Criatividade e Inovação – Vencendo os bloqueios nas organizações

Alguns anos atrás, aqui no Gestão e Resultados, fizemos um pequeno post sobre a questão dos desafios à criatividade e inovação nas organizações (empresas privadas e no setor público). O tempo passou (8 anos) e as dificuldades continuam, especialmente no tocante a velha e persistente resistência ao novo representado principalmente pelos grandes avanços da revolução digital. Muitos advogam mudanças mas poucos concordam em trabalhar neste sentido.

Bloqueadores e os novos Desafios

Vários são os bloqueadores da Criatividade e da Inovação, e um dos principais é o estilo AUTOCRÁTICO de gestão, ou o “manda quem pode, obedece quem tem juízo” – Nada mais ultrapassado! Luiz Carlos Cabreira, engenheiro, articulista e consultor na área da gestão de pessoas dizia e ainda diz, que o estilo autocrático de gerenciamento é na verdade um método de infantilização das pessoas, e que no mundo atual tal procedimento é completamente antiquado, embora ainda muito praticado pelas empresas e por “chefes egocêntricos” (os donos da verdade). É uma pena, pois quem sofre é a empresa que deixa de contar com a inteligência e motivação de todos os cérebros disponíveis para melhorar de forma contínua os resultados de qualidade, produtividade, inovação e competitividade. Simples assim!

Considerações aos gerentes líderes válidas para os tempos atuais

O quadro apresentado foi inspirado em palestra do Sr. Cabrera realizada nos anos 90 nas dependências da então Cia. Siderúrgica de Tubarão  e naquela época já se questionava a qualidade da abordagem gerencial levando-se em conta as transformações que o ambiente já experimentava. Os tempos atuais potencializam todos os fatores apresentados e exigem posturas totalmente adaptadas às exigências de um sistema (plataforma) em alta velocidade, respostas rápidas e crescimento exponencial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *