Resenha: O lado bom do lado ruim – Daniel Martins de Barros

Olá, leitores! Há quanto tempo a gente não se fala, não é? Muito livros por aí? Por aqui algumas boas leituras, e é sobre uma delas que eu quero falar. Primeiro, eu quero saber: como você lida com as suas emoções? Já ficou triste por estar triste, ou mesmo com raiva por estar com raiva de outra coisa? 

A verdade é que crescemos com a ideia de que precisamos esconder as nossas emoções ruins e estarmos sempre alegres, otimistas e de bem com a vida. Aliás, é isso que muitos livros de autoajuda pregam: seja feliz o tempo todo e deixe a tristeza de lado. Por isso a dica de hoje funciona mais como um livro de anti ajuda, já que ele fala justamente o contrário: abrace a sua tristeza, sinta a sua raiva, respeite o seu nojo, entenda o seu medo e não dê muito ouvido à sua alegria.

É isso que o professor e psiquiatra Daniel Martins de Barros fala em O lado bom do lado ruim, lançado pela editora Sextante. Parece estranho, e é mesmo, afinal, vivemos em um mundo que temos de sorrir o tempo todo e o instagram está aí para mostrar que todo mundo por lá é feliz e divertido, mas a vida não deve ser assim. Isso porque todas as nossas emoções, especialmente as ditas como negativas, funcionam como sinais de alerta, mensageiros que querem nos informar de algo que precisamos ter atenção e não ouvi-las pode nos custar muito caro.

Você prefere ler dois livros ao mesmo tempo ou um de cada vez? Vem ver os prós e contras

 

O livro começa por nos mostrar as nossas emoções primárias, que, no geral, são cinco: alegria, raiva, medo, tristeza e nojo, bem no estilo do filme Divertida Mente mesmo. A partir daí, o autor explora em cada capítulo como cada uma foi e ainda é muito importante para nosso desenvolvimento. Sim, cada uma tem o seu lado positivo também.

Por exemplo, a tristeza é inevitável e nos ajuda a enxergar situações que precisam da nossa atenção, ao contrário de serem ignoradas. A ideia não é incentivar a tristeza, mas mostrar que lidar com ela é o único modo de superá-la. Já o medo nos torna mais alertas, a raiva nos ajuda a lutar pelos direitos nossos e dos outros e o nojo nos livra de perigos físicos. Enquanto isso, a alegria prolongada e forçada pode se tornar um verdadeiro desgaste emocional e levar embora a capacidade de avaliação e reflexão.

O autor aborda o conteúdo em um riquíssimo embasamento científico, com uma linguagem clara e divertida. O lado bom do lado ruim tem 165 páginas e é uma leitura muito agradável. Recomendo demais para quem quer entender melhor as suas emoções e enxergá-las como necessárias e importantes no dia a dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *