O que Arthur Elias pode fazer pela seleção feminina e será que ele é a melhor escolha?

O futebol é uma paixão do brasileiro e isso inclui todas as modalidades e categorias. Como não podia deixar de ser, a seleção feminina também conta com muita simpatia da torcida e há uma grande expectativa de que ela supere o momento desfavorável que vem vivendo nos últimos meses.

Um novo treinador acabou de chegar para comandar a seleção, e parece que ele tem a aprovação de grande parte da torcida e também do elenco. Mas será que ele conseguirá devolver à seleção feminina toda a glória conquistada por jogadoras lendárias como Marta e Formiga? Bem, vamos falar sobre isso neste artigo. Então, continue a leitura.

A seleção feminina

A seleção feminina de futebol foi muito injustiçada ao longo da sua história por uma cobrança desproporcional, muito em razão do enorme peso da camisa que uma seleção de futebol brasileira carrega. Ela é muito maior do que a vista em alguns jogos individuais, por exemplo. A paixão dos torcedores e as glórias são maiores aqui do que em qualquer lugar do mundo, então, as expectativas também.

Mesmo não contando com todo o apoio necessário, o time feminino de futebol do Brasil chegou perto de conquistar importantes títulos ao longo da sua existência, como nos dois jogos olímpicos consecutivos em 2004 e 2008. Mas o momento recente tem sido tão difícil quanto aquele enfrentado pela seleção masculina, com descrédito e a eliminação precoce na última Copa do Mundo.

A antiga treinadora

A eliminação na primeira fase do torneio mais importante que existe foi a gota d’água para a demissão da treinadora Pia Sundhage. A sueca foi uma jogadora de muito sucesso, conquistando diversos títulos. E ela também conseguiu reproduzir isso na sua carreira de treinadora, à frente da seleção do seu próprio país e dos Estados Unidos.

Mas ela já vinha encontrando alguma resistência por parte do elenco, principalmente por conflitos com jogadoras muito queridas e respeitadas. A dificuldade com a língua, a cultura diferente e a falta de jogo de cintura para lidar com o temperamento caloroso do brasileiro foram alguns dos motivos para que a relação fosse enfraquecendo ao longo dos anos e terminasse de forma melancólica.

Quem é Arthur Elias

O novo técnico da seleção feminina de futebol do Brasil é um paulistano com características muito técnicas e científicas. Ele é conhecido pelo seu trabalho como teórico na Universidade de São Paulo e por ter desenvolvido uma extensa pesquisa sobre a mulher no futebol.

Isso foi inclusive determinante para a sua escolha, já que no futebol moderno as estatísticas e análises de dados têm uma importância fundamental. O seu perfil calmo e conciliador também tem muito a contribuir com o time, já que nos últimos anos ocorreram polêmicas e desentendimentos que acabaram pesando bastante no desempenho dentro de campo da nossa seleção.

No entanto, nenhuma razão foi mais forte que o desempenho do técnico pelo Corinthians nos últimos anos. Após emplacar títulos com a equipe corintiana, Elias chega à seleção envolto de expectativas sobre a mentalidade vitoriosa que ele pode legar ao time.

Os desafios que ele enfrentará

À frente do time, ele precisará encontrar formas de equilibrar o seu perfil conciliador com a necessidade que o brasileiro tem de ver o time jogando bonito — e rapidamente. As jogadoras com mais personalidade e capacidade de decidirem jogos e títulos a favor do Brasil também precisam se sentir acolhidas e encontrar o seu espaço no time.

É esperado que Elias tenha algumas dificuldades no início em razão do momento complicado que o Brasil enfrenta. A torcida está impaciente e ansiosa por resultados, mas nós sabemos que um trabalho sério leva algum tempo para dar resultados expressivos. É esperado que o perfil do treinador tenha um efeito transformador no time de futebol feminino.

Conclusão

O futebol brasileiro está passando já há algum tempo por um difícil momento de adaptação às exigências e características do futebol moderno. A criatividade e habilidade do jogador brasileiro parece não ser mais suficiente para conquistar os títulos mais representativos do esporte.

Neste cenário, há uma grande pressão sobre as seleções de futebol, inclusive a feminina. E o treinador tem um papel fundamental. É sabido que o Brasil tem talentos mais do que suficientes para ser extremamente competitivo no futebol, mas falta treinamento e adequação técnica ao novo jeito de se jogar o esporte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *