No Brasil, a cada nove segundos, uma pessoa é vítima de crime virtual.

A internet se tornou parte essencial da nossa vida, mas também oferece terreno fértil para criminosos. No Brasil, a cada nove segundos, uma pessoa se torna vítima de algum tipo de crime virtual. Em 2023, foram mais de 700 milhões de tentativas de ataques, um aumento assustador de 30% em relação ao ano anterior.

Fraudes, roubo de dados, invasão de dispositivos, disseminação de conteúdo falso e cyberbullying são apenas alguns dos crimes que podem acontecer no mundo virtual.

Veja os tipos mais comuns de crimes virtuais

  • Fraudes: golpes financeiros, como phishing, boletos falsos e clonagem de cartões.
  • Roubo de dados: acesso indevido a informações pessoais, como senhas e dados bancários.
  • Invasão de dispositivos: instalação de malware para roubar dados ou controlar o dispositivo.
  • Disseminação de conteúdo falso: notícias falsas, boatos e propaganda enganosa.
  • Cyberbullying: intimidação e perseguição online.

Como se proteger

  1. Use senhas fortes e exclusivas: evite usar a mesma senha para diferentes contas.
  2. Tenha cuidado com links e anexos suspeitos: não clique em links ou abra anexos de emails ou mensagens de pessoas desconhecidas.
  3. Mantenha seus softwares atualizados: as atualizações de segurança corrigem falhas que podem ser exploradas por criminosos.
  4. Instale um antivírus e firewall: essas ferramentas podem ajudar a proteger seu computador e dispositivo móvel contra malware.
  5. Tenha cuidado com o que você compartilha online: evite compartilhar informações pessoais, como fotos e documentos, em sites e redes sociais.
  6. Fique atento a sinais de ataque: se você notar algo estranho em seu computador ou dispositivo móvel, como lentidão ou comportamento anormal, tome medidas para protegê-lo.

Medidas essenciais para sua segurança online

Na era digital, a segurança dos nossos dados é fundamental. Com a crescente quantidade de informações pessoais e financeiras armazenadas online, torna-se cada vez mais importante tomar medidas para protegê-las de criminosos virtuais.

Autenticação multifator: adicione uma camada extra de segurança às suas contas online ativando a autenticação multifator. Essa medida exige que você forneça um código adicional, além da senha, para acessar suas contas. Dessa forma, mesmo que um hacker consiga sua senha, ele não terá acesso aos seus dados sem o código adicional.

Criptografia de dados: a criptografia torna seus dados ilegíveis para qualquer pessoa que não tenha a chave para decifrá-los. Utilize ferramentas de criptografia para proteger seus arquivos confidenciais, como documentos bancários, fotos e vídeos.

Backup regular: faça backup regular de seus dados importantes para garantir que você possa recuperá-los em caso de perda ou ataque cibernético. Utilize serviços de backup em nuvem ou dispositivos de armazenamento externo para armazenar suas cópias de segurança.

Lembre-se: a segurança dos seus dados é sua responsabilidade. Ao seguir estas dicas simples, você pode minimizar os riscos de ser vítima de crimes virtuais e proteger suas informações pessoais e financeiras.

É incrível como a tecnologia pode melhorar nossas vidas, oferecendo acesso a informações confiáveis e experiências positivas. Para garantir isso, é essencial manter um equilíbrio e segurança em seu uso.

Compartilhe suas experiências conosco ou, caso precise esclarecer alguma dúvida, entre em contato. Teremos satisfação em ajudar você.

Mantenha-se conectado através do Folha Digital.

Um abraço!

Jackson Galvani

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *