1.938 – A importância da Engenharia e Agronomia para um novo Brasil

Evento reúne mais de 6 mil profissionais de engenharia e agronomia em Gramado RS

78ª Semana Oficial de Engenharia e Agronomia – SOEA,  aconteceu entre 08 e sexta-feira, dia 11 de agosto, no centro de eventos Serra Park, em Gramado RS. Veja destaque do CORREIO DO POVO.

Texto de Camila Souza do CORREIO DO POVO – Porto Alegre RS.

“78ª Semana Oficial de Engenharia e Agronomia  no Serra Park – Gramado.

Gramado se tornou palco de debates de inovação e tecnologia. A 78ª Semana Oficial de Engenharia e Agronomia (SOEA) chegou ao final, nesta sexta feira passada, dia 11 de agosto, no espaço de eventos do Serra Park, reunindo mais de 6 mil participantes de todo o país. O evento ofereceu uma programação diversificada para profissionais e estudantes. Esta edição é realizada pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (Crea-RS) e Mútua”

PRESENÇA DOS PROFISSIONAIS DO ES

Organizados pelo CREA a delegação capixaba esteve presente com profissionais das engenharias, agronomia e geotécnicos com seus respectivos líderes, com mais de 450 participantes. Nesta oportunidade, destaca-se a sinergia da MÚTUA ES, que trouxe 8 convidados,  atuando organizadamente com parceiros, temas técnicos e expositores em toda a feira, focando novos conhecimentos e práticas inovadores dentro do contexto e propósito do evento.

COMENTÁRIOS DO CREA ES

Recorde de público e inovação tecnológica marcam a 78ª SOEA. Com o tema “A Importância da Engenharia na Soberania Nacional”.

A programação do evento contou com nomes de destaque da área para tratar de tecnologia e inovação em mais de 78 painéis e 157 palestras. Inteligência artificial, metaverso, ESG, sequestro de carbono, engenharia espacial, sustentabilidade e cultura digital.

“Gramado se tornou um celeiro de tecnologia ao reunir profissionais para discutir o que há de mais moderno no nosso país. Somos um sistema tecnológico e como tal devemos estar à altura de nossos profissionais registrados” afirmou a anfitriã do evento, Nanci Walter, presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (Crea-RS).

COMENTÁRIOS CONFEA

O presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), engenheiro Joel Krüger, ressaltou a importância e a grandiosidade do evento para o cenário tecnológico. “Fizemos o maior evento da nossa história. A 78ª SOEA alcançou o maior número de participantes de todos os tempos. Todas as unidades federativas estiveram presentes para discutir temas estratégicos para as nossas profissões e para o país. Durante os quatro dias os auditórios ficaram lotados, o que confirma o acerto nos temas propostos. Podemos dizer que durante esses dias tratamos aqui dos grandes temas de interesse da engenharia, da agronomia e das geociências. Todos eles de grande interesse para a nossa sociedade. Com essa SOEA de Gramado, o Sistema Confea, Crea e Mútua discutiu o presente e apontou caminhos que de fato podem ajudar o país a conquistar mais soberania em áreas estratégicas do desenvolvimento nacional”, concluiu Joel Krüger.

2024 – SERÁ O 79 SOEA NA BAHIA

Na cerimônia de abertura, foi anunciada a sede da próxima edição da Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia: Bahia. Em 2024, Salvador será a próxima cidade a receber engenheiros, agrônomos e geocientistas na 79ª SOEA.

PARTICIPAÇÃO HISTÓRICA

Na edição deste ano, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) representou a engenharia capixaba com uma comitiva composta por mais de 450 pessoas. Os contemplados com a participação na Semana tiveram a oportunidade de atualizarem seus conhecimentos e compartilhar experiências com profissionais de todos os estados brasileiros, fomentando a movimentação e a qualificação do setor.

“Fizemos história na SOEA! Nossa comitiva foi atuante em todos os dias do evento, podendo se aperfeiçoar com todas as atividades que estiveram à disposição dos participantes. Nosso objetivo foi contribuir para a atualização dos nossos profissionais capixabas e consequentemente movimentar a área tecnológica do nosso estado”, celebrou o presidente do Crea-ES, engenheiro Jorge Silva

AÇÃO DO CREA RS, ANFITRIÃO DO 78 SOEA

Nanci Walter, engenheira ambiental e presidente do Crea-RS, destaca que o número de participantes superou as expectativas. “Não imaginava que teria tanta procura dos profissionais de todo o Brasil vindo pra cá. Encerramos as inscrições com mais de um mês de antecedência”, conta.

A 78ª edição traz alguns diferenciais em relação às edições anteriores entre eles um estande do Programa Mulher, instituído em 2019. “Fiz a SOEA pensando em tudo que gostei, com meus olhos de engenheira e de participante, nas outras edições que fui, pensando em tudo que não gostei também”, diz.

Outra novidade são as dezenas de estações de trabalho. Nanci destaca que ainda que estejam participando do evento, os profissionais ainda precisam cumprir suas demandas. “A maioria de nós somos profissionais liberais, precisamos entregar nossos projetos e não deixar de atender nossos clientes”, explica.

Pensando nisso, a engenheira também propôs mais locais de descanso para esta edição. “A gente precisa ter mais espaços acolhedores, já que o mundo não é tão acolhedor, ainda mais para nós mulheres. Tenho isso muito forte comigo”, afirma. Para Nanci, o evento acontecendo no território gaúcho é um sonho realizado: “Se a SOEA terminasse hoje (09/08), eu já estaria feliz. Sinto um orgulho imenso.”

DESTAQUE MARCELO TAS – reflexão sobre inovação e criatividade na era digital – Gramado, 10 de agosto de 2023.

Dando continuidade à programação da 78ª Soea, na manhã da Quinta Feira (10/8), o comunicador e engenheiro civil Marcelo Tas trouxe uma palestra inspiradora e enriquecedora sobre inovação e criatividade na era digital. Com sua experiência, Tas destacou a importância de se adaptar às mudanças rápidas que a tecnologia traz consigo.

Durante sua apresentação, ele abordou como a criatividade se tornou uma habilidade fundamental em um mundo cada vez mais digitalizado. Discutiu como as tecnologias têm impactado nossas vidas, e como os profissionais, incluindo engenheiros, agrônomos e geocientistas, podem explorar esse cenário para promover soluções inovadoras.

O PAPEL DA ENGENHARIA

“A engenharia para mim é uma ciência capaz de resolver problemas de um jeito muito particular. O engenheiro é capaz de olhar para um problema e fatiar ele em pedaços, como diz o tema da 78ª Soea, é algo estratégico para a soberania, de uma cultura, de uma nação”, disse Tas.

INOVAÇÃO E TRABALHO EM EQUIPE

A palestra também ressaltou como a colaboração e o compartilhamento de ideias são facilitados pela era digital. Através de exemplos práticos e histórias inspiradoras, Marcelo Tas mostrou como a inovação pode ser impulsionada pela diversidade de perspectivas e pelo trabalho em equipe. “Hoje você vê essa diversidade tomando conta da engenharia, o quanto que a diversidade de raça, de credos, de gênero, de classe social, significa também criatividade, melhores olhares, e olhares diversos favorecem as soluções dos problemas”.

Ao falar de tecnologia Marcelo Tas ainda refletiu sobre o desafio para a engenharia frente a era da inteligência artificial em que estamos inseridos, uma vez ela acelera bastante todos os processos anteriores. “Vejo muita gente apavorada com esses cenários que são criados e podem acabar perdendo o melhor que existe, que é descobrir como que essas ferramentas já estão sendo utilizadas e podem nos ajudar a fazer as atividades de uma forma melhor, mais sustentável, com criatividade e, principalmente com uma democratização do uso dessas ferramentas”, pontuou Tas. Fonte: CONFEA.

O palestrante afirma que se adaptar às constantes inovações, saber se comunicar de maneira assertiva e também ser um bom ouvinte é de extrema importância quando se trata da aceleração das mudanças ocorridas no mundo digital. “Olha, se eu puder deixar um conselho, é praticar o verbo ‘ouvir’, nós vivemos em uma era de muito ruído, muita informação disponível, então, você tem que calibrar o seu ouvir, você tem que não só escolher o que você ouve, mas como você ouve, com que tempo você ouve, e decide onde e com quem passar o tempo que você tem para conhecer, para trocar, principalmente conhecimento, estamos em uma era de colaboração, então não tem ninguém que seja capaz de construir coisas sozinho, tem que ser em colaboração, por isso, ouvir é muito importante”, afirma o comunicador.

Em suma, a palestra de Marcelo Tas na 78ª Soea trouxe uma visão empolgante sobre como a inovação e a criatividade podem ser alavancadas na era digital, oferecendo insights valiosos para profissionais de diversas áreas, incluindo engenheiros, agrônomos e geocientistas, que buscam se adaptar e prosperar no cenário tecnológico em constante evolução.

Fontes: Abigail Cardoso (Crea-MA) Edição: Beatriz Leal (Confea) Equipe de Comunicação da 78ª Soea Fotos: Studio Feijão e Lentilha

AGRADECIMENTO ESPECIAL MÚTUA – ES

Nosso agradecimento ao Diretor Administrativo Douglas Muniz, nossa Diretora Geral, Leila Issa e o Diretor Financeiro, Eduardo Luis pela ação e visão estratégica no fomento à participação dos convidados selecionados pela Mútua ES neste grandioso evento.

NÃO DEIXE DE ASSISTIR AS PALESTRAS EM VÍDEO

Endereço: https://www.youtube.com/playlist?list=PLfkPrNcW92dp7Qq7A70IIx2uppZTAUsSp

Um comentário em “1.938 – A importância da Engenharia e Agronomia para um novo Brasil”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *