Professor dá dicas para melhorar na corrida e evitar lesões

Nei Robson

Com o calendário de corridas bombando, a tendência é que cresça ainda mais a quantidade de “viciados em correr”. Mas é preciso ficar atento nas dicas para melhorar na modalidade e evitar lesões. Quem trata do assunto é o professor de Educação Física Nei Robson, do Grupo NR Esportes.

Benefícios

A corrida traz inúmeros benefícios para todo o corpo, melhorando o sistema cardiovascular,  contribuindo para o controle do peso,  promovendo o alívio do estresse, entre outros. Os principais são:

Melhora o condicionamento cardiorrespiratório
Regula as taxas sanguíneas;
Melhora a resistência muscular dos membros inferiores;
Aumenta a produtividade;
Regula a insônia.

Preparação

É de suma importância o trabalho dos músculos mais importantes da corrida, que são os músculos propulsores, como panturrilha, quadríceps e glúteos. Esses músculos, quanto mais fortes e ativos estiverem, conseguem evitar mais a sobrecarga muscular.

Adequar os volumes dos treinos (duração e intensidade) tanto da corrida quanto do treinamento de força, ter uma periodização adequada dos treinos e dar o descanso correto são essenciais para evitar o aparecimento de lesões e ocasionar o overtraining.

A orientação de um profissional capacitado para intervir, avaliar e orientar as sessões de atividades é de grande valia. Acredito que três vezes na semana, tentando intercalar, dando 48 horas de descanso, fazendo segunda, quarta e sexta ou terça, quinta e sábado, para dar um descanso também pras articulações.

Lesões

Elas podem ocorrer pelo uso do tênis inapropriado, falta de alongamento, postura errada, falta de descanso e até mesmo o excesso de treino.

Há algumas dicas para melhorar o desempenho na corrida e evitar lesões:
– volume e intensidade de treinos adequados
– alimentação saudável
– dormir cerca de 8 horas por noite
– fortalecimento muscular
– planejamento de treinos
– semanas de treinos regenerativos
– período de transição entre provas
– consistência de treinos.

Outras modalidades para conciliar

Indico fazer um trabalho bacana de fortalecimento, alongamento e mobilidade nos dias alternados para evitar lesão e não machucar. Reforço sempre o cuidado de não sair correndo todo dia e correr atrás do prejuízo.

A saúde muscular é fundamental na vida do atleta, pois um músculo fraco pode acarretar diversos tipos de lesões, das mais leves até as crônicas, podendo até impossibilitar a prática do esporte. A lesão muscular é muito mais comum do que se imagina e, na grande maioria dos casos, acontece por excesso, controle inadequado da carga de treino.

Por isso, é importante que todo atleta tenha um acompanhamento com profissionais da saúde para saber seus limites e treinar de forma segura. Treinar pesado só será um problema se você não estiver preparado para isso! Vale ressaltar ainda que a lesão prévia é um dos fatores de risco mais associados à ocorrência de lesões musculares.

Prevenção

Portanto, o melhor remédio é sempre a prevenção. O estiramento é a lesão muscular mais comum e mais leve. É caracterizada pelo excesso de alongamento das fibras musculares. Em outras palavras, é como se esticasse demais as fibras, machucando-as. Geralmente, isso acontece por excesso de carga nos treinos e o desconforto pode ser sentido no pós-treino.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *