O que fazer nessa reta final para o Enem 2021 – Parte final

Enem 2021
Compartilhe esta notícia

Além de estratégias fundamentais que devem ser executadas durante toda a preparação para o maior vestibular do Brasil, o Enem 2021, nos dois últimos artigos, levantamos pontos importantes para serem levados em consideração e implementados especialmente nesta reta final do ano.

Leia mais: O que fazer nessa reta final para o Enem 2021: parte 1

Leia mais: O que fazer nessa reta final para o Enem 2021: parte 2

Algumas delas não são tão óbvias para a maioria das estudantes e passam despercebidas durante o tenso final de ano do pré-vestibulando. Dessa forma, finalizaremos no presente artigo a série de ações que podem ser aplicadas nos últimos momentos e, comprovadamente, auxiliam no aumento de nota do candidato.

Reta final Enem 2021: aumente a frequência de simulados

Como dito anteriormente no primeiro artigo da série, os simulados são os maiores aliados dos estudantes durante a sua preparação para o vestibular. E como estamos na reta final do ano, aumentar a frequência de simulados é o que vai te deixar mais ambientado com o dia da prova.

Ao longo do ano, a taxa de simulados deve ir aumentando até o final. Sendo assim, você já vai estar se acostumado a fazer tantas provas iguais àquela, que o vestibular final será apenas mais um. Além disso, quadros de ansiedade e fatores psicológicos que podem interferir negativamente em seu desempenho serão reduzidos. Ademais, existem alguns aspectos em relação aos simulados que são importantes de salientar:

encare o medo agora para não ter surpresas depois

É muito comum pré-vestibulandos terem receio de fazer simulado por não quererem ver o resultado. E, sendo assim, não conseguem mapear os seus erros e/ou seus pontos de melhoria. Dessa forma, descobrem os problemas somente no dia da prova. Se for essa a sua situação, saiba que no dia da prova nada poderá ser feito. Então aja agora para que exista tempo de você entender onde está pisando e o que te realmente espera.

simulados de provas antigas

Simulados são importantes por si só, pois testam na prática o quão distante o seu resultado está do ideal. Contudo, mais importante que um simulado realizado pelas escolas, cursos e sistemas de ensino é a realização das provas antigas do vestibular foco, no caso, o Enem. Elas são os “testes” que melhor podem simular as condições mais próximas do que será encontrado no dia da prova.

No caso do Enem 2021, as questões partem todas do mesmo banco de questões, o Banco Nacional de Itens (Banco Nacional de Itens), e seguem um determinado critério para estarem lá. Como o caráter desse banco de dados não varia drasticamente de um ano para outro, é seguro afirmar que as provas antigas do Enem fornecem os tipos de questões que mais se aproximam do que poderá ser cobrado neste ano.

Mas atenção! Busque dar preferência para a realização de provas dos últimos anos, já que durante a sua história o Enem passou por algumas mudanças estruturais que refletem diretamente no BNI.

utilize o resultado como pontos de revisão

Se fôssemos estabelecer a forma ideal para revisar, diríamos que a revisão deve ser constante, de todos os conteúdos seguindo os pressupostos da curva de esquecimento e retenção de Ebbinghaus. Mas essa metodologia é muito complexa para ser executada levando em consideração as múltiplas matérias que são aprendidas todos os dias e a dificuldade de organização para tal.

Dessa forma, os simulados são excelentes formas de identificar os pontos que precisam ser revisados. Os erros mais comuns de simulado podem ser divididos em dois grandes tipos: os conteúdos que você não estudou e os que você já estudou.

Se você errou um determinado assunto que não estudou ainda, não se preocupe, você ainda estudará esse conteúdo caso ele seja muito relevante e, em tese, você aumentará suas chances de acerto nesse quesito.

Agora, se você já estudou um assunto e mesmo assim o errou no simulado, há evidência de que você deve revisar esse tópico. Fazendo essa fácil categorização, você conseguirá descobrir o que precisa ser revisado. Isso sem correr o risco de se complicar ao tentar aplicar a complexa curva de Ebbinghaus.

simule pensando na teoria de resposta ao item (tri)

A TRI é a ferramenta estatística que atualmente rege o cálculo do Enem. A TRI beneficia o acerto de questões fáceis. Ou seja, as questões mais fáceis respondidas corretamente geram mais pontos que as difíceis.

É isso que você tem que ter em mente na hora dessa simulação: localizar as questões mais fáceis da prova e não as errar em hipótese nenhuma. Pois, se não, você terá uma penalização alta por isso.

Durante os simulados, treine essa perspectiva de fazer as fáceis primeiro, garantido pontos importantes e deixar as difíceis para o fim. De maneira bem resumida, por exemplo, as questões fáceis da área de Exatas são as que envolvem um passo de cálculo ou que já de cara você consegue eliminar muitas alternativas. Lembre-se que o fácil pra você é provável que seja fácil pra muitos outros candidatos pensando no universo estatístico de milhões de pessoas.

Intensifique as redações

Sabemos que a redação é um calo para muitos pré-vestibulandos, pois elaborar um texto dissertativo-argumentativo requer algumas habilidades específicas. Entretanto a premissa básica de uma boa redação é o constante treino.

Como a redação tem uma estrutura delimitada, basta saber qual é ela e treinar. Ou seja, quanto mais redações forem feitas, menor a chance de dar algo errado na hora da prova. Negligenciar a redação infelizmente é algo bastante comum, pois muitos alunos se apoiam na premissa de que no dia do Enem farão uma bela redação apoiadas na necessidade e na pressão do exame.

No entanto, ao contrário, se você não tem prática e nem segurança sobre a execução do modelo de redação, a possibilidade de a pressão afetar negativamente a sua redação é muito alta.

Então não ache que no dia da prova você despertará habilidades que nunca antes foram testadas, pois isso não vai ocorrer. Dito isso, nessa reta final, deve-se aumentar o número de redações feitas, sendo, no mínimo, duas por semana.

Outro motivo crucial para focar nas redações, é o peso que ela tem para a pontuação total do Enem 2021. A grande maioria dos cursos dão pesos altos para essa etapa da prova. Portanto, tirar uma boa nota na redação pode ser o diferencial para garantir a sua aprovação. Além disso, por se tratar de algo que pode ser bem treinado com a devida antecedência, não marque bobeira jogando esses pontos fora.

O Enem mexe com a emoção de milhões de estudantes todos os anos. Muitos devem estar se perguntando agora, se ainda dá tempo de fazer alguma coisa. A resposta é simples: começar agora sempre vai ser melhor do que começar amanhã.

Ao se preparar, tente implementar:

  • Revisões;
  • Priorizar os estudos;
  • Separar um momento para o cuidado físico;
  • Preocupar-se com o psicológico;
  • Fazer redações;
  • Simular o máximo que der as condições do dia da prova.

Em relação ao último aspecto, uma boa dica é o TRI Enem. Esse site é significativo para saber, de maneira precisa, quanto foi o seu TRI no simulado, e em quais universidades você teria chances de ingressar com seu resultado. Trabalhar com essas estratégias e ferramentas nesta reta final, sem dúvida, contribuirá para um resultado positivo.

Veja mais conteúdos sobre educação e tecnologia no EducaTech.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *