1.853 – A Importância do “Feedback” no Processo de Gestão

Vivemos um momento de grande importância para as relações humanas e suas influências no ambiente de trabalho onde, mais do que nunca, dependeremos das pessoas para empreender uma revolução nos planos das organizações e conquistas de seus objetivos.

Neste final de ano e início de um novo (2022), recebemos um verdadeiro presente do amigo Gianello nos repassando este importante tema para a reflexão e ação dos nossos seguidores. Vamos ao artigo:

O gestor de uma empresa deve utilizar o processo de feedback como um instrumento valioso para promover em seus subordinados e em sua equipe eficiência e eficácia nas atividades a serem desenvolvidas, conscientizando sobre a entrega dos seus objetivos e informações sobre a sua postura comportamental e profissional.

Sabemos que esta atividade do gestor requer: conhecimentos e habilidades e o momento exato de sua aplicação, cada indivíduo reage de forma diferente a este processo.

Atualmente é recomendado a sua aplicação de forma reversa, onde está previsto um relacionamento e posicionamento de ambas as partes objetivando uma comunicação mais assertiva e produtiva entre a gestor e o subordinado.

Sendo o processo de FEEDBACK uma metodologia de melhoria de relacionamento e comunicação nas estruturas empresariais deve ser aplicado corretamente e de comum acordo entre as partes.

Vamos conhecer algumas regras que facilitam sua aplicação:

1 – O FEEDBACK deve ser aplicado de forma descritiva e evitando julgamento e acusações

2 – Utilizar dados e fatos ocorridos ou situações comprovadas, e as observações deverão ser referentes a aquilo que vimos ou ouvimos e com conhecimento e ciência dos fatos, sem julgamentos.

3 – O objetivo é ser útil as partes, tanto o emissor quanto ao receptor e vice-versa, visando harmonia nos relacionamentos e na gestão.

4 – Promover transparência, confiança e trazer situações positivas, duradouras, crescimento profissional, retenção dos talentos e pertencimento à estrutura.O FEEDBACK para ser eficaz deverá:

*  Proporcionar entendimento mútuo da proposta e pontos a serem discutidos.

*  Aceitação de ambas as partes e cumprimentos dos acordos.

* Existir crescimento profissional e evolução dos relacionamentos pessoais e profissionais.

Nós especialistas/professores focados na Gestão de Pessoas, oferecemos em nossos cursos de liderança ou gestão amplo conhecimento sobre esta metodologia, desenvolvendo essas habilidades e competências para a condução focada em resultados para empresas e para os colaboradores.

O amigo e Prof. Luiz Carlos Gianello é colaborador assíduo do nosso Blog Gestão & Resultados. (veja no instrumento de busca do Blog outros artigos do amigo Gianello).

Um comentário em “1.853 – A Importância do “Feedback” no Processo de Gestão”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *