1851 – O Desafio de Pensar e Planejar essa “Tal Produtividade”.

Viajando pelo Brasil na prestação de consultorias nas áreas da Qualidade, Inovação e Produtividade me deparei com esta mensagem gravada em uma proteção de tecido no alto da poltrona de um voo da antiga TAM.  A mensagem da Pricewaterhouse & Coopers, de 2009, continua válida até hoje. Trata-se de um comportamento, entre vários outros, que impede que os planos tenham eficácia e efetividade na sua implementação e atingimento dos resultados.

Resistências a “abrir os olhos”, falta de tempo, imposições x trabalho de equipe, métodos inadequados… enfim, a lista é longa.

Qualquer pesquisa que se faça junto aos líderes (ou chefes) organizacionais (públicos e privados) iremos constatar, em grande parte, que chegamos até o final deste ano embrulhados nos problemas da rotina e que o plano para 2022 e anos seguintes ficou impossibilitado de ser concluído (por justificada falta de tempo).

Mas…. digamos que ainda há tempo. Einstein já dizia que a melhor técnica para as realizações é a VONTADE. Veja então, o quadro a seguir, dentro do estilo VALE A PENA VER DE NOVO (execução idem).

Os itens de 1 a 3 estão ligados ao PENSAR – problemas enfrentados, entre eles o cruel problema da COVID 19, (previstos ou não), o que deveríamos ter feito e o que realmente fizemos em termos de erros e acertos (tragédia para uns e aprendizado para outros). Em seguida a clássica pergunta: ONDE QUEREMOS CHEGAR? e qual é a métrica definida para as metas e desafios?

Os passos de 4 a 6 dão base para que as Metas/Desafios possam efetivamente ocorrer com relativo sucesso. Vamos em frente:

Neste bloco temos o fechamento do fluxo do planejamento focado no CLIENTE. Na visão do macro processo organizacional nós temos que fazer o alinhamento do plano em duas situações: 1. O que o cliente quer e precisa (Marketing In), e 2. O que o cliente não pediu mas que fará enorme diferença em sua vida e necessidades futuras (Product Out). Na primeira situação nós estamos falando do marketing tradicional e mesmo sendo tão óbvio ainda temos muitas dificuldades em realiza-lo. A segunda situação tem relação direta com Inovação em produtos e serviços ao cliente. O entendimento e prática das duas situações, com sucesso, vai depender novamente da nossa disponibilidade de tempo e competência para gerir todo o sistema.

Concluindo: Abra os olhos e defina tempo e prioridades para assegurar que sua organização, sua empresa irá atingir o sucesso, mesmo que hoje seja mais lento, mas que seja na DIREÇÃO CORRETA. Dificuldades aparecerão, mas com planejamento e total aplicação, poderão ser vencidas.

Aproveitamos o momento para deixar nossa reflexão de Natal e Ano Novo para nossos leitores do Blog Gestão & Resultados:

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