Folha Business trará Presidente da Câmara dos Deputados a Vitória na próxima semana
Apesar do crescimento econômico vivenciado pelo Espírito Santo na última década, a produtividade das empresas capixabas não acompanhou essa ascensão, em média. Segundo dados do Ideies, a produtividade das indústrias do estado, responsáveis hoje por um terço do PIB capixaba, recuou quase 13 pontos percentuais desde 2007. Em busca de expandir sua capacidade de gerar riqueza, empresas capixabas investem em novas metodologias e processos para elevar sua produtividade. Confira alguns exemplos a seguir.
Quem atua em um mesmo negócio há muitos anos, tem dificuldade em enxergar os gargalos e falhas que se acumularam ao longo dos anos, que prejudicam a produtividade da empresa. Isso é o que afirma Alexandro Alves, sócio da Destra, empresa capixaba especializada em móveis planejados de alto padrão. “Gerir uma empresa é como um jogo de xadrez. Quem está jogando muitas vezes não consegue ter um olhar mais amplo e perceber como pode ser melhor”, completa Alexandro.
Para solucionar os gargalos da Destra, Alexandro investiu em uma consultoria em gestão para aplicar o Lean Manufacturing, metodologia japonesa de produção enxuta levada à empresa pela Consultoria em Produtividade da Federação das Indústrias do ES (Findes), como parte do pacote de serviços Avança Mais.
“Durante a análise na Consultoria em Produtividade, descobrimos gargalos, movimentações desnecessárias. Recebemos orientações sobre como corrigir essas falhas e, após a implementação de melhorias, ganhamos velocidade na produção. Com o mesmo número de máquinas e funcionários, registramos um aumento de 30% em nossa produtividade”, aponta o sócio da Destra.
Essa metodologia, desenvolvida pelo Senai ES, usa a gamificação dos conteúdos e implementação das ferramentas de melhoria dos processos produtivos aprendidas sob orientação presencial de consultor especializado na empresa.
A Indústria de rações animais, Alinutri, também recebeu apoio do pacote de serviços Avança Mais para manter um funcionamento contínuo mesmo em meio à pandemia: a Consultoria para os Riscos da Covid-19.
“Por sermos uma indústria de rações, mantivemos nossas atividades durante a pandemia. Para tornar isso possível, recebemos uma consultoria de enfrentamento à covid-19 por meio do Sesi. A equipe avaliou todas as instalações da nossa planta e elaborou um roteiro de implementação de ações, para que a rotina de produção pudesse ser mantida de forma segura, inclusive trazendo medidas que já tinham sido provadas eficientes em outras indústrias”, afirma Raisa Santos, coordenadora de Saúde e Segurança da Alinutri.
Além da Consultoria em Produtividade e Consultoria para os Riscos da covid-19, o pacote de serviços Avança Mais, da Findes, ajuda empresas capixabas a se tornarem mais produtivas por meio de programas como o Emprega Mais, que qualifica trabalhadores desempregados e requalifica profissionais da empresa.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória