educacional/social. O poder público criou a calçada chamada de “cidadã, providenciou a caixa coletora e ficou faltando apenas a consciência do cidadão.

Talvez o ato possa ter uma explicação a partir do fato que somos a 7a. economia do mundo, mas não conseguimos sair dos ultimos lugares do ranking da educação. Recentemente, descobrimos um comentário sobre o IDH muito interessante. Vejam: “O Brasil está atrás de quatro países da América do Sul, como Chile (40º lugar), Argentina (45º), Uruguai (51º) e Peru (77º). OU SEJA, ESTAMOS EM 84. lugar. Entre outros vizinhos, fica na frente de Equador (89º) e Colômbia (91º).

Segundo a analista de desenvolvimento Daniela Gomes Pinto, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolimento (Pnud) da ONU, o Brasil teve maior incremento no IDH, porém, do que os países da América do Sul melhor colocados. Segundo ela, o Brasil tem “obstáculos”.

Em relação a outros países do grupo de países emergentes conhecidos como Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), o Brasil só perde no IDH para a Rússia – “Temos um passivo histórico na educação, antes da década de 90 tínhamos um sistema educacional incipiente, que não atendia. O IDH tende a melhorar mais quando a população jovem virar a população adulta”, disse.”
Seria então essas, as respostas para atitudes como as que vemos todos os dias pelas ruas? Nos comportamentos inaquados e violentos do trânsito? Nos abusos do setor político? Nas imensas perdas observadas no serviço público, como aconteceu recentemente com as várias toneladas de alimentos da merenda escolar no ES? O que  mais podemos listar?
Temos que pensar e agir rápido.

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