Kaizen como ferramenta da inovação – Workshop Tecnologia e Gestão

MELHORIAS CONTÍNUAS NO WORKSHOP TECNOLOGIA E GESTÃO
A União Brasileira para a Qualidade – UBQ.ES, através da Fundação Espírito-santense de Tecnologia – FEST,  convidam todos a participar GRATUITAMENTE do Workshop Tecnologia e Gestão e do 27º Encontro Estadual de Círculos de Controle da Qualidade – CCQ / Grupos de Melhores Práticas.
Este evento é uma realização conjunta com o SEBRAE-ES e tem a presença da Academia Brasileira da Qualidade e palestrantes locais, com apoio institucional da Universidade Federal do Espírito Santo – UFES e da empresa Qualieng.

Data: 7 de agosto de 2015.
Horário: 8:30 às 18:00.
Local: Auditório CCE na UFES – Vitória-ES.
Inscrições gratuitas: Tel: (27) 3345-7555. E-mail: [email protected] (Jussara).

O evento contará com a presença ilustre de 3 representantes da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ. Tanto pela manhã como também no módulo da tarde, além das palestras, teremos apresentação dos Círculos de Controle da Qualidade / Grupos de Melhores Práticas com trabalhos de empresas locais de alto conteúdo em Qualidade e Inovação, demonstrando que a melhoria contínua é consequência de aplicação das ferramentas da qualidade, gestão participativa com método e inovação.

O QUE SÃO CÍRCULOS DE CONTROLE DA QUALIDADE?
O CCQ é um grupo de pessoas formado com base na livre iniciativa de seus componentes, todos participantes do nível operacional que controlam, propõem modificações – usando o método de solução de problemas (Ferramentas da Qualidade) – seguindo o gerenciamento da rotina (GR), atuando como uma estrutura complementar e auxiliar da Gestão da Qualidade Total.

OBJETIVOS DO CCQ:
– reduzir a ocorrência de erros na linha de produção e melhorar a qualidade total tanto do processo quanto do produto;
– desenvolver o sentimento e a prática de maior eficiência e eficácia dentro da equipe de trabalho;
– incentivar e estimular o envolvimento e comprometimento total do trabalhador com o trabalho e resultados da organização;
– enaltecer e promover a motivação do trabalhador como agente participante e atuante;
– desenvolver a capacidade para resolver os problemas surgidos dentro da linha de produção;
– aprender e desenvolver a atitude fundamental de prevenção de problemas e melhorias contínuas dentro da busca incessante de inovações em processos e produtos;
– propiciar a relação harmoniosa, produtiva e criativa entre chefias e subordinados;
– proporcionar e desenvolver maior conhecimento do que está ocorrendo dentro da empresa, da área, do setor, e ampliar a sensação de segurança no empregado.

COMO IMPLANTAR O CCQ NA EMPRESA?
Entre em contato com a UBQ.ES e obtenha informações de como implantar as atividades dos CCQ’s 20150804_105246na sua empresa ou instituição pública – as estatísticas mostram que, para cada real investido a empresa tem no mínimo 10 reais de retorno.

APOIO INSTITUCIONAL

O SINDIFER filiado à FINDES está também apoiando a realização do Workshop e em breve estará divulgando e executando projetos comuns com a FEST/UBQ.ES nas áreas da Gestão pela Qualidade e Inovação. Os projetos compreendem atividades ligadas ao processo de Educação, Capacitação e Consultoria técnica que contarão com a participação de empresas locais e apoio da Academia Brasileira da Qualidade.

Um dos projetos em estudo é o Congresso Brasileiro da Qualidade, Inovação e Produtividade previsto para o final de Outubro.

Na foto, Rita Dilem, gestora do Sindifer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *