Dez anos depois, Cetaf vai voltar a participar de competição nacional de basquete

Equipe canela-verde vai disputar a Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB), principal competição de base do País, a partir de junho

Boa notícia para os amantes da bola laranja no Espírito Santo! O basquete capixaba está novamente inserido nas competições nacionais da modalidade. Dez anos após a sua última participação no Novo Basquete Brasil (NBB), o Instituto Viva Vida (IVV)/Cetaf voltará a participar de uma competição nacional este ano.

A reestreia da equipe de Vila Velha será na Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB), principal competição de base do País – para atletas até 22 anos. Organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA e o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), o torneio vai reunir 24 equipes e começará a ser disputada em junho.

A ideia de recolocar o IVV/Cetaf nas competições já vinha se fortalecendo nos últimos anos, mas ganhou ainda mais força em 2022, depois que o time conseguiu bons resultados nos campeonatos nacionais de base. A equipe foi campeã do Campeonato Brasileiro Interclubes Sub-19, disputado em agosto do ano passado, na Serra.

Segundo Felipe Azevedo, ex-atleta profissional e coordenador geral do Instituto Viva Vida, o retorno é muito positivo para o Espírito Santo e também para os atletas.

“Todo o trabalho que tem sido feito pelo IVV/Cetaf é voltado para recolocar o Espírito Santo como protagonista no cenário esportivo nacional. Ano passado, conseguimos trazer dois campeonatos para o Estado e, este ano, serão quatro campeonatos em solo capixaba. O retorno do Cetaf ao LDB vem coroar este trabalho de reestruturação do esporte e também para prestigiar essa geração super talentosa que temos atualmente. Poder ofertar a esses meninos a possibilidade de jogar um campeonato nacional e se desenvolver no esporte morando no Estado é muito importante para nós”, explicou Azevedo, que fazia parte do elenco do Cetaf no NBB há 10 anos.

A equipe capixaba que vai participar do LDB já conta com 15 atletas, com idades entre 20 e 17 anos. No entanto, visando se reforçar ainda mais para a disputa do torneio, existe a probabilidade de novos nomes chegarem para fortalecer o elenco.

Querendo fazer bonito na sua volta as competições nacionais, a equipe já iniciou o período de treinamentos. Segundo o treinador do IVV/Cetaf, João Victor Freitas, os treinos acontecem de segunda a sexta-feira, em Vila Velha, e trabalham tanto a parte técnica quanto tática da equipe.

“Os treinos estão puxados, visando dar melhores condições de jogo a todos. A competição mais próxima que temos acontece agora no início de maio. É a classificatória para o Brasileiro sub-19, que fomos campeão ano passado e pretendemos fazer mais uma excelente participação este ano. Após isso, nossas atenções estarão 100% voltadas para a LDB e a contratação de alguns atletas para encorpar o nosso time”, frisou Freitas.

LDB – Como será?
A fórmula de disputa da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) para esta temporada também já está definida. As 24 equipes serão distribuídas em dois grupos com 12 times. E os adversários do IVV/Cetaf já estão definidos: Joinville, Caxias Basquete, União Corinthians, Pato Basquete, Coritiba Monsters, Paulistano, Vasco da Gama, Franca, Rio Claro, São Paulo e Corinthians.

Na fase de classificação, cada equipe jogará 11 vezes, enfrentando todos os demais adversários do grupo. Esta fase será dividida em duas etapas, com a primeira sendo realizada em junho e a segunda já no mês seguinte.

As quatro melhores equipes de cada grupo se classificam para a etapa final, que acontece entre o final de agosto e o início de setembro, na sede do Paulistano, em São Paulo.

No ano passado, o título da competição ficou com o Pinheiros (SP), que venceu o São José (SP) na final por 80 a 77, e conquistou o pentacampeonato.

 

Crédito Imagem: Jordan Andrade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *