1.950 – A Filosofia Kaizen através da prática do Método 5S – Vamos praticar?

Ômar Souki – Engenheiro, escritor de vários livros, consultor/palestrante e parceiro da nossa União Brasileira para a Qualidade e Inovação. ES e do Blog Gestão e Resultados. Veja foto ao lado comemorando o dia do Empreendedor – 5 de Outubro.

Hoje melhor que ontem; amanhã melhor que hoje. Essa é a filosofia kaizen que, em japonês, significa aprimoramento contínuo. Tem sido utilizada pelas empresas japonesas com grande êxito. Mas seu alcance não se limita apenas ao mundo empresarial. É um conceito que pode ser aplicado a nossa própria vida. Na prática, consiste de 5 passos, que ganharam o nome de 5 Ss, devido aos seus nomes em japonês: 01. Senso de utilização (Seiri); 02. Senso de organização (Seiton); 03. Senso de limpeza (Seiso); Senso de padronização (Seiketsu); Senso de disciplina (Sheitsuke).

Foto, a seguir,  dos quadros do 5S em formato A3 para exibição nas empresas nas áreas de trabalho e salas de treinamentos.

O senso de utilização diferencia o necessário do desnecessário. Por exemplo, procuro retirar do meu escritório qualquer coisa que possa me distrair. Consiste em verificar todas as ferramentas e materiais necessários para um certo tipo de trabalho. Todo o resto é guardado ou descartado. Reduz os obstáculos a realização de nossas tarefas.

O senso de organização se refere à ordem das ferramentas e materiais que serão utilizados. No meu caso, deixo em cima de minha mesa apenas os livros que utilizarei durante uma jornada de trabalho. Colocando ferramentas e equipamentos onde serão utilizados, conseguimos eliminar movimentos desnecessários.

O senso de limpeza: manter o mais limpo possível o nosso local de trabalho. “É a eliminação da sujeira sob todos os aspectos, incluindo a boa preservação dos equipamentos, ambiente de trabalho limpo, com agradável sensação de bem-estar e eliminação de estoques desnecessários” (tuliomartins.com.br). Nas empresas japonesas a limpeza é uma atividade cotidiana. No fim de cada jornada limpa-se o ambiente e tudo é recolocado em seus devidos lugares. Dessa forma, torna-se mais fácil localizar o que é essencial. A limpeza deve ser considerada como parte do trabalho e não como uma atividade a ser realizada quando as coisas estiverem sujas e fora do lugar.

O senso de padronização, além de incluir uma rotina de limpeza, revisão e manutenção, inclui cuidados com a aparência e a saúde dos colaboradores. Como escritor, passo longas horas parado, lendo e escrevendo, portanto, é essencial que eu dedique uma parte do dia—aproximadamente uma hora e meia—aos exercícios físicos.

“Abordando o aspecto da saúde, dois pontos são importantes. Sobre a aparência física alguns cuidados com cabelo, barba e unhas são importantes. Roupas e sapatos que condizem com o meio empresarial são necessários para a passagem de credibilidade. Ademais, a saúde física também é importante” (quimicajr.com.br).

Por último, devemos contemplar o senso de disciplina. Durante a semana mantenho, na medida do possível, a rotina de ir à missa, exercitar-me e escrever. Disciplina inclui o compromisso moral, mental e físico de executar os quatro passos anteriores. Manter o nosso ambiente tanto de casa quanto de trabalho apenas com o necessário, bem-organizado e limpo é essencial. E, para aumentarmos nosso pique, precisamos de estar constantemente investindo na padronização de nossas atividades, assim como em nossa saúde emocional, espiritual, mental e física.

Em suma, o kaizen brotou da sabedoria milenar japonesa e se espalhou pelo mundo como uma forma de agir que estimula não só a produtividade, mas também uma excelente qualidade de vida. Destruídos depois da segunda guerra mundial, os japoneses—seguindo à risca essa filosofia—conseguiram, não só reconstruir o seu país, mas também tornar-se uma das nações mais prósperas do planeta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *