CAMINHOS PARA A PRODUTIVIDADE – investimentos na Gestão

Empresas que adotam um modelo de GESTÃO DA QUALIDADE tem em sua estratégia administrativa os 4 elementos acima, ou seja,

1. Vigoroso sistema de OBJETIVOS E METAS oriundo das bases do seu Planejamento Estratégico e desdobrado até ao nível da execução. Aqui, voltamos a lembrar do velho filósofo grego, Sêneca, “Só há vento favorável para quem sabe aonde quer ir”.

2. Instituição do uso do método de Melhorias Contínuas – Kaizen. Ampla capacitação para a CRIATIVIDADE, INOVAÇÃO e FERRAMENTAS DA QUALIDADE tendo como objetivo a solução de problemas, prevenção e melhoria de processos e produtos. A participação de 100% dos funcionários é peça chave. Movimentos do tipo CÍRCULOS DE CONTROLE DA QUALIDADE, Grupos Participativos e Thinking Groups são muito bem vindos. Por falar no assunto, no próximo dia 02 de Agosto acontece na AERT – VALE, o ENCONTRO ESTADUAL DE CCQ do Espírito Santo. Participe!

3. MÉTODO – o guru consultor, Vicente Falconi, bate sempre nesta tecla: O grande trunfo do gerente é saber usar Método, que vem do grego: META – direção, e Hodós: Caminho. Recomenda que todos os lideres na empresa sejam devidamente capacitados no uso contínuo do método e aqui ressalta a prática do PDCA – Planejar, Desenvolver ou Executar, Controlar e Agir nas melhorias. O uso do método PDCA é garantia de redução de perdas e melhoria da eficácia da gestão em qualquer tipo de organização.

4. Educação e Treinamento – Lembrando da junção de Educação – Preparar a pessoa para a vida (formar caráter e cultura) com Treinamento (adquirir habilidades técnicas). A união dos dois nos leva a formação do ser humano pleno e útil para a sociedade, consequentemente para a empresa também. De uma forma geral as empresas de ponta tem investido mais de 100 horas em educação e treinamento para seus empregados, e a pergunta que fica aqui é a seguinte: A sua empresa/organização tem investido quanto?

3 Respostas para “CAMINHOS PARA A PRODUTIVIDADE – investimentos na Gestão

  1. Parabéns pelo Blog Getúlio, conheci à pouco tempo, mas irei acompanhá-lo seguidamente.
    Posso reproduzir este artigo no meu blog, citando você e seu blog ? Achei este artigo muito rico para quem busca aprofundar os conhecimentos de Gestão da Qualidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *