Uma nova era e o clima do planeta – Tema central da Qualidade Banas de Jan2018

A edição de janeiro de 2018 da Revista Digital Banas Qualidade já está disponível

Degradação ambiental

Eventos climáticos extremos, como furacões, secas e enchentes estão cada vez mais frequentes. Seriam eles uma prova de que a ação do homem está afetando o clima do Planeta? A ação do ser humano está criando uma nova era geológica: o Antropoceno.

Link da edição: https://revistas.banasqualidade.com.br/BQ_304/

Prévia do Editorial

“Para onde vão os seres humanos nessa nave interplanetária chamada Terra?

Quem somos, onde estamos, para onde vamos? Há 8.000 anos o homo sapiens já tinha se espalhado pelo Planeta. Desta época, saindo da idade da pedra atravessou a idade do bronze e a idade do ferro. De uma população total de 4 milhões chegou a 7 bilhões de habitantes nos dias atuais. Hoje, ele se transformou no homo sapiens internet, já que essa ferramenta está alterando tudo.

Atualmente, já existe a ideia de uma nova era geológica, pois está havendo uma mudança radical no Planeta em um curto espaço de tempo, acelerada pela ação humana. Uma enorme pressão sobre a Terra: o Antropoceno.

O Planeta em seus 4,5 milhões de anos de existência já passou por vários ciclos na escala geológica, com devastações, sendo que a última ocorreu há 67 milhões de anos. Há uma teoria de que um asteroide atingiu o México há 65 milhões de anos, formando a cratera Chicxulub, e que provocou a alteração do clima e a extinção de espécies como os dinossauros. A era Mesozoica, dominada pelos répteis, foi seguida pela era Cenozoica – dos mamíferos – o que incluiu o aparecimento dos primatas.

Nessa nova era, as atividades dos seres humanos estariam influenciando as transformações no mundo, num ritmo acelerado. O modo de vida relacionado com a produção e o consumo está mexendo com o clima. E pode aumentar o risco de aquecimento. Contudo, a solidão continua a atormentar a eternidade do ser humano.

Falar em sustentabilidade hoje está complicado e vai envolver fortes mudanças de atitude de todos os seres humanos. A enorme desigualdade na distribuição das riquezas traz instabilidade política, econômica e social, e é preciso minimizá-la para evitar conflitos ainda mais sérios. Desenvolvimento sustentável demanda um esforço conjunto para a construção de um futuro com inclusão e resiliência para todas as pessoas em todo o Planeta.

As mudanças climáticas são um dos pontos centrais, pois ela já impacta a saúde pública, a segurança alimentar e hídrica, a migração, a paz e a segurança. E, se não for controlada, reduzirá os ganhos de desenvolvimento alcançados nas últimas décadas e impedirá possíveis ganhos futuros para as próximas gerações.” Hayrton Prado – Editor Qualidade Banas e membro da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ

Veja o sumário do conteúdo da Qualidade Banas que você pode acessar gratuitamente no link da revista:

Boa leitura e bons estudos!