Museu Vale sedia exposição e lançamento de livro sobre uma aventura fotográfica no século XIX

Museu Vale sedia exposição e lançamento de livro sobre uma aventura fotográfica no século XIX   –  O pesquisador Cilmar Franceschetto, lançou nesta quarta-feira, 1º de junho, no Museu Vale, o livro “Victor Frond – 1860: uma aventura fotográfica pelo itinerário de D. Pedro II na Província do Espírito Santo”. O livro narra a história das primeiras fotografias do Espírito Santo e foi editado pelo Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo. A obra conta ainda com apoio da Biblioteca Nacional e foi patrocinada pela Vale, por intermédio da Lei Rubem Braga.  Além do lançamento, o Museu Vale abrigará, até o dia 31 de julho, uma exposição com as fotografias que resultaram no livro.

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Museu Vale sedia exposição e lançamento de livro sobre uma aventura fotográfica no século XIX   – A obra de Franceschetto é resultado de uma ampla pesquisa sobre um conjunto de 16 imagens, produzidas entre fins de setembro e outubro de 1860 pelo fotógrafo francês Victor Frond, que foi contratado pelo Imperador Pedro II para registrar Vitória e as colônias de imigrantes no interior do Espírito Santo. O pesquisador  percorreu o mesmo itinerário que o monarca e sua comitiva tinham percorrido sete meses antes. Foi Franceschetto quem localizou as imagens e identificou o fotógrafo que as produziu. O primeiro contato com essas relíquias capixabas se deu em 1996, em uma visita que fez à Biblioteca Nacional, onde as fotos estavam guardadas, e a identificação de autoria ocorreu em 2004, configurando-se como os únicos originais reconhecidos de Frond no país e ao mesmo tempo se tornou uma grande descoberta para a história da fotografia no Brasil.  Neste final de semana, também haverá lançamento do livro e oficinas de fotografia no Vagão Cultural do trem de passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas.

livro sobre fotos antigas

O livro e os registros históricos   – O livro possui 270 páginas e foi prefaciado pela professora, estudiosa de arte e fotografia da Ufes, Almerinda da Silva Lopes, que contextualiza a produção fotográfica de Victor Frond e do seu projeto editorial denominado Brazil Pittoresco onde as fotografias realizadas no Espírito Santo seriam impressas, utilizando-se o método da litografia, dentre imagens de outras províncias do Império. A publicação tinha por objetivo divulgar o Brasil na Europa e, no caso das imagens realizadas no Espírito Santo, a perspectiva era o de atrair mais imigrantes para as colônias recém-criadas no interior da Província.

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Os relatos das viagens de Dom Pedro II pelo Espírito Santo – O autor se utilizou de documentos e mapas do acervo do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo; de jornais publicados na época; dos relatos de viagens de Pedro II e do barão suíço, Johann Jakob von Tschudi. O suíço, enviado pela Confederação Helvética para verificar a situação dos seus compatriotas nas colônias e fazendas do Brasil, também visitou o Espírito Santo, chegando em Vitória em fins de outubro, enquanto Frond concluía seus trabalhos e retornava ao Rio de Janeiro.  As informações nas imagens, e as legendas anotadas pelo fotógrafo no verso do cartão de suporte das fotografias foram de fundamental importância para a pesquisa. Ao realizar o cruzamento desses dados com os documentos, mapas e livros pesquisados, o autor conseguiu elucidar diversos segredos e estratégias técnicas utilizadas pelo fotógrafo em sua tarefa de registrar o Espírito Santo com luz. Desse modo, a obra também tem por objetivo dar o devido respaldo à fotografia como importante fonte para o estudo da história.

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O livro é dividido em duas partes –  A primeira traz uma pequena biografia dos viajantes, contextualizando a província capixaba no ano de 1860, o papel de D. Pedro II, do Barão de Tschudi, de Victor Frond e do amigo compatriota que o acompanhou na itinerância fotográfica pelo Espírito Santo, o escritor Alexandre Jouanet. Na segunda parte o autor desenvolve uma narrativa, no gênero romance histórico, na qual faz um exercício de imaginação, baseado nos documentos, ao descrever a trajetória dos franceses por Vitória e pelo interior capixaba, percorrendo o mesmo trajeto realizado anteriormente pelo Imperador e sua comitiva. Ganham destaque as notas de fim que ampliam a compreensão dos fatos e em que as fontes históricas são cuidadosamente citadas. Nessa narrativa são descritas, didaticamente, as técnicas fotográficas utilizadas por Frond, os prováveis textos redigidos por Jouanet, os encontros e desencontros com as autoridades, com os colonos imigrantes, com os negros escravizados, dentre outros personagens capixabas que, provavelmente, testemunharam as aventuras de Victor Frond na produção dos primeiros registros em fotografia do Espírito Santo.

 

Samp convida a deixar o tabagismo com vídeo da Criativa Conteúdo Investindo na prevenção de doenças e na promoção de qualidade de vida, a Samp recorreu à Criativa Comunicação Integrada, por meio da Criativa Conteúdo, para produção de um vídeo convidando os fumantes a largar o vício. A produção marca o Dia Mundial sem Tabaco, celebrado em 31 de maio.  Elaborado em cartelas animadas, o vídeo tem 40 segundos e lembra que deixar de fumar deve vir acompanhada de outros hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada e prática de exercícios físicos. Faz parte de uma série de vídeos com dicas de saúde elaborada pela Criativa Conteúdo para a Samp.


Assista aos outros vídeos da série: 

Desafio Ciclismo Anchieta

Domingo tem corrida de ciclistas ligando Vitória a Anchieta –  No próximo domingo, dia 5, a partir das 8h, um grupo de 600 ciclistas profissionais e amadores inscrito na 5ª edição do Desfio de Ciclismo São José de Anchieta dará largada do estacionamento do Shopping Vitória em direção ao município histórico de Anchieta, no Sul do Estado. Serão cerca de quase 4h de prova, com passagens pelas avenidas Nossa Senhora dos Navegantes, na capital, além da 3ª Ponte, e avenida Carioca e rua Antônio Ataíde,  em direção a Prainha, em  Vila Velha, onde acontecerá a largada em baterias no  38º Batalhão de Infantaria. O percurso ainda inclui passagem pela Rodosol, no contorno de Guarapari, e Meaípe no sentido Samarco, com o fim da prova em Anchieta.

Domingo tem corrida de ciclistas ligando Vitória a Anchieta – Pelo quinto ano consecutivo, a corrida contará com a participação de atletas de alto nível (elite), como Rafael Andriatro, bi-campeão brasileiro. Ele competiu na Itália até 2015 na equipe profissional italiana Farnese Vini Selle Itália e está entre os profissionais cotados para compor a seleção brasileira nas Olimpíadas Rio 2016. Mas, no entanto,  a maioria dos participantes é amador. Os chamados “cicloturistas” são atraídos pelas belas paisagens do percurso. Eles somam 400 inscritos na etapa 2016, do total de 600. O 5º Desafio de Ciclismo São José de Anchieta será disputado em percurso por ruas e estradas asfaltadas com aproximadamente 100 km de distância.

A premiação da prova  – O 1º colocado será recompensado com o prêmio em dinheiro no valor de R$ 1.200,00,  o segundo com R$ 850,00, e o terceiro lugar com R$ 700,00. Serão no total R$ 20 mil em prêmios distribuídos entre os três primeiros colocados em diversas categorias. O evento é organizado pela Federação Espíritossantense de Ciclismo (FESC). O último lote de inscrições para quem deseja competir será aberto ao público nesta sexta-feira, 3, no 2º piso do Shopping Vitória, próximo à Óticas Diniz Prime, de meio-dia às 17 horas. Já a entrega dos kits acontece no sábado, de meio-dia às 18 horas, também no mesmo local. A largada será no domingo.

dia sem tabaco

Agência brasileira assina campanha global da OMS pelo Dia Mundial Sem Tabaco   – A Organização Mundial da Saúde (OMS) quer conscientizar o mundo da importância de uma legislação que padronize as embalagens de cigarro neste Dia Mundial Sem Tabaco (World No Tabacco Day 2016, em inglês), 31 de maio. O intuito é chamar os países para a implementação de embalagens de cigarro genéricas. Para conseguir atingir esse objetivo, a OMS selecionou a agência brasileira nova/sb depois de uma concorrência entre empresas de publicidade do mundo.   Os materiais foram desenvolvidos para explicar ponto a ponto como a embalagem padrão funciona e seus respectivos benefícios. Por isso, a criação traz uma embalagem desconstruída que mostra isso de forma bastante didática no intuito de familiarizar o público que muitas vezes não conhece a padronizada.

As peças e a campanha   –  As peças usaram a embalagem adotada pela Austrália, com três variações que mostram os riscos do tabaco para gestação e desenvolvimento do feto, gangrena e cegueira.  A campanha foi desenvolvida para os 6 idiomas oficiais da ONU: Inglês, Francês, Espanhol, Chinês, Russo e Árabe. Também foi desenvolvido poster, folder para evento, banners de web, posts de facebook, material promocional, banners impressos, além de um vídeo de 45 segundos que será veiculado em canais com os quais a OMS está trabalhando parcerias pelo mundo.  Bob Vieira da Costa, CEO e sócio-fundador da nova/sb, destaca a relevância desse trabalho: “A Comunicação de Interesse Público é o tipo de ferramenta que impulsiona transformações positivas significativas para a sociedade. Essa campanha que preparamos para a OMS se trata exatamente disso. Considerando os inúmeros riscos do fumo, milhares de pessoas impactadas poderão ter uma outra história de vida”. Atualmente, o único país a adotar um modelo padrão de embalagem é a Austrália.

capanha do novo visual da itaipava
Itaipava explica nova identidade visual com filme  – Para apresentar a nova identidade visual, a cerveja Itaipava lança um novo filme criado pela Y&R. O objetivo é mostrar os diferenciais do novo rótulo, com participação da personagem Verão, interpretada por Aline Riscado. O filme tem veiculação nacional em TV aberta e por assinatura, com desdobramentos em PDV, OOH e estratégia digital. Já para o ambiente digital, a Y&R aposta em media display, veiculação online do filme da campanha e utilização da ferramenta Canvas para o Facebook no mobile – combinando imagens, vídeos, textos e links em uma experiência interativa para destacar as características da nova identidade de Itaipava.

Itaipava mostra o novo visual do rótulo   – De acordo com Eliana Cassandre, gerente de Propaganda do Grupo Petrópolis, o projeto da nova identidade visual, iniciado há um ano meio, faz parte da estratégia de expansão da marca. “O novo visual proporcionou mais destaque e dinamismo ao nome Itaipava, com a cor vermelha despertando maior atenção. O dourado também ganhou espaço, dominando o topo da lata, e a coroa, símbolo da cerveja criada em Petrópolis – cidade do Brasil Imperial – está em grande evidência”, comenta.

FICHA TÉCNICA

Agência: Y&R
Cliente: Cervejaria Petrópolis S.A.
Produto: Itaipava
Título: “Nova Lata”
Duração: 30”
VP de Criação: Rui Branquinho
Direção de Criação: Rui Branquinho e Celso Alfieri
Direção de Arte: José Neto
Redação: Bruno Souto
Atendimento: Marcello Penna, Luiz Villano, Ana Luiza Leite, Carolina Pignata e Rafaella Blasotti
Cliente: Giulia Faria, Eliana Cassandre, Vanessa Sbrana e Nicole Guibal
Planejamento: David Laloum, Adriano Eliezer e Leonardo Ribeiro
Mídia: Gustavo Gaion, Glaucia Montanha, Patrícia Russo, Naiara Azevedo e Renan Soares
RTVC: Nicole Godoy e Kika Tancredo
Produtoras do Filme: Vetor Zero e Lobo
Direção: Nando Cohen e Mateus de Paula
Direção de Fotografia: Fernando Oliveira
Direção de Arte: Willian Moreira Castilho
Produção Executiva: Sérgio Salles, Alberto Lopes e Francisco Puech
Atendimento da Produtora: Márcia Guimarães e Camila Carrieri
Montagem: Poliana Martins
Pós-produção/Finalização: Equipe Vetor Zero
Produtora de Som: Cream Studio
Produtor de Som: Waldo Denuzzo
Atendimento: Renata Gianetti
Data de Produção: Maio/2016

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