Como pais podem auxiliar os filhos a melhorar o desempenho na redação?

Melhorar desempenho na redação
Compartilhe esta notícia

Escrever bem e corretamente é uma demanda que vai permear a vida pessoal e profissional do indivíduo. Ademais, essa é uma habilidade que pode determinar o ingresso do estudante no ensino superior. Em 2020, por exemplo, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) contou apenas com 28 redações nota mil – o pior resultado desde a edição 2013 da avaliação. Com o anúncio de que as provas devem ocorrer nos dias 21 e 28 de novembro, então recomeça a corrida para aprimorar os conhecimentos e melhorar o desempenho na prova e redação.

Dessa forma, os alunos contam com o apoio da escola, mas como os pais e responsáveis podem auxiliar nessa missão? A área pedagógica da Geekie, formada por uma equipe multidisciplinar, elencou seis dicas simples e eficazes para que esse envolvimento familiar seja um ponto de aceleração dos bons resultados.

6 dicas para melhorar o desempenho na redação

incentive a boa leitura

A primeira dica é um clássico entre as recomendações da temática: os pais e responsáveis devem estimular os filhos a ler bons livros – sejam em versões impressa ou digital, assim como a leitura de jornais, revistas e blogs.

A leitura amplia o repertório sobre o mundo e alimenta o pensamento crítico, além disso, traz conhecimentos do vocabulário e das regras gramaticais. Esses, aliás, são elementos essenciais para elaborar uma boa redação.

debata sobre temas da atualidade

Converse com os jovens sobre os acontecimentos nacionais e internacionais mais relevantes. Temas da atualidade que geram discussões na sociedade podem se tornar temas das provas de redação.

Uma dica é que pesquisem juntos sobre esses assuntos que estão em alta nas mídias impressa e digital. A seguir, discutam sobre esses temas, pontuando a conversa com os prós e os contras; valorizem os diferentes pontos de vista possíveis.

Essa é uma estratégia para desenvolver a capacidade de organizar argumentos e de relacionar informações – essenciais para desenvolver uma argumentação clara e objetiva, que é uma competência importante avaliada no texto dissertativo.

estimule o jovem a escrever

A prática é essencial para que os jovens aprimorem as habilidades de escrita. Não adianta dominar os assuntos que estão em todos os noticiários se o estudante não consegue pôr no papel as próprias ideias de forma organizada.

Portanto, quanto mais vezes ele escrever, mais chances ele terá de melhorar o desempenho na redação. O ideal é treinar uma vez por semana, no mínimo. Uma boa dica é selecionar temas de provas passadas do Enem e treinar as redações.

ajude a gerenciar o tempo

A redação não deve demorar mais do que 1h15min para ser realizada, por isso administrar o tempo para produzi-la é muito importante. Pais e responsáveis podem ajudar nesse treino, ministrando simulados e cronometrando o tempo de finalização do texto.

O tempo dedicado ao projeto e ao rascunho da redação não pode ultrapassar 30 minutos; o texto final deve demandar entre 15 e 20 minutos. Deve sobrar um tempo para revisar e, se necessário, passar o texto a limpo.

No entanto, para não pressionar o estudante, é válido fazer as primeiras simulações com tempo livre, cronometrando a elaboração da redação do começo ao fim. A partir desse dado, os pais podem começar a definir um intervalo de tempo cada vez menor para o exercício até chegar no tempo máximo de 1h15min – considerado o ideal para a composição da redação no dia do Enem ou dos vestibulares.

faça uma revisão com críticas construtivas

Os pais ou responsáveis devem fazer uma leitura crítica dessas redações. A proposta é identificar os erros de ortografia, pontuação, concordância e regência, sempre os indicando ao aluno, pois são considerados graves pelos examinadores.

Caso o familiar não seja um expert em gramática, vale identificar na família ou entre os amigos quem seja! Além disso, vale consultar o dicionário sempre que uma palavra soar estranha ou incompreensível.

Um ponto importante é evitar, no texto, gírias, clichês e abreviações que costumam ser usadas em bate-papos na internet. É importante observar se a ideia foi bem colocada – com coesão, coerência e bem argumentada. Se o texto estiver confuso, o estudante deve reescrever, seguindo as orientações.

relaxar também é importante

O jovem costuma ficar muito ansioso nas provas, especialmente na redação? Então uma boa dica para conseguir se acalmar é praticar exercícios de respiração. Os praticantes de yoga se utilizam dessa prática para tranquilizar e esvaziar a mente. Pais ou responsáveis devem lançar uso dessa prática com os jovens!

A dica é inspirar lentamente e expirar no dobro do tempo. Se inspirar por cinco segundos, soltar a respiração em 10 segundos. Além de relaxar, oxigena bem o cérebro. E com os pensamentos acalmados, o rendimento na redação será melhor.

Veja mais conteúdos sobre educação e tecnologia no EducaTech.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *