UM MODO EFICAZ DE VER A VIDA – comportamento

Aproveitando a definição do Escritor Ralph W. Emerson, empreendo uma viagem até os conceitos e práticas de uma boa liderança com foco no Sucesso. No que diz respeito ao ambiente empresarial é claro que o sucesso está atrelado a algumas conquistas em termos de resultados ao que ela se propôs quando foi constituida, quando sua missão foi escrita e entendida por todos. Em meio a esta caminhada rumo ao Sucesso (efeito esperado) estão as causas, ou seja, os fatores de verificação como base para o atingimento dos resultados finais (efeitos), e dentro deste conjunto de causas estão as pessoas (bem sucedidas?), junto às demais condições de causas que irão levar o empreendimento ao seu sucesso.

No que diz respeito as pessoas, Emerson ressalta o espírito, cultura, a ética e a visão de mundo de cada um de nós. A definição do grande escritor, autor de vários best sellers nos leva a compará-lo com alguns textos bíblicos onde Cristo exalta o ser humano na busca de um espírito elevado e colaborador para a criação de um mundo melhor. Uma empresa que tenha em seus quadros, pessoas com este grau de Sucesso será também uma empresa altamente vencedora – a correlação é positiva – basta ver a importância das pesquisas de clima para comprovar o atributo de sucesso das empresas.

Os famosos 14 pontos de Deming (década de 50) continuam ainda válidos apesar dos 63 anos de existência – Incrível, não é mesmo? Mas não podemos assustar com esta constatação, o livro de Dale Carnagie – Como fazer amigos e influenciar pessoas – foi escrito em 1937 e continua sendo best seller mundial até os dias atuais, e o mesmo se aplica a Lao Tsé, e principalmente ao maior best seller de todos os tempos, a bíblia. Em todos os casos, estamos falando, lendo, refletindo e agindo em direção ao SUCESSO DO SER HUMANO como base para a melhoria da vida cotidiana, da empresa e porque não… do mundo em que vivemos.

Acrescentamos ao nosso texto, os pontos 12 e 13 do Dr. Deming, onde ele exalta a importância do investimento nas pessoas como base para que as organizações possam atingir os seus macro objetivos cuja validade será conferida por outro importante ser humano, o CLIENTE, USUÁRIO, SOCIEDADE e ou COMUNIDADE.

* William Edwards Deming (Sioux City, 14 de outubro de 1900 — Washington, DC, 20 de dezembro de 1993) foi um estatístico, professor universitário, autor, palestrante e consultor estadunidense.

Deming é amplamente reconhecido pela melhoria dos processos produtivos nos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial, sendo porém mais conhecido pelo seu trabalho no Japão. Lá, a partir de 1950, ele ensinou altos executivos como melhorar projeto, qualidade de produto, teste e vendas (este último por meio dos mercados globais) através de vários métodos, incluindo a aplicação de métodos estatísticos como a análise de variantes e teste de hipóteses.

Deming fez contribuições significativas para o Japão tornar-se notório pela fabricação de produtos inovadores de alta qualidade. Deming é considerado o estrangeiro que gerou o maior impacto sobre a indústria e a economia japonesa no século XX.


William Edwards Deming (Sioux City, 14 de outubro de 1900 — Washington, DC, 20 de dezembro de 1993) foi um estatístico, professor universitário, autor, palestrante e consultor estadunidense.

Deming é amplamente reconhecido pela melhoria dos processos produtivos nos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial, sendo porém mais conhecido pelo seu trabalho no Japão. Lá, a partir de 1950, ele ensinou altos executivos como melhorar projeto, qualidade de produto, teste e vendas (este último por meio dos mercados globais) através de vários métodos, incluindo a aplicação de métodos estatísticos como a análise de variantes e teste de hipóteses.

Deming fez contribuições significativas para o Japão tornar-se notório pela fabricação de produtos inovadores de alta qualidade. Deming é considerado o estrangeiro que gerou o maior impacto sobre a indústria e a economia japonesa no século XX.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *