V Congresso Brasileiro da Indústria da Comunicação

  

V Congresso Brasileiro da Indústria da Comunicação – Um grupo de publicitários e executivos de agências do Espírito Santo estavam entre os executivos e líderes das grandes corporações da comunicação e propaganda,  reunidos desde às 8h30 da manhã desta terça feira, dia 29 de maio,  participando das Comissões de Comunicação, crescimento econômico & desenvolvimento humano; Criatividade & sucesso; Regionalização e Sustentabilidade & comunicação para definir suas teses, que serão apresentadas  nesta quarta feira, dia 30,  na sessão plenária do V Congresso Brasileiro da Indústria da Comunicação, promovido pela ABAP – Associação Brasileira de Agências de Publicidade e ForCom – Fórum Permanente da Indústria da Comunicação.

V Congresso Brasileiro da Indústria da Comunicação  –  a comissão que debateu sobre regionalização foi presidida por João Ciaco ( foto)  e integrada por Marcus Pereira (pesquisador), Cesar Paim (Paim Associados), Anco Márcio Saraiva (Rede Globo), Edward de Souza (Fiat) e Giovanni di Carli (Gruponove). Os integrantes aprovaram teses que envolvem os seguintes players: governo – estimular a participação das agências regionais no atendimento das contas públicas; veículos – fomentar a comunicação em todos os seus âmbitos; agências locais – estar capacitadas para se alinhar à estratégia macro do cliente; agências nacionais – facilitar o aperfeiçoamento técnico de seus parceiros regionais; anunciantes privados – maximizar o emprego das mídias locais; ABA – criar um comitê multisetorial para acompanhar essa implementação. Para o presidente da ABA, “regionalização demanda uma fórmula para cada situação. Empresas e marcas que souberem lidar com isso terão sucesso”.

V Congresso Brasileiro da Indústria da Comunicação  – A “Regionalização, foi apresentada a tese cujo principal objetivo é criar uma aliança entre os envolvidos no processo. Segundo ela, o governo deve estimular as ações das agências regionais nas suas iniciativas. Os veículos devem assumir o papel de fomentador. As agências locais precisam estar capacitadas para atender clientes nacionais e suas estratégias. As nacionais, por sua vez, devem buscar parcerias estratégicas com as regionais que sejam saudáveis para ambas as partes. Para os anunciantes, a missão é desenvolver estratégias inteligentes, que envolvam o mercado local. Entidades e comunidade também têm seu papel no desenvolvimento do setor. Antes da apresentação da tese, no entanto,  falou da importância do tema e abriu os trabalhos da comissão. Segundo ele, a tendência das empresas é adaptar suas ações para os regionais, mas nem sempre isso é suficiente, porque os mercados são diferentes e isso pode ser bastante relevante. Para o executivo, existe uma dinâmica que deve ser trabalhada, obervando as característica e cultura local. “Já que não é possível fazermos campanha para cada local, é preciso chegar o mais próximo possível disso, sempre respeitando o alinhamento nacional”.

V Congresso Brasileiro da Indústria da Comunicação  – para  Edward Souza, gerente geral de publicidade de varejo da Fiat,  falou na sequência sobre a regionalização da marca Fiat.  Para Souza, a adequação local tem muito a ver com o trabalho feito com a marca no varejo. Ele lembrou que, antes, a divulgação se limitava a colocar o preço nos automóveis e, hoje, isso não é mais suficiente parar atrair o consumidor e construir uma marca. Ele lembrou que a Fiat tem trabalhado de maneira mais focada localmente. Além de uma agência nacional (a Leo Burnett Tailor Made), a empresa ainda conta com oito agências locais. Para Souza, a criatividade e o conhecimento regional da mídia e do consumidor tornam o trabalho tão eficiente.

V Congresso Brasileiro da Indústria da Comunicação  – para o executivo Anco Saraiva, diretor da Central Globo de Marketing, aproveitou a oportunidade para falar da importância regional para uma emissora de TV. Ele ressaltou que a Globo procura estimular o mercado regional, anunciantes e agencias. Também procura transformar os eventos locais em oportunidades especiais de mídia e associação com a marca. Prova disso, segundo ele, é que a rede realiza, há 15 anos, a Feira de Eventos para mostrar o que é feito nas suas 122 afiliadas. Ele concluiu que o mercado precisa mudar e, para isso, é preciso que haja engajamento das marcas nas ações regionais.

Lorenge de revista nova  – em breve os clientes Lorenge S.A. receberão a 3ª edição da revista editada pela construtora para entreter e informar a toda família. São sete mil exemplares circulando pelo Espírito Santo com um conteúdo leve e dinâmico. A publicação traz dicas de viagem, entrevista exclusiva com o esportista Anderson Silva, matérias sobre cultura, decoração e, ainda, informações sobre o pioneirismo da Lorenge na sustentabilidade, bem como, a expansão territorial da empresa que, agora, desbrava o Norte e o Sul do Estado.

O convite é da Ampla – de verdade, um convite da Ampla para um evento com duas finalidades. A primeira, o lançamento da revista – portfólio da Ampla, edição cujo tema é empreendedorismo e que foi amplamente debatido aqui com personagens e empresários/empreendedores daqui do Estado e que estarão na revista, A segunda finalidade é a palestra com David Eastman, presidente da Point Logic, que apresentará uma ferramenta inédita de mídia adquirida pela agência. Será um café da manhã, no Hotel Golden Tulip, no dia 5 de junho, a partir das 8 horas da manhã.  Estaremos lá pra conferir.

Unimed realiza evento para clientes – O Fórum Empresarial Unimed Vitória, que foi realizado para os clientes empresariais da cooperativa, trouxe o âncora do jornal “CBN Brasil”, o jornalista Carlos Alberto Sardenberg, pra falar sobre o tema “Brasil: desafios e oportunidades”, em que desenvolveu um raio-x do cenário econômico mundial e nacional. O evento, que chegou à 9ª edição este ano, aconteceu no Centro de Convenções de Vitória na última segunda-feira, dia 28, e contou com a presença de empresários e gestores de empresas, parte da diretoria da Unimed Vitória, incluindo o presidente da cooperativa, Márcio de Oliveira, além do governador do Estado, Renato Casagrande, e do deputado federal Lelo Coimbra. Na foto, da esquerda para direita, o governador do Estado, Renato Casagrande; o jornalista e palestrante, Carlos Alberto Sardenberg; o presidente da Unimed Vitória, Márcio de Oliveira Almeida.

Água Viva no Museu Vale – O Museu Vale convidando  para abertura exclusiva para a imprensa da exposição “Água Viva”, nesta quarta-feira, dia 30 de maio, às 10h, no Museu Vale. A mostra, que tem curadoria de Jünger Harten, reúne quatro diferentes experimentos sensoriais concebidos pela artista Shirley Paes Leme. A imersão começa em uma sala com piso espelhado, de aparência molhada, em que as pessoas se veem diante de imagens refletidas e invertidas – não apenas de si mesmas, mas do próprio ambiente.  A exposição ficará em cartaz até 12 de agosto de 2012.

Mais uma sortuda do dia das mães  – A loja mmartan divulgou  o resultado da sua ação promocional do Dia das Mães. E quem levou o Kit Coordenado Belle des Champs foi a Elaine de Ávila, que deixou seu cupom na unidade do Shopping Vitória. Feliz da vida, a sortuda da vez posou, a pedido da equipe de marketing, para uma foto dentro da loja. Agora, a cliente vai poder preparar a cama com estilo durante a temporada de baixas temperaturas.

Literato Comunicação atende Iddéia – A Literato Comunicação e Conteúdo é a nova assessoria de imprensa da Iddéia, uma das maiores empresas de terceirização de TI e impressão outsourcing do Brasil. Hoje, a empresa administra mais de meio bilhão de páginas impressas por ano em todo o país, com clientes de vários segmentos nos 27 estados. A Literato assume a assessoria de imprensa nacional da empresa.

Fazendo o bem  e a costelada Solidária – No próximo dia 2 de junho, a Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil (Acacci) será a beneficiária da “Costelada Solidária” no restaurante Arena Mix Kart Indoor, no Bairro Jóquei de Itaparica – Vila Velha, a partir das 12 horas. Organizada pelo grupo Amigos de carne e osso, a “Costelada Solidária” vai reunir amigos solidários para uma conversa bem à vontade, regada com a melhor costela de Florianópolis e música em ritmo de pagode. Os interessados em contribuir com a causa podem adquirir o convite, no valor de R$ 40,00, por meio do telefone (27) 2125-2977 ou 8866-8868. Os recursos arrecadados serão destinados aos projetos realizados pela instituição.

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