GESTÃO DE RECURSOS – O bem mais precioso dos povos

GAF00702

A Edição 2397 da Revista Veja (aquela que sumiu das bancas) traz reportagem importante e preocupante sobre a ÁGUA. Segundo reportagem a escassez de água é uma das causas ocultas de guerras armadas no Oriente Médio e na África. No futuro, as alterações nos padrões climáticos de outras regiões do mundo podem alimentar novos confrontos.

Do nordeste para São Paulo – a escassez no Brasil se revela de forma assustadora no presente momento quando a capital paulista começa a viver o caos no abastecimento do precioso líquido, e pela primeira vez as palavras economia ou racionamento, reuso e reaproveitamento entram no vocabulário paulista com intensidade semelhante aos anos de luta do povo nordestino em relação ao importante recurso.

Na mesma reportagem, Veja destaca as boas lições da Califórnia nos EUA, onde, entre as soluções tomadas por lá está tratar o esgoto e multar quem desperdiça, ideias que podem ser imitadas no Brasil.

Só lembrando, 97,5% da água do mundo é SALGADA e apenas ,25% seriam de água doce.

Em tempo: não custa também lembrar nossos trabalhos junto às concessionárias de água e esgoto onde podemos verificar perdas que vão até 50% da água captada, tratada e distribuída ao cliente, que também tem sua parcela nessa perda. Segundo pesquisas internacionais a perda média nos países desenvolvidos seria em torno de 8%.

As soluções, portanto, também estão em nossas mãos. Vamos à luta!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *