Maratonista mais velha do mundo morre aos 94 anos nos Estados Unidos

A americana Harriette Thompson, que entrou para o Guinness Book of World Records por ser a mulher mais velha a correr uma maratona, morreu aos 94 anos. A idosa estava entregando presentes durante uma ação social, quando sofreu uma queda e ficou internada desde o dia 06 de outubro.

Thompson concluiu sua primeira maratona aos 76 anos de idade. Em 2015, aos 92 anos de idade, entrou para o livro mundial dos recordes como a mulher de mais idade a completar uma prova de 42 km. O percurso foi feito em 7h24min36seg.

Na ocasião, ela cruzou a linha da chegada da Rock’n’Roll Marathon ao lado do filho, e desbancou, aos 92 anos e 65 dias de idade, o recorde de Gladys Burrill, de 92 anos e 19 dias, que obteve a marca anterior em 2010, na Maratona de Honolulu.

Mas essa não foi a primeira vez que ela conquistou um recorde. Em 2014, Harriette Thompson concluiu uma maratona em 7h07min42seg, marca inédita alcançada por mulheres acima de 90 anos. No início de 2017, a americana estabeleceu outra grande marca e se tornou a mulher mais velha a completar uma meia maratona.

Além de vencer os desafios da idade, a maratonista lutava contra um câncer de boca e, após perder amigos, familiares e o próprio marido para o câncer, se tornou uma grande apoiadora de Organizações Não-Governamentais (ONGs) de combate à doença. Ela, inclusive, teria ajudado a levantar mais de US$ 100 mil para projetos voltados para pacientes com câncer.

Além de recordista e maratonista, Thompson também era uma talentosa pianista, tendo inclusive se apresentado no Carnegie Hall. Era uma inspiração para os americanos de todas as idades.

Em 2015, ela disse: “Eu nunca pensei que na minha idade eu pudesse inspirar ninguém. Mas eu fazia com que as pessoas passassem por mim ao longo da maratona e dissessem” você é a razão pela qual estou correndo”.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *