ABQ COMEMORA O DIA MUNDIAL DA QUALIDADE – empossa novos acadêmicos e lança manifesto

MANIFESTO DA ABQ NO DIA MUNDIAL DA QUALIDADE – 13 Nov. 2014

Ashampoo_Snap_2014.11.12_16h34m42s_010_

Na última quinta feira, 13 de Novembro, conforme planejado, foi realizado o SEMINÁRIO ABQ – QUALIDADE SÉCULO XXI, com presença dos acadêmicos, autoridades e palestrantes.  O plenário, Salão Nobre da FIESP, recebeu cerca de 200 convidados que tiveram a oportunidade de assistir as palestras e também à cerimônia de diplomação dos novos acadêmicos.

Ashampoo_Snap_2014.11.16_12h12m36s_005_Mesa composta pelos diretores, Márcio Migues, João Mario Csillag, Basílio Dagnino, Palestrante Nigel H. Croft e atuando como moderador da palestra do empresário Jorge Gerdau, o consultor e acadêmico da ABQ, Vicente Falconi.

Ashampoo_Snap_2014.11.16_12h16m09s_007_Registro dos acadêmicos na sua formação 2014 com a inclusão dos novos membros. Após o seminário os acadêmicos se reuniram para a leitura do manifesto e sugestões para sua divulgação para o conjunto da sociedade brasileira.

Ashampoo_Snap_2014.11.16_12h14m27s_006_Posse do novo acadêmico, Getulio Apolinário Ferreira, coordenador do blog Gestão e Resultados, consultor na área da Qualidade e Inovação e Superintendente da Fundação Espírito Santense de Tecnologia – FEST, fundação de apoio à UFES. Do lado esquerdo, o atual presidente da ABQ – João Mário Csillag e o diretor Márcio Migues.

Ashampoo_Snap_2014.11.16_23h24m22s_030_No destaque, os palestrantes do Seminário: Jorge Gerdau, Claudius Dartagnan, Nigel Croft e o moderador Vicente Falconi.

Vejam a seguir o conteúdo do importante documento concebido pelos acadêmicos da ABQ e que passa a ser divulgado para todo o país:

A Academia Brasileira da Qualidade tem por MISSÂO contribuir para o desenvolvimento do conhecimento em qualidade, inovação e excelência da gestão, para benefício das organizações e da sociedade brasileira.
À luz de sua MISSÃO, por ocasião das comemorações do DIA MUNDIAL DA QUALIDADE nesta quinta-feira, 13 de novembro de 2014, a Academia, face aos conhecidos problemas de gestão que têm influenciado negativamente a utilização dos recursos e a qualidade dos produtos e serviços no Brasil, sejam públicos ou privados, com impacto direto na vida de todos os cidadãos, divulga este MANIFESTO à Sociedade Brasileira.
1          QUALIDADE COMO PRIORIDADE NACIONAL – È intuitivo a todas as pessoas o desejo pela qualidade. Assim, deve-se apresentar aos cidadãos, com o suporte de todos os meios de comunicação, os benefícios de se exigir que tudo seja realizado com qualidade, tornando-a então uma prioridade nacional, com consequências diretas na melhoria do cotidiano de suas vidas.
2          EDUCAÇÃO E SAÚDE: BASE PARA A QUALIDADE – Para tanto, devem-se realizar ações que reafirmem o valor da educação e da saúde como pilares principais da construção da cidadania, com foco na valorização dos professores, dos médicos e dos profissionais da educação e da saúde. Deve-se envolver a todos de cada família, reforçando seus laços e estendendo-os para a comunidade. Neste processo, recomenda-se que os especialistas insiram nos currículos escolares noções de empreendedorismo e gestão nos diferentes níveis de ensino e na profundidade e abrangência compreensíveis a cada nível de maturidade do corpo discente e sempre em consonância com a vocação de cada região.
3          NÃO HÁ QUALIDADE SEM UM PROGRAMA DE INCLUSÃO SOCIAL – Entretanto, antes da educação e da saúde, cidadãos sem fome. Assim, é imprescindível que sejam mantidos os programas sociais de erradicação da pobreza, que, sem contornos partidários, devem visar tão somente ao benefício das pessoas que deles efetivamente precisam. Passado o primeiro momento, deve-se evoluir do “dar o peixe” para o “ensinar a pescar”, pois é oportuno ter em mente de que o real sucesso de um programa de inclusão social cuja qualidade é mensurada através do número de pessoas que não mais dele precisam, pois já têm os meios de, por si só, terem uma vida de cidadania plena.
4          JUSTIÇA COM QUALIDADE – Essa cidadania plena só é garantida por uma justiça independente, ágil, apoiada em forças de segurança capacitadas. Uma justiça que, apesar de seus esforços, atue de forma a suprimir o sentimento comum de que há impunidade no Brasil. Por fim, uma justiça que emita pareceres em uma linguagem compreensível pelo cidadão comum e que promova a celeridade nos processos sob sua alçada.
5          SERVIÇO PÚBLICO COM QUALIDADE – O exemplo de uma justiça com qualidade certamente se desdobrará em todas as instituições de serviço público, onde programas que privilegiem a dedicação do servidor e a meritocracia devem ser implementados. Some-se a isso uma gestão transparente da coisa pública, e nada mais contribui para aumentar a transparência do que a simplificação da burocracia e a apresentação das informações na internet e em quaisquer outros meios que as tornem acessíveis a todos os cidadãos.
         EXERCÍCIO DO MANDATO PÚBLICO COM QUALIDADE – Mais ainda do que uma justiça com qualidade e um serviço público com qualidade, é imperioso que todos aqueles que foram honrados com nosso voto democrático e os que tenham sido designados ou nomeados trabalhem de forma ativa, ética e eficiente, colocando os anseios e sonhos de seus representados acima de qualquer interesse pessoal. Todos sabem que são chamados de pessoas públicas e, portanto, no exercício de suas funções, todos os seus atos devem ser públicos. Isso é condição indispensável para o exercício pleno de um mandato com qualidade.
7          QUALIDADE EXIGE INOVAÇÃO – Por tudo isso, ao observarmos as ações desenvolvidas por nações mais competitivas, verifica-se que os programas de qualidade que se iniciaram com a educação da juventude rapidamente se frutificam em inovações de toda a ordem. Deve-se, portanto, estimular fortemente os processos criativos e inovativos que reforçarão nossa competitividade e posicionarão a Marca Brasil em um patamar internacionalmente mais alto. E, deve-se ressaltar, é inegável a contribuição hoje já dada por uma Embrapa, um Instituto Oswaldo Cruz, um Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, um Instituto Nacional do Câncer e por muitas Universidades e organizações, que só precisam de mais investimentos para se desenvolver em toda a sua plenitude.
8          INOVAÇÃO FAVORECE O EMPREENDEDORISMO – O desdobramento natural desses investimentos é o frutificar de ideias, que levam ao empreendedorismo. Surgirão novas organizações, com e sem fins lucrativos, que gerarão riquezas para todos e, no fechar de um círculo virtuoso, exigirão mais e mais educação.
9          O CONCEITO AMPLO DE QUALIDADE – Neste contexto, bem sabemos que o conceito moderno de qualidade engloba desde a qualidade técnica de processos, produtos e serviços até as ações para a excelência na gestão, necessariamente assim passando pela sustentabilidade, pela qualidade nas relações entre as pessoas e suas organizações, pela gestão do conhecimento, pela ação da liderança e por outras áreas, tudo isso brilhantemente consolidado no Modelo de Excelência da Gestão da Fundação Nacional da Qualidade.
10 TRANSFORMANDO O BRASIL PELA QUALIDADE – Por isso, deve-se aumentar a sinergia entre as instituições que atuam no aprimoramento da gestão, como, por exemplo, a Câmara de Políticas de Gestão, Desempenho e Competitividade, o Movimento Brasil Competitivo, o INMETRO, a GesPública, a Fundação Nacional da Qualidade, os Programas e Prêmios Regionais e Setoriais de Qualidade e Produtividade, as Universidades, a Associação Brasileira de Normas Técnicas, o SEBRAE, as Confederações Nacionais, entre outras não citadas, mas que já dão contribuições relevantes ao desenvolvimento da qualidade. Neste processo, deve-se implantar um planejamento comum, abrangente, somador dos esforços individuais, que evite superposições e maximize a utilização de recursos, tendo indicadores de desempenho transparentes e acessíveis a todos.
11       QUALIDADE GERA BENEFÍCIOS PARA TODOS – A qualidade gera benefícios ao aumentar a produtividade e reduzir custos. Isso conduz a uma maior competitividade com sustentabilidade. Adquirir um produto e um serviço nessas condições é fator de alegria para o cidadão e para a sua família. Assim, nossa criatividade, tão decantada por todos os povos que nos conhecem, será canalizada para a melhoria de tudo o que nós já produzimos e iremos produzir. Poderemos dizer com satisfação que o futuro tornou-se presente para um país que sempre esperava o futuro.
12       SOMOS RESPONSÁVEIS POR NOSSO FUTURO COMUM – Nosso Manifesto, longe de querer ser completo, consolida ideias para um Brasil melhor, ideias essas que não são nossas, mas que representam um senso já comum entre os cidadãos brasileiros. Cada cidadão, por suas ações, é responsável pela construção de nosso futuro. E a Academia Brasileira da Qualidade, pela força de trabalho individual e coletiva de seus membros, coloca-se assim a serviço da Sociedade Brasileira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *