Outubro Rosa – a importância da prevenção.

Ashampoo_Snap_2014.10.14_14h46m47s_004_

Câncer de Mama

De acordo com a Sociedade de Mastologia, o câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo, sendo mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. No ano de 2010 ocorreram 49.240 novos casos de câncer de mama no Brasil, sendo superado apenas pelo câncer de pele. (SOCIEDADE BRASILEIRA DE MASTOLOGIA)

Segundo dados do IBGE, a “mortalidade por câncer de mama entre as brasileiras de 30 a 69 anos passou de 17,4 por 100 mil habitantes, em 1990, para 20,4 em 2010, o que representa um aumento de 16,7%”. Esses dados são encontrados na “Síntese de Indicadores Sociais”, divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), baseado em números da Pnad 2012 (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios).

O Hospital Santa Rita de Cássia, na cidade de Vitória, é referência de câncer no estado do Espírito Santo. A instituição é composta por dois Centros de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia, segundo definido pela Portaria nº 741 de 19 de dezembro de 2005 e trata-se ainda, de um hospital de caráter geral, particular e filantrópico para atendimento oncológico.

Ashampoo_Snap_2014.10.14_13h20m11s_002_

Outubro Rosa

O movimento Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo, tendo surgido em 1990 na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, que é promovida anualmente na cidade. Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi(EUA) aproveitaram a ideia para promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença. O mês de outubro foi escolhido, e a ação se globalizou, sendo realizado em vários locais. O objetivo desse movimento é alertar sobre a necessidade de exames de para identificar o câncer de mama, entre eles a mamografia. O grande mote é, portanto, a conscientização não somente da doença, mas da necessidade da prevenção através diagnóstico precoce para prevenção e cura da doença.

Inicialmente, para promover a sensibilização as cidades envolvidas no movimento se enfeitavam com laços rosas, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliche entre outras ações. Atualmente no mês de outubro é possível ver monumentos das cidades iluminados de rosa, além de diversas empresas que promovem a causa, e a camisa do movimento é vista pelas cidades, incluindo as cidades do Espírito Santo.

A Universidade Federal do Espírito Santo já tem a tradição de apoiar o movimento Outubro Rosa. Inclusive com a iluminação dos prédios do Teatro Universitário e do auditório do Centro de Artes iluminados com a cor rosa. Além disso, diversos estudos foram feitos Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do Centro Ciências de Saúde da Universidade Federal do Espírito Santo.Cada ano vem aumentando a adesão ao movimento mundial “Outubro Rosa”, que visa chamar atenção, diretamente, para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce.

A Afecc e a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) também prepararam vários eventos voltados para o tema. No dia 15 de outubro, será realizada a roda de conversa com o tema “O que você deve saber sobre o câncer de mama”, no Galpão das Paneleiras, em Goiabeiras, realizada pela Afecc e a Secretaria Municipal de Saúde (Semus). Já no dia 19, às 8h30, a caminhada “Outubro Rosa: Um toque pela Vida” terá largada na praia de Camburi, com concentração no píer de Iemanjá.

As Unidades de Saúde do município de Vitória/ES terá ações voltadas para a campanha “Outubro Rosa”, durante todo o mês, haverá palestras, coleta de exames, distribuição de kits de higiene, atendimento odontológico, rodas de conversa e oficinas.

Referência

ALBRECHT, Cristina Arthmar Mentz; AMORIM, Maria Helena Costa;  ZANDONADE, Eliana; VIANA, Kátia; CALHEIROS, Juliana Oliosi. Mortalidade por câncer de mama em hospital de referência em oncologia, Vitória, ES. Rev. bras. epidemiol. vol.16 no.3 São Paulo Sept. 2013, disponível em www.scielo.br

Síntese de indicadores sociais. Uma análise das condições de vida da população brasileira. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, disponível em  https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv66777.pdf

SOCIEDADE brasileira de mastologia. Disponível em https://www.sbmastologia.com.br/index/index.php/rastreamento-e-diagnostico/60-estatisticas-sobre-cancer-de-mama-no-brasil

Colaboração: Jussara Ferreira da Fundação Espirito Santense de Tecnologia – FEST – UFES.

Ashampoo_Snap_2014.10.14_21h56m08s_002_

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *