1.912 – O Poder e a Nova Lógica da Liderança

Hoje dentro das comemorações da Semana da Mulher promovida pelo nosso blog Gestão e Resultados temos a presença marcante da nossa amiga, Neuza Chaves, com quem dividimos a paixão pela Qualidade a partir dos movimentos mineiros da União Brasileira pela Qualidade – UBQ.

Vamos ao texto fantástico da amiga Neuza Chaves:

“Ao longo da minha estrada ajudando a desenvolver líderes nas mais variadas organizações, fui registrando observações sobre os fatores que influenciam uma liderança bem sucedida. Há muitos recorrentes, mas o que mais impacta pessoas e resultados é a maneira como a liderança utiliza o poder.

O poder sempre motivou lideranças no campo religioso, político, empresarial, social, enfim, desconheço onde ele não seja um grande atrativo. Ele está sempre revestido da dualidade do bem e do mal dependendo de como é usado. O que coloca o poder a favor das pessoas e dos resultados da organização, são os valores que o embalam. Se os valores forem praticados incondicionalmente, a liderança saberá influenciar, engajar e compartilhar propósitos entre todos os stakeholders do negócio. Isto é o novo poder.

O poder não vem mais do crachá, nem de indicações, promoções, etc. Ele vem da habilidade da liderança em influenciar, engajar no propósito e nas causas que defende.

Este novo poder é uma quebra aos modelos tradicionais de hierarquia e controle centrados na figura do líder como um “herói”. É um modelo de liderança baseado em colaboração, diálogo, troca e desenvolvimento integral dos profissionais. Para fins didáticos, elaborei uma figura para contracenar as características de um e de outro, lembrando que as situações que desafiam as organizações não permitirão que seja praticado unicamente o novo poder.

A nova lógica da liderança posiciona as pessoas no centro do negócio e se estabelece a partir de valores e práticas que modificam a gestão fazendo com que os resultados sejam alcançados sem a rigidez do comando e controle, pela colaboração e autorresponsabilidade.

Tudo está mudando tão rápido que será vital  que as novas lideranças assumam desde o início a sua trilha de desenvolvimento para desempenharem seu papel alinhada às demandas deste novo tempo. É preciso se alfabetizar em pessoas. Não existem resultados sem elas.

No meu novo livro, O poder e a nova lógica da liderança, disponibilizo caminhos e ferramentas úteis, desde a transição para uma posição de liderança até a rotina com a equipe, incluindo os momentos de avaliação e feedback, como um guia para as lideranças que decidem ser extraordinárias.

Este livro contém relatos de vivências de diversos líderes ao longo de sua carreira por meio de entrevistas e pesquisas que me permitiram reunir os desafios mais recorrentes e propor alguns caminhos para que as lideranças atuais e do futuro. O objetivo é que  possam construir uma nova lógica a partir de uma revisão da sua forma de se relacionar com as pessoas no mundo do trabalho, redesenhando a gestão de si mesmo, das pessoas, da gestão e do negócio.

É um recurso valioso, mas as lideranças precisam ativar o autoconhecimento e o aprendizado contínuo, para buscarem outros recursos que as ajudem a discernir e decidir em um cenário instável e imprevisível.

Uma liderança extraordinária está sempre em movimento,se atualizando sobre o mundo e aprendendo continuamente a harmonizar trabalho e felicidade. Por que se sentir ou fazer as pessoas sentirem que estão cumprindo uma sentença no trabalho se podem pertencer a um ambiente sem medo, inclusivo,  no qual elas importam e são ouvidas? Líderes que promovem a felicidade são também mais felizes e mais saudáveis, seus resultados são obtidos a um menor custo e são sustentáveis.

Não sabemos quais serão as novas crises e surpresas que virão, mas sabemos que o  mundo vai precisar de lideranças que aprendem continuamente e estão comprometidos em desenvolver aquelas pessoas que não estão prontas.”

Neuza Chaves

Mestre em Administração Profissional, Especialista em Gestão Empresarial e Desenvolvimento Humano, Consultora Senior Advisor associada à Falconi onde atua nos Comitês de Gente e da Cultura e parceira da Unidade Falconi Gente. Ocupou cargos de liderança em empresa de grande porte, foi Presidente da União Brasileira para a Qualidade, é Palestrante, Mentora de executivos e Conselheira voluntária em organizações do terceiro setor. É autora de vários livros, entre os quais:  “Soluções em Equipe”, “Equipes de Melhoria Contínua”, “Esculpindo Líderes de Equipes”, “Meritocracia” ,“O poder e a nova lógica da liderança” e coautora do “ Graduação para o Mercado de Trabalho”, “Gestão para Resultados na Educação” “ O desafio do Impossível” .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *