1.947 – 10 Mandamentos da Melhoria Contínua do Ser Humano – Kaizen

“Mais e mais pessoas na força de trabalho e, mais que todos, os trabalhadores do conhecimento precisarão GERENCIAR A SI MESMOS. Eles terão de se colocar onde possam fazer a maior contribuição possível, aprender a se desenvolver e a permanecer jovens e mentalmente vivos durante uma vida profissional de 50 anos. Terão de aprender também como e quando MUDAR o que fazem, como e quando.” Peter Drucker – Desafios Gerenciais para o Século XXI – Pioneira.

Como mudar para melhor? Vejamos os 10 mandamentos no modo Kaizen

1- Hoje é o dia mais importante da sua vida. Não o sobrecarregue com lembranças dolorosos do ontem, nem com temores covardes do amanhã. Viva o dia de hoje com entusiasmo e harmonia.

2- Construa você mesmo sua Vida. Não permita que opiniões e erros alheios o conduzam ao fracasso. Você é o arquiteto das suas próprias realizações. Lembrarão de você pelo que produziu e não apenas pelo esforço.

3- Irradie amor, carinho e simpatia. Não guarde seus tesouros espirituais, pois, quanto mais alegria e amor espalhar, mais feliz será. Quanto mais oferecer, mais receberá.

4- Não espere pelos outros, tenha iniciativa. Sua grande fonte de energia está em si mesmo- se souber utilizá-la verá quanto já és próspero e forte.

5- Seja pontual, sincero e exigente consigo mesmo. Quem não se disciplina desperdiça tesouros de energia física e mental, acabando por destruir-se. Lembre-se que o tempo deve ser usado com sabedoria, e que o tempo não é dinheiro, TEMPO É VIDA, portanto aproveite bem a sua VIDA enquanto ainda há tempo.

6- Cuide de seu corpo e sua mente, conservando ambos sadios. Como os males de um se refletirão no outro, os dois merecem, por igual, ter cuidado e grande dedicação. Alimente sua mente com pensamentos positivos e saudáveis para que os resultados sejam refletidos em seu corpo e em suas atitudes.

7- Tenha paciência. Jamais duvide da vida, a vitória pertence aos que sabem esperar o momento certo de agir. Não tenha pressa, tudo tem seu tempo. Como dizia o pensador: … “HÁ DOIS PECADOS CAPITAIS, DOS QUAIS DERIVAM TODOS OS OUTROS: A IMPACIÊNCIA E A PREGUIÇA. DEVIDO A IMPACIÊNCIA FOMOS EXPULSOS DO PARAÍSO; DEVIDO À PREGUIÇA, NÃO CONSEGUIREMOS RETORNAR A ELE”  Franz Kafka

8- Fuja da extravagância e do desperdício. Os dois são próprios do desequilíbrio na vida. Viver economizando os recursos e preservando nosso meio ambiente é um bem inestimável.

9- Faça diariamente uma avaliação de sua vida. Veja o que realmente deve dar importância, se não está esperdiçando seu tempo com coisas inúteis como preconceitos e ressentimentos, pois tudo gira em torno da paz e harmonia.

10- Ao tomar uma decisão consistente e livre, jamais se afaste dela. Seja seguro em suas decisões. Saber querer é a base para vencer. Com otimismo, fé, luta e coragem tudo se resolve.

Enfim…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *