O PRINCÍPIO DOS 3Rs PARA O CONSUMO CONSCIENTE – Semana do Meio Ambiente

Estamos na Semana do Meio Ambiente e na oportunidade o nosso blog Gestão e Resultados está apresentando pontos de reflexão, aprendizado e ação concreta nos fatores que podemos agir e fazer a nossa parte na melhoria do nosso meio ambiente.

Um dos pontos que mais chama a atenção da sociedade moderna é o lixo gerado em todas as áreas da ação humana. Devemos portanto ir além da preocupação com o lixo e partir para a AÇÃO efetiva de cada um de nós, das empresas, organizações diversas e também do governo com suas políticas públicas e ações que tratam da melhoria da Qualidade de Vida de todos nós cidadãos.

Hoje vamos lembrar a todos a importância e aplicação dos 3Rs como ferramenta prática agregada a nossa ação imediata.

Um caminho para a solução dos problemas relacionados com o lixo é apontado pelo Princípio dos 3R’s – Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Fatores associados com estes princípios devem ser considerados, como o ideal de prevenção e não-geração de resíduos, somados à adoção de padrões de consumo sustentável, visando poupar os recursos naturais e conter o desperdício.

 Reduzir

Significa consumir menos produtos e preferir aqueles que ofereçam menor potencial de geração de resíduos e tenham maior durabilidade.

Reutilizar

É, por exemplo, usar novamente as embalagens. Exemplo: os potes plásticos de sorvetes servem para guardar alimentos ou outros materiais. Baldes e embalagens de tecidos devidamente higienizadas são até mesmo revendidas no mercado para reaproveitamento em outras aplicações.

Reciclar

Envolve a transformação dos materiais para a produção de matéria-prima para outros produtos por meio de processos industriais ou artesanais. É fabricar um produto a partir de um material usado. Podemos produzir papel reciclando papéis usados. Papelão, latas, vidros e plásticos também podem ser reciclados. Para facilitar o trabalho de encaminhar material pós-consumo para reciclagem, é importante fazer a separação no lugar de origem – a casa, o escritório, a fábrica, o hospital, a escola etc. A separação também é necessária para o descarte adequado de resíduos perigosos.

O Instituto Akatu (www.akatu.org.br) sugere a inclusão de mais um R, que deve ser praticado antes dos 3Rs originais: Repensar, ou seja: refletir sobre os seus atos de consumo e os impactos que eles provocam sobre você mesmo, a economia, as relações sociais e a natureza.

A busca por materiais do tipo cartilhas, apostilhas e até mesmo livros em pdf pela internet oferece uma grande quantidade de informações nos temas da Sustentabilidade e Meio Ambiente que podem ser de uso em projetos de Educação Ambiental.

Para começarmos nossa ação ambiental que tal colocarmos em prática o método do 3Rs em nossas residências?

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *