Edtech lança painel de análise de dados educacionais para gestores públicos

Painel dados educacionais
Compartilhe esta notícia

Os números da educação brasileira chamam a atenção. São mais de 181 mil escolas atendendo cerca de 47 milhões de alunos, de acordo com dados do Inep. Nesse cenário, os dados educacionais tornam-se essenciais para que os gestores públicos garantam a alocação eficaz de recursos nas redes de ensino. Sendo assim, a Por A Mais B, edtech focada em dados educacionais para o setor público, desenvolveu um painel, que está disponível na plataforma Foco Escola.

O painel agrega todos os dados educacionais em um só lugar, possibilitando uma leitura acessível e descomplicada. Além disso, ela está disponível para profissionais de secretarias de educação e regionais de ensino.

O painel que se encontra na plataforma Foco Escola contém muitos dados educacionais: informações sobre ciclos e modalidades de ensino, matrículas, infraestrutura, aprendizagem, fluxo escolar etc. Todos essas informações são produzidas por órgãos oficiais, como forma de prestação de contas. O acesso e a interpretação desses números, no entanto, não são tão simples. Isso porque eles estão distribuídos em fontes diferentes e normalmente são disponibilizados em planilhas extensas e complexas.

O processo de desenvolvimento do painel foi guiado pelas necessidades dos usuários. Por meio de entrevistas em profundidade e testes de protótipos, a edtech chegou ao desenho atual do painel. Como o volume de informações é grande, foram aplicados filtros para permitir uma navegação dinâmica. Além disso, eles possibilitam o olhar apurado para cada contexto.

O gestor pode, por exemplo, acompanhar resultados específicos da Educação de Jovens e Adultos, entender a complexidade de gestão das escolas do ensino médio, ou, ainda, identificar quais escolas têm maior rotatividade de professores.

O painel faz parte da plataforma Foco Escola, que atende oito redes públicas estaduais e em breve chegará em mais duas. Nela, todos os agentes educacionais têm acesso a dados para embasar desde planejamentos pedagógicos até políticas públicas, pois conta com visualizações diferentes para professores, gestores escolares, profissionais de diretorias de ensino e secretarias de educação.

Um dos diferenciais da plataforma é o detalhamento de informações de aprendizagem no nível das habilidades. Sendo assim, é possível saber exatamente o que precisa ser recuperado em cada escola, em cada turma.

Veja mais conteúdos sobre educação e tecnologia no EducaTech.

Um comentário em “Edtech lança painel de análise de dados educacionais para gestores públicos”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *