Usando o seu notebook o dia todo? Algumas dicas para estender a vida útil desses equipamentos.

Em meio as questões que envolvem a pandemia, estamos usando nossos notebooks praticamente o dia todo em nossas casas, o tão falado home office. Então é hora de sanar algumas dúvidas sobre como estender a vida útil desses equipamentos.

Em média, a vida útil de um notebook é de três a cinco anos, ou seja, para que o seu notebook dure mais tempo, além de escolher um produto de qualidade, precisamos usar de forma correta nosso fiel companheiro, e isso implica alguns cuidados básicos.

Vamos começar pela bateria: como estamos trabalhando de casa e usando esses equipamentos praticamente o dia todo, uma dúvida comum é como estender a vida da bateria e como evitar um desgaste maior do que o normal.

Atualmente as baterias dos notebooks podem completar entre 500 e 1000 ciclos de carga. Há cerca de 10 anos atrás elas se degradavam muito rápido, mais ou menos após algumas centenas de ciclos de carga.

Deixar o laptop conectado à tomada com a bateria em 100% o tempo todo reduzirá ligeiramente sua vida útil. Afirmo!

Embora todas as baterias se deteriorem com o tempo, questionamos se o uso que damos a elas pode influenciar sua capacidade de reter energia.

  • Devemos mantê-las 100% carregadas o tempo todo ou devemos deixar a bateria acabar antes de carregar novamente?
  • Devemos manter o notebook ligado à tomada o tempo todo?

As baterias se degradam mais rapidamente se forem mantidas totalmente carregadas, isso porque 100% da carga é quando a voltagem é mais alta. Por outro lado, manter a bateria em 100% é absolutamente seguro e perfeitamente normal, hoje os notebooks usam sensores de controle para garantir que a bateria não sobrecarregue ou superaqueça.

Alguns fabricantes não recomendam deixar os laptops conectados à energia o tempo todo. A maioria das baterias de hoje possuem tecnologia para evitar a sobrecarga quando atingem 100%. Mas essa tecnologia não impede que o alto estado de carga crie um “estresse” adicional na bateria que pode acelerar sua degradação com o tempo. Portanto, se você mantiver a bateria sem estar 100% carregada, ela definitivamente pode durar mais.

Especialistas recomendam limitar o carregamento a 80%. Em vez de carregá-lo até 100%, carregá-lo apenas até 80% cada vez que você conectá-lo à tomada. Tecnicamente as baterias ficarão mais “felizes” com uma carga um pouco abaixo de 100%.

Embora limitar a carga a 80% ou 85% forneça certo benefício para a durabilidade da bateria, ainda há um outro, que é reduzir o ponto de carga máximo para 90 ou 95%.

Outra situação interessante que pode ajudar a prevenir essa deterioração acelerada é não deixar seu notebook conectado à energia por longos períodos. Se você precisar manter o laptop conectado continuamente, recomendamos o uso do modo de limite de carga da bateria.

Embora essas recomendações ajudem a aumentar a vida útil, não é uma diferença tão grande a ponto de você precisar ficar preocupado caso esqueça de desconectar o laptop quando ele atingir 100%. A maioria os notebooks têm circuitos de controle para proteger as baterias e evitar sobrecarga.

Em relação a bateria, preparamos algumas dicas:

  • Calibre sua bateria: você não leu errado, é isso mesmo! Devemos calibrar a bateria para evitar que ela ‘vicie’. Se a bateria não estiver durando tanto como durava antes, uma calibragem regular pode contribuir um pouco mais com a sua durabilidade.

Para calibrar sua bateria, basta seguir os seguintes passos:

  1. Carregue a bateria até ela atingir os 100% de carga, mantenha-a plugada por uma ou duas horas.
  2. Desconecte o notebook da tomada e use até receber um aviso de que a bateria está acabando. O notebook irá pedir para que você o conecte a uma fonte de energia, ignore, salve todos os seus trabalhos e deixe o notebook ligado até ele desligar sozinho completamente.
  3. Depois que a bateria acabar por completo, aguarde por uma ou duas horas, sem carga alguma. Passado este tempo, ligue na tomada novamente e deixe que ela seja completamente carregada, antes de usar o notebook outra vez. Ao atingir os 100% de carga, você terá uma bateria calibrada.

 

O RADAR separou outras dicas interessantes para o seu companheiro tecnológico não deixar você na mão.

Mantenha o Notebook Limpo: o acúmulo de sujeira pode danificar o funcionamento do notebook, então além de evitar o contato com líquidos, poeira e farelos, é importante limpar o aparelho regularmente. Na limpeza externa utilize um pano limpo, levemente umedecido, e limpe o aparelho cuidadosamente. Se o aparelho precisar de uma limpeza mais profunda, é possível encontrar sprays de ar comprimido e escovas em lojas especializadas. Caso queira levar para o “lava jato dos computadores” em média uma geral no “bichinho” com direito a uma “cerinha” e em alguns casos até um “pretinho” custa em média 120,00.

Utilize um SSD no lugar do HD: se para você trocar as peças do computador nunca foi uma tarefa difícil, que tal utilizar um SSD no lugar de um HD? Esses dispositivos não usam discos giratórios para armazenar e retornar informações. Fica bem mais rápido! Essa dica é bem interessante.

Opções de consumo: usuários do Windows podem ir até o Painel de Controle e verificar as Opções de Energia do sistema, reduzindo manualmente o consumo de seu notebook. Existem opções como o desligamento do monitor enquanto ele não estiver em uso.

Evite o superaquecimento: pode acarretar em danos para os componentes internos do notebook, por isso, ele conta com um sistema de ventilação que mantém a temperatura estável. As saídas de ar, geralmente localizadas nas laterais do notebook, fazem parte desse sistema de ventilação e para que elas funcionem bem é importante que elas estejam sempre “livres”, ou seja, nada de bloqueá-las colocando o aparelho sobre um cobertor, almofada ou qualquer outra superfície que afunde ou aqueça com facilidade. Fique ligado(a)!

Proteja seu Notebook Contra Vírus: a presença de um software malicioso pode prejudicar o desempenho do seu notebook ou até mesmo danificá-lo permanentemente. Nesse caso utilize um bom antivírus no seu notebook e fique livre de vírus, malwares e de outras ameaças digitais.

Atualize os softwares: atualizações do sistema operacional são importantes para evitar vulnerabilidades que podem afetar o computador. fazendo isso você sempre estará a par das principais novidades de cada software.

Com esses cuidados simples você poderá aproveitar seu notebook por mais tempo!

 

Bom, é isso aí! Claro que existem outras dicas bem legais e caso queira compartilhar conosco deixe nos comentários. Publicaremos em nossa próxima matéria.

Forte abraço!

 

Jackson Galvani
[email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *