O DIA DA INDÚSTRIA – mobilizando o crescimento brasileiro

O O Dia da Indústria é comemorado no dia 25 de maio em memória de Roberto Simonsen, que foi o patrono da indústria nacional, que faleceu em 25 de maio de 1948. Roberto Simonsen foi um engenheiro, industrial, administrador, professor, historiador e político, além de membro da Academia Brasileira de Letras

Indústria é uma atividade econômica surgida na Primeira Revolução Industrial, no fim do século XVIII e início do século XIX, na Inglaterra, e que tem por finalidade transformar matéria-prima em produtos comercializáveis, utilizando para isto força humana, máquinas e energia.

A Revolução Industrial, por sua vez, surgiu da transição do capitalismo comercial para o capitalismo industrial da segunda metade do século XVIII. Esta Primeira foi baseada em vapor, carvão e ferro, mas a partir de 1860 surge a Segunda Revolução Industrial, empregando aço, energia elétrica e produtos químicos, e simultaneamente o capitalismo industrial se tornou capitalismo financeiro. A partir de 1970 ocorre a Terceira Revolução Industrial, com o desenvolvimento da informática.

O SISTEMA FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS

NO ES o complexo industrial é representado pela Federação das Industrias – a FINDES. O Sistema Findes é composto por sete entidades que trabalham de forma integrada para o desenvolvimento da indústria capixaba. Juntas, Findes – Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo, Cindes – Centro da Indústria do Espírito Santo, Sesi – Serviço Social da Indústria, Senai – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, IEL-ES – Instituto Euvaldo Lodi, Ideies – Instituto de Desenvolvimento Industrial do Espírito Santo e IRI – Instituto Rota Imperial promovem ações para garantir uma posição de destaque para o estado nos níveis político, econômico e social. Soma-se a essas entidades o projeto INOVAFINDES representado, principalmente pelo MOVIMENTO PARA INOVAR resultante de um convênio entre o CNI e o SEBRAE, que visa desenvolver nos micro e pequenos empresários industriais a filosofia e prática da inovação, como diferencial competitivo e ao mesmo tempo gerador de lucratividade.


O INOVAFINDES é um projeto que tem como responsável o Diretor de Inovação do Sistema Findes, Luiz Alberto, que também responde pela presidência do SINDIFER – Sindicato que cuida os interesses e estratégias do Setor Metalmecânico.

Dando continuidade à estruturação do Sistema FINDES, cada entidade está relacionada a um setor de interesse estratégico do industrial capixaba, oferecendo serviços diferenciados nas seguintes áreas de negócio do Sistema Findes: Educação e Qualificação, Difusão Tecnológica, Desenvolvimento Industrial, Saúde e Lazer, além da Representação Institucional.

Por meio de 25 unidades que cobrem todo o Estado, as cerca de 14 mil indústrias associadas a um dos 30 sindicatos patronais filiados têm o Sistema Findes como um grande impulsionador do desenvolvimento do setor industrial e da economia estadual.

AS MAIORES INDÚSTRIAS DO ES

As maiores empresas industriais do Espírito Santo são a VALE ArcelorMittal Tubarão, Samarco Mineração, Fíbria (antiga Aracruz Celulose), Fertilizantes Heringer, , Escelsa, Garoto (a maior fábrica de chocolates da América Latina e a mais importante empresa industrial de alimentos do estado) entre outras.

Com a nova política de incentivo ao crescimento e desenvolvimento do ES (PROEDES) novos projetos já estão sendo implantados na área de Petróleo e Gas (Petrobras) e área automotiva. Na região ao norte do estado destacam-se os empreendimentos Motores Weg (já implantado), e Porto Jurong (em implantação).

Conheça também o livro FINDES/IEL ES das 200 maiores empresas do ES.

EVENTOS EM DESTAQUE

Além dos eventos de rotina que são promovidos pela indústria do ES, via FINDES e outras entidades do estado, ressaltamos o evento da ANPEI – 3 a 5 de Junho, que irá debater a questão da INOVAÇÃO em todo o Brasil.

Outro evento importante é o MECSHOW 2013 que estará acontecendo no final de Julho no parque de exposições de Carapina – Serra ES. Nesta oportunidade estaremos acompanhando de perto o PAINEL DE INOVAÇÃO que será realizado no dia 25 julho.

Fontes: Site do Sistema Findes, Governo do ES, CEBICT, DVF e SINDIFER/CDMEC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *