Rede Vitória recebe convidados para conhecer a 12ª edição da pesquisa Marcas Ícones

Rede Vitória recebe convidados para conhecer a 12ª edição da pesquisa Marcas Ícones – As maiores estrelas do mercado capixaba se encontram há 12 anos na pesquisa Marcas Ícones, realizada pela equipe da KANTAR IBOPE e foram reveladas na quinta-feira passada, dia 16 de março, numa apresentação que reuniu executivos, empresários, publicitários e jornalistas, no Hotel Senac – Ilha do Boi.

Antes de apresentar as marcas mais lembradas e valiosas do nosso mercado, uma reflexão sobre cada marca e como ela se torna a mais lembrada e celebrada como uma estrela do mercado.

O que torna uma marca uma estrela de mercado? O que a torna memorável, inesquecível e a mais lembrada pelas pessoas?

As marcas na preferência dos consumidores – São muitos os atributos que cada marca carrega e muitos deles referem-se a características que nem dizem respeito ao produto ou serviço em si, mas à forma como essa marca ou empresa se relaciona e se posiciona perante seu público consumidor, na sociedade.

“Estar atento à comunidade, suas necessidades e anseios; fazer conexões reais, verdadeiras e cheias de sinergia; abraçar a diversidade; ter e manter o propósito do negócio, e estabelecer políticas de responsabilidade social são ações necessárias e urgentes que as empresas e marcas precisam implementar para se manterem no topo da lembrança e da preferência dos consumidores”.

A amostra revelou movimentos do mercado e mudanças no padrão de consumo – A pesquisa Marcas Ícones é um projeto da Rede Vitória de Comunicação em parceria com a Kantar Ibope que há 12 anos revela com seus resultados não só as marcas e empresas mais lembradas em 80 categorias diferentes.

As categorias são divididas entre 12 macrocategorias: alimentos e bebidas; comércio de alimentos; artigos para casa; artigos pessoais; educação; empreendedorismo; imóveis, construção e reforma; lazer; moda; saúde; serviços especializados, e automotivo.

Mostrou também movimentos de mercado, mudanças no padrão de consumo e, de forma tão importante quanto, a importância da escolha certa dos parceiros de mídia para a comunicação dessas empresas e marcas.

Perfil e a metodologia utilizada – A pesquisa Marcas Ícones 2023 foi realizada pela Kantar entre os dias 19 de janeiro a 9 de fevereiro.

Foram feitas 600 entrevistas on-line de moradores da Grande Vitória, entre homens e mulheres acima de 16 anos e das classes A, B e C. A amostra ouviu consumidores de toda Grande Vitória, sendo 29% de Vila Velha, 28% de Vitória, 22% da Serra, 13% de Cariacica, 7% de Guarapari e 2% de Viana.

A seleção da amostra foi intencional, com cotas de sexo, idade, ocupação e classe. A pergunta feita às pessoas era a mesma: “qual é a primeira marca que lhe vem à cabeça quando se fala em [categoria]?”

As marcas Top of Mind de 2023 – Entre as categorias com maiores índices de lembrança dos consumidores capixabas, estão Chocolate / Café (98%), Supermercado (97%), Operadora de Telefonia (97%) e Rede de Farmácia / Drogaria (97%).

Já entre as marcas de maior destaque, as top of mind foram Sal Globo (78%), Sepé (72%), Vivo (66%) e Garoto (60%).

Atributos que tornam uma marca memorável – Para o diretor executivo da Rede Vitória, Felipe Caroni, a pesquisa Marcas Ícones revela com seus resultados não só as marcas mais lembradas, mas também movimentos de mercado, mudanças no padrão de consumo e, de forma tão importante quanto, a importância da escolha certa dos parceiros de mídia para a comunicação dessas empresas e marcas.

“Estar atento à comunidade, suas necessidades e anseios; fazer conexões reais, verdadeiras e cheias de sinergia; abraçar a diversidade; ter e manter o propósito do negócio, e estabelecer políticas de responsabilidade social são ações necessárias e urgentes que as empresas e marcas precisam implementar para se manterem no topo da lembrança e da preferência dos consumidores.”

Os destaques e a consolidação dos veículos da Rede – “A Rede Vitória tem se esforçado a cada dia para ser esse parceiro ideal. Na TV Vitória, temos sete horas e meia de programação jornalística local diariamente, em programas que conversam com todos os públicos. No on-line, o Folha Vitória está consolidado como uma plataforma de notícias, conteúdos, artigos e análises”, destacou Felipe Caroni. 

“E o melhor: de forma totalmente gratuita. Na rádio, a Jovem Pan e a Pan News são os grandes destaques. A primeira com muita música de qualidade, entretenimento e presença nas melhores baladas, uma companheira dos capixabas no rádio, no carro e na web. A Pan News, dia a dia, demonstra sua força jornalística, com importantes lideranças na audiência e programas e quadros regionais que levam o que é notícia para ainda mais perto do ouvinte”, contou o diretor.

As marcas regionais estão na mente do consumidor – Os resultados da pesquisa foram apresentados pelo gerente de Atendimento da Kantar e responsável pela pesquisa Marcas Ícones, Ariel Lourenço dos Santos.

“Temos mais uma vez diversas categorias, desde produtos de consumo do dia a dia até serviços e varejo, com marcas locais destacando-se de forma consistente. Muitas vezes como top of mind, mas também como segunda ou terceira mais citada. Isso ressalta a conexão que essas marcas têm com os consumidores da Região Metropolitana de Vitória”, explica.

A conexão emocional da marca com o consumidor e a sua diferenciação em relação as marcas concorrentes – Outro ponto de destaque, segundo Ariel, é que é fundamental que as marcas sejam conhecidas, mesmo que não sejam lembradas em primeiro lugar, pois isso as ajuda a ter resultados consistentes ao longo do tempo.

“A primeira camada de um funil de afinidade ou mesmo de um funil venda é o conhecimento de uma marca. Antes de um consumidor de fato tomar a decisão de compra, ele precisa conhecê-la. Além disso, a partir do conhecimento, a marca consegue trabalhar os outros atributos de uma marca forte: a conexão emocional com o consumidor e a sua diferenciação em relação aos concorrentes.”

Tendências de branding e marketing abrindo a apresentação de Marcas Ícones – Antes da apresentação dos resultados da pesquisa Marcas Ícones 2023, os presentes puderam conferir a palestra-show da publicitária, consultora de estratégias para marcas, professora e diretora-executiva da APP Vitória, Carine Cardoso.

Em uma apresentação sobre tendências de branding e marketing para 2023, com insights de diversas fontes, muito bem alinhados à realidade do nosso mercado.

Carine apresentou uma curadoria que retratou alguns temas que bem interessantes, como a policrise, a cultura digital descentralizada, as questões que envolvem a natureza como cultura e o ESG como “membro do conselho”, ou seja, no cerne da cultura da empresa.

Desafio de humanizar o ambiente corporativo e reter talentos – Prendeu a atenção de todos sobre o desafio de humanizar a ambiente corporativo, atrair e reter talentos e a questão da criatividade envolvendo a era da imaginação.

De acordo com a especialista, marcas que querem ser ou continuar sendo líderes em seus segmentos precisam estar atentas ao propósito amarrado à cultura organizacional e à estratégia da empresa e às questões e ações que envolvem relações com a comunidade.

A especialista em marketing, deixou como dica: “Crie comunidades e conexões diretas, afinal, o consumidor que é fã advoga pela marca. Conexões potencializam pessoas para além do produto e a tecnologia deve ser vista como meio, não como fim. Tudo é sobre pessoas.”

O mercado capixaba de propaganda e os números do Sinapro-ES – O presidente do Sinapro-ES, Alexandre Pedroni, apresentou a estrutura do sindicato, que compõe um sistema integrado que fortalece o ambiente de negócios do mercado da propaganda.

No Espírito Santo, são 41 agências associadas, colocando a unidade capixaba em sétimo lugar no ranking nacional da Fenapro – Federação Nacional das Agências de Propaganda.

Segundo o presidente, o mercado publicitário brasileiro cresceu 7,7% em 2020, quando os investimentos em mídia somaram R$ 21,2 bilhões.

O Brasil é o sétimo maior mercado em investimentos em publicidade do mundo – “Cada real investido em publicidade no Brasil gerou R$ 8,54 para a economia. O Brasil é o sétimo maior mercado em investimentos em publicidade do mundo”, contou Alexandre.

“A publicidade e a propaganda contribuem para os meios de comunicação; geram empregos; promovem a cultura, a educação e o entretenimento; estimulam a competitividade, e promovem novos comportamentos positivos. Investir em publicidade sempre foi um bom negócio. Até porque, quando associado a uma agência, o anunciante consegue construir a sua marca, aumentar suas vendas e sustentar a sua estratégia de atuação no mercado” concluiu o presidente do Sinapro-ES. 

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