Folha Digital: entenda o uso da inteligência artificial na Medicina

The Every Day IA – Medicina

Ao contrário do que muitos pensam, a inteligência artificial na medicina não é algo restrito ou de um futuro distante. Esse tipo de tecnologia já está sendo bastante difundido na Medicina. Está sendo cada vez mais utilizada para auxiliar profissionais da saúde em diversas tarefas, desde o diagnóstico de doenças até a identificação de novas terapias.

Conforme anunciamos na edição de domingo passado estaremos percorrendo o “mundo” da IA-Inteligência Artificial e suas aplicações nas principais profissões e no impacto em nosso dia a dia.

O uso da inteligência artificial na medicina já é realidade, claro que ainda não existem robôs capazes de substituir o trabalho médico em sua totalidade. No entanto, é inegável a contribuição dessas tecnologias para otimizar tarefas e melhorar a precisão das avaliações. Tudo acontece graças ao suporte de tecnologias como big data, machine learning e algoritmos sofisticados.

A Inteligência Artificial na Medicina é o uso de computadores que analisam um grande volume de dados e seguindo algoritmos definidos por especialistas na matéria, são capazes de propor soluções para problemas médicos. Tornando possível analisar e processar uma quantidade imensa de dados de pacientes, apoiando áreas como o diagnóstico e tratamento.

Veja algumas das principais aplicações da IA na medicina

Além de auxiliar no diagnóstico, a inteligência artificial na medicina pode ser usada, ainda, para melhorar a eficiência nos tratamentos. A IA consegue buscar, em uma vasta bibliografia, opções terapêuticas mais viáveis para cada caso analisado.

  • Diagnóstico: algoritmos de aprendizado de máquina podem ser treinados para identificar padrões em dados médicos, como imagens de ressonância magnética (RM) e tomografias computadorizadas (TC), para ajudar a detectar doenças mais rapidamente e com maior precisão.
  • Tratamento personalizado: a IA pode ajudar a personalizar o tratamento de acordo com o perfil do paciente, levando em consideração fatores como idade, sexo, histórico médico e genética.
  • Descoberta de medicamentos: a IA pode ajudar a identificar moléculas candidatas a medicamentos mais rapidamente e com maior precisão do que métodos tradicionais de triagem.
  • Monitoramento e prevenção: dispositivos de monitoramento de saúde com IA integrada podem ajudar a prevenir doenças e alertar pacientes e profissionais de saúde sobre possíveis problemas antes que se tornem graves.
  • Big data e algoritmos: essas duas áreas combinados ao prontuário eletrônico do paciente (PEP), avaliam uma série de componentes de seu histórico de saúde, identificando riscos e ajudando a formular terapias personalizadas.

Quais os benefícios e aplicações da inteligência artificial na Medicina?

A aplicação da inteligência artificial na medicina agrega uma série de vantagens, a lista é extensa, mas vale a pena observar cada um dos principais itens que destacamos:

  1. Rápida pesquisa, recuperação e correlação de dados
  2. Organização automática de agendas e documentos
  3. Favorece a transformação digital em hospitais e clínicas médicas
  4. Formação de bibliotecas e bancos de dados qualificados
  5. Cálculo da dosagem correta de medicamentos
  6. Melhora a produtividade dos funcionários, que passam a contar com a automação de tarefas repetitivas
  7. Agilidade no diagnóstico através de imagens coletadas em exames
  8. Monitoramento remoto de pacientes em tempo real
  9. Otimização da triagem de pacientes e informações em unidades de saúde
  10. Identificação de tendências em populações específicas
  11. Previsões quanto ao risco de doenças
  12. Composição de tratamentos personalizados, elaborados de acordo com o histórico do paciente
  13. Coleta, armazenamento e cruzamento automático de dados para melhorar os diagnósticos
  14. Realização de cirurgias a distância
  15. Suporte ao autocuidado, dando informações assertivas ao paciente
  16. Análise de perigos e envio de lembretes para evitar eventos graves, como infarto e AVC
  17. Apoio à gestão de consultórios, clínicas e hospitais.

Em evidência no país está a Telemedicina

A Telemedicina é uma prática que vem se tornando cada vez mais popular no Brasil. Permite que pacientes que vivem em áreas remotas ou com pouco acesso a serviços médicos especializados possam receber atendimento médico. Isso é especialmente importante em um país com dimensões continentais como o Brasil, onde muitas pessoas não têm acesso a médicos especialistas.

A Telemedicina permite que pacientes sejam atendidos de forma mais rápida e eficiente, sem a necessidade de esperar por horas em filas ou de deslocamentos até uma clínica ou hospital.

Um recado para os nossos governantes: a Inteligência Artificial pode ajudar a reduzir os custos de saúde, tanto para pacientes quanto para hospitais e clínicas. Isso ocorre porque a Telemedicina elimina a necessidade de viagens e hospedagem para consultas e exames, além de reduzir o número de visitas desnecessárias a hospitais e clínicas.

Com a Telemedicina, os médicos podem ter acesso a informações mais precisas e atualizadas sobre os pacientes, permitindo diagnósticos mais precisos e tratamentos mais eficazes. Permite que os pacientes recebam atendimento em horários mais flexíveis, o que é especialmente importante para aqueles que têm dificuldade em se deslocar até uma clínica ou hospital durante o horário comercial.

Por fim, a Telemedicina pode ajudar na prevenção e cuidados com a saúde, permitindo que os pacientes monitorem sua saúde e recebam orientações de médicos especialistas sem sair de casa.

Desvantagens da Inteligência Artificial na Medicina

Como toda tecnologia disruptiva, a inteligência artificial também possui pontos de atenção a observar. Primeiramente, ela deve seguir princípios éticos para não desrespeitar premissas essenciais, a exemplo do sigilo médico-paciente. Para tanto, é importante dispor de dispositivos e plataformas que estejam de acordo com a legislação.

Também é necessário que tenham o aval de autoridades da área médica, como Conselho Federal de Medicina (CFM), Ministério da Saúde e Sociedade Brasileira de Informática em Saúde.

Esse cuidado garante que a coleta, armazenamento e análise de dados mantenham informações sensíveis protegidas. Afinal, os dados de saúde pertencem ao paciente, pois qualquer dado usado sem autorização prévia pode gerar punições na esfera legal

Assim, entre as desvantagens da inteligência artificial na medicina, cabe destacar a dificuldade por parte de profissionais do setor, devido à descrença ou falta de familiaridade com a tecnologia. Nesse cenário, em vez de otimizar o trabalho, as ferramentas de IA acabam adicionando barreiras e desperdício de tempo à jornada do médico.

Porém, esse não é um fator impeditivo para o uso da tecnologia. É importante que os profissionais sejam capacitados para uso das inovações em medicina.

Algumas das principais especialidades médicas que utilizam a Inteligência Artificial

  • urologia
  • ginecologia
  • cirurgia do aparelho digestivo
  • cirurgia torácica
  • cirurgia bariátrica.

Leia também: Entenda por que a Inteligência Artificial empolga tanto a área da tecnologia

Quando a cirurgia robótica é indicada?

A cirurgia robótica é indicada principalmente para os procedimentos cirúrgicos que exigem atenção a detalhes. É uma técnica minimamente invasiva que utiliza um sistema robótico controlado por um cirurgião para realizar procedimentos cirúrgicos com maior precisão e menor risco de complicações. A técnica é indicada em casos em que a cirurgia convencional pode ser mais invasiva e com maior risco de complicações.

Algumas das indicações mais comuns para a cirurgia robótica incluem:

  • Procedimentos urológicos: a cirurgia robótica é frequentemente utilizada para tratar o câncer de próstata, remoção de tumores renais, correção de refluxo urinário e outras condições urológicas.
  • Procedimentos ginecológicos: pode ser utilizada para tratar condições ginecológicas, incluindo miomas uterinos, endometriose, câncer cervical e outros.
  • Procedimentos digestivos: a cirurgia robótica pode ser utilizada para tratar condições digestivas, incluindo doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), hérnia de hiato, câncer colorretal e outras.
  • Procedimentos cardíacos: pode ser utilizada para tratar condições cardíacas, incluindo arritmias, defeitos cardíacos congênitos e outras.
  • Procedimentos torácicos: também pode ser utilizada para tratar condições torácicas, incluindo câncer de pulmão, derrames pleurais e outras.

No entanto, é importante lembrar que a decisão de realizar uma cirurgia robótica deve ser tomada em conjunto pelo paciente e seu médico, com base em uma avaliação individualizada dos riscos e benefícios da técnica em comparação com outras opções de tratamento disponíveis.

É importante notar que a implementação da IA na Medicina também apresenta desafios, como a privacidade dos dados do paciente, a confiabilidade dos algoritmos e a necessidade de treinamento constante para manter os modelos atualizados. Portanto, é fundamental que a IA seja utilizada de forma ética e responsável para garantir a segurança e eficácia dos tratamentos médicos.

A tecnologia pode ser uma valiosa aliada para todos nós, desde que seja utilizada de maneira equilibrada e segura, garantindo que todos nós tenhamos acesso seguro e informações confiáveis.

Compartilhe com a gente as suas experiências, ou se precisar esclarecer alguma dúvida entre em contato, será uma satisfação para nós poder te ajudar de alguma forma. Fique sempre ligado no Folha Digital.

Forte abraço!

Jackson Galvani

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *