A PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO E DO CONHECIMENTO – Destaque de Outubro 2014

No último dia 15 de outubro foi destacado o dia dos Professores no Brasil, a data foi comemorada pela primeira vez em 1947,em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”. Essa data é uma homenagem a 15 de outubro de 1827, dia em que Dom Pedro I baixou o decreto imperial que criou o ensino elementar no Brasil.

Ashampoo_Snap_2014.11.01_21h56m00s_005_A comemoração do Dia dos Professores, após 15 de outubro de 1947 repetiu-se nos anos seguintes pelo país e foi oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: “Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias”.

Outros dias do Professor no mundo:

  • Estados Unidos: National Teacher Day – na terça-feira da primeira semana completa de Maio.
  • World Teachers’ Day – UNESCO e diversos países – 5 de Outubro
  • Tailândia – 16 de Janeiro
  • Índia – 5 de Setembro
  • China – 10 de Setembro
  • México – 15 de Maio
  • Taiwan – 28 de Setembro
  • Argentina – 11 de Setembro
  • Chile – 16 de Outubro
  • Uruguai – 22 de setembro
  • Paraguai – 30 de Abril

A profissão do professor não é somente uma das profissões mais antigas e mais importantes pelo seu papel na formação do cidadão, é através do professor que outros profissionais surgem. O professor é um modelo para os alunos e é necessário haver confiança dos pais para entregar seus filhos mais jovens nas mãos dos professores, uma vez que é na escola que é feita a formação cognitiva da criança. Com a necessidade de formação continuada, o professor hoje é presença constante no profissional que deseja manter-se atualizado em sua área.

Por isso mesmo, seja em qual idade tiver o aluno, o professor não deixa de ser um modelo, e é quem ensina o senso crítico e cidadania. Cabe ao professor de todas as promover a construção do conhecimento em seus alunos e ensinar também a criticar, analisar e construir seu próprio Ashampoo_Snap_2014.11.01_21h59m53s_006_conhecimento, despertando o gosto pelo aprendizado. Nesse sentido, o professor do século XXI deve viver o seu tempo com sensibilidade e consciência, sendo atento às diferenças, e tendo flexibilidade e ajudar o seu aluno a refletir, tornando-se um emancipador do saber.

O professor é multitarefas uma vez que é promotor, orientador, mediador, motivador e gestor da aprendizagem, e fonte de motivação para o aluno. O professor é, portanto, promotor da aprendizagem, e transmite ao aluno dados e informações referentes ao conhecimento acumulado pela sociedade.

Entrevista com o Prof. Herbert

Ainda em homenagem ao dia dos Professores entrevistamos o Professor Herbert Barbosa Carneiro, chefe do Departamento de Engenharia de Produção da UFES e também Presidente da União Brasileira para a Qualidade – UBQ-ES, além de várias funções no contexto da Universidade Federal do Espírito Santo em décadas do exercício do magistério.

Perguntamos, quais foram os grandes momentos de sua vida como professor?

Prof. Herbert: Participação da Comissão de Criação Implantação e Instalação da única Universidade regional do país que é a Universidade Federal do Vale do São Francisco, situada em Petrolina/PE, Juazeiro/BA e São Raimundo Nonato/PI. Foi uma experiência magnífica para mim e para todos os colegas que integraram a equipe de implantação.

Professor, quais foram os maiores desafios de sua vida como profissional da educação em nosso país?

Ashampoo_Snap_2014.10.14_22h22m16s_007_Prof. Herbert: Um dos maiores desafios é o de manter-se constantemente atualizado no conhecimento e na informação além de novas técnicas pedagógicas direcionadas ao ato de ensinar.

Que recomendações o professor poderia passar para os nossos jovens professores que estão começando a carreira?

Prof. Herbert: Comprometimento ético e respeito na relação docente/discente, e motivação constante no aprimoramento profissional. O país, nosso querido Brasil, carece de bons profissionais em todas as áreas de produção, tanto no sentido da pesquisa, inovação e tecnologia como também nas áreas de desenvolvimento empresarial.

Além de todos os esforços estruturados e planejados dentro da UFES, gostaríamos de comentar uma parte deste programa de educação que é o conjunto de palestras sobre empreendedorismo que é efetivado a partir da apresentação de empresários de sucesso no ambiente do Centro Tecnológico e direcionado aos alunos das engenharias civil, mecânica, elétrica e ambiental. Esse trabalho tem a orientação dos professores Herbert Carneiro, Gibson Regiane e Geraldo Sisquini e acontece semanalmente, às sextas feiras, sempre as 18 horas no auditório da Engenharia Civil da universidade.

Pesquisa: Jussara Ferreira – FEST

Ilustrações: Getulio Apolinário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *